Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

Os black-blocs conseguiram o primeiro e definitivo feito: um cadáver


Os black-blocs conseguiram o primeiro e definitivo feito: um cadáver - Gente de Opinião

Frase do dia:

“Pizzolato é um craque. Não vai falar. Melhor cuidarem bem de dona Andrea. A solidão faz sofrer e solta os freios...".Maria Helena R. R. de Sousa


 


 

Os black-blocs conseguiram o primeiro e definitivo feito: um cadáver - Gente de Opinião

1-Violência gratuita

Gente de Opinião

Os black-blocs conseguiram o primeiro e definitivo feito: um cadáver. Com a morte do cinegrafista da Band, Santiago Ilídio Andrade, atingido por um rojão, eles saíram do status de engajados nas causas sociais que tentavam passar sociedade para mostrar a verdadeira cara. A cara da violência gratuita e da irresponsabilidade. Mas se por um lado o estigma lhes é desfavorável, para a sociedade surge o perigo com os órgãos de repressão obtendo a desculpa ou talvez o aval, para dissuadir manifestações não violentas de forma mais dura sem o controle dos órgãos de fiscalização e/ou da imprensa.

Os black-blocs conseguiram o primeiro e definitivo feito: um cadáver - Gente de Opinião

2-Confúcio, o matreiro

O apressado come cru, diz o dito que deve ser conhecido do governador Confúcio Moura, que parece vai seguindo-o ao pé da letra. Confúcio, na solitária e silenciosa situação de espera, dorme na mira da  espingarda e espera o momento para o tiro. O que é uma reeleição senão a chance de reconquistar o cargo que já é seu e onde está instalado faz um tempo? Para analistas, observadores e pitaqueiros a verdade pode ser diversa da que o povo vê ou da mostrada na pesquisa e Confúcio quieto. Na espera. 

Os black-blocs conseguiram o primeiro e definitivo feito: um cadáver - Gente de Opinião3-Senado não é novidade

Há poucos dias conversei com um candidato  a candidato ao governo de Rondônia e falamos sobre a possibilidade de uma composição política, caso Confúcio se decidisse a disputar a vaga do Senado em lugar de Acir Gurcasz. A idéia não é uma novidade e já vem sendo levantada há alguns meses, desde que as pesquisas mostraram um descrédito do governador junto ao eleitorado. Ocorre que pesquisas são como biquínis. Revelam muito mas escondem o principal. E o principal é que Confúcio além de não abrir mão de comandar a própria sucessão tem a máquina na mão e tocada a pleno vapor.

Gente de Opinião4-Por falar em pesquisa...

Não serão a lei ou técnica mais apurada que produzirão a pesquisa confiável. As respostas obtidas de indagações e observações são catalogadas e dispostas para deleite de cada analista e variados cortes podem ser feitos, de forma a permitir diversas interpretações. Certa vez um político, afastado da vida pública me disse que qualquer candidato tem a certeza da vitória, ainda que a pesquisa lhe mostre o contrário, desde que haja tempo para garimpar mais votos. A eleição é como garimpo ou pescaria.  

Gente de Opinião5-Mais um pouco do mesmo tema

Fanático por pesquisas, o senador Raupp tem sempre uma na mão e sobre vários assuntos. Político 24 horas por dia, Raupp sabe o que falar, quando falar e principalmente quando deve calar, ocultar ou tergiversar. Do que ouvi nos últimos dias ficou patente que nem mesmo eventuais divergências ou alterações de discursos, tanto o senador quanto o governador são homens do partido e acostumados com os humores dos gatos brigões do PMDB velho de guerra de Rondônia. Além da eleição de agora, outras virão. O cacique conhece seus índios, seu pajé e sua tribo. O resto é lenha verde queimando.    

Gente de Opinião6-Estratégia I

Se a eleição fosse hoje, o segundo turno estaria garantido caso Expedito Jr. participasse do pleito e é justo aqui que começam os "ora vamos ver como é que fica". De cada dez advogados consultados, nove dizem que Expedito Jr. não terá problemas para registrar sua candidatura, disputar a eleição e no caso de vitória, tomar posse. Ou seja, suas chances de não conseguir são mínimas. Ocorre porém que seu caso ainda precisa ser julgado e convenhamos: cada juiz tem uma sentença em sua cabeça.
 

Gente de Opinião7-Estratégia II

Mais que qualquer um de nós, Expedito Jr. sabe a quantas anda o seu caso, quais as possibilidades de êxito e pelo que diz nas suas andanças é quase certo que seja liberado para registrar sua candidatura e entrar na refrega. De tudo o que ouvi até agora de vários advogados, é também a minha opinião e aí está sua estratégia. Manter-se vivo desde agora e cacifando-se para polarizar com Confúcio como o candidato de oposição ao governo. Vale lembrar que Expedito Jr. terá outra tarefa, por ora nada fácil,  que é construir o palanque para Aécio Neves. Como se vê, a vida não está tranqüila para ninguém.
 

Gente de Opinião8-E para Senado?

Enquanto se discutem candidaturas para o governo de Rondônia, senador Acir Gurcasz passa ao largo sem receber até agora ameaça ao seu projeto. Ocorre que este ano haverá eleição para um senador e a cadeira é exatamente a do Acir Gurcasz, do PDT, partido que deu o vice-governador Airton, seu tio, a Confúcio Moura. Alinhados em princípio, na hora da onça beber água a  pesquisa pode revelar um dado ainda desconhecido: a  intenção de voto para o atual senador. Para o PMDB é galho fraco mas, e se pintar um candidato de oposição que possa tirar votos da proposta do PMDB como fica o Acir?  


 

9-Bananosa cubana

“Toda a instrução do inquérito leva a uma conclusão de que há um desvirtuamento do que é uma autêntica relação de trabalho. Portanto, há descumprimento dos direitos de índole trabalhista previstos na Constituição. (...) O texto do projeto [lei do Mais Médicos] diz que não há remuneração, mas um auxílio por meio de bolsa. Todo ele [o programa] é estruturado no sentido de afastar a relação de emprego, mas, na prática, essa relação de emprego existe". Quem disse tudo isso aí foi o procurador do MP do Trabalho Sebastião Caixeta após audiência com a médica cubana Ramona Rodriguez do Mais Médicos. O rolo está no começo. Imagine se um cubano desse morre num assalto?


Os black-blocs conseguiram o primeiro e definitivo feito: um cadáver - Gente de Opinião

10-Pois é...só

Será que a ministra Maria do Rosário vai ser a favor do black bloc que matou o cinegrafista da Band?

leoladeia@hotmail.com

       

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O Império contra-ataca

O Império contra-ataca

Mais rápido que cusparada de Jean Willys do Psol, Sêo Gilmar ordenou à PF que metesse o pé no gabinete do deputado Júnior Mano, que é mais enrolado

Apoio do povo para mais impostos? (Essa é nova!)

Apoio do povo para mais impostos? (Essa é nova!)

“Felomenau”. Boulos et caterva pedem apoio do povo por mais impostos. PQP! “Não é mole não taxar os super-ricos pro avanço do povão” berram malucos

Mais imposto sobre cerveja e cachaça

Mais imposto sobre cerveja e cachaça

Pintou algo “felomenau”. Mais taxas sobre cerveja e pinga e apurado vai para escolas de samba que já vivem numa relação íntima com álcool, milícia,

Nuvens negras para a FAB

Nuvens negras para a FAB

A Força Aérea Brasileira que mantem um serviço executivo para os rincões brazukas está com vento de través não no sentido literal, por falta de gran

Gente de Opinião Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)