Porto Velho (RO) sábado, 14 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

José Carlos Sá

Uma renúncia histórica - Por José Carlos Sá


Jânio Qudros perdeu o pé (Foto Luiz Carlos Murauskas/FolhaPress) - Gente de Opinião
Jânio Qudros perdeu o pé (Foto Luiz Carlos Murauskas/FolhaPress)

BLOG BANZEIROS - Há 57 anos Jânio Quadros, que assumiu a Presidência da República sete meses antes, enviava um carta-renúncia do Congresso Nacional. Ele esperava voltar à presidência nos braços do povo. O Congresso iniciou uma discussão se aceitava ou não a renúncia, mas o deputado mineiro José Maria Alckimin, lembrou que renúncia é um ato unilateral.

As coisas se precipitaram no Brasil. O vice-presidente João Goulart era olhado com desconfiança pelos militares, mas assumiu e implantou o que chamaram de “República Sindical”. O resto da história todo mundo sabe: vivemos um regime de exceção de 1964 a 1985.

E o povo que não estudou história quer uma intervenção militar…


* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre José Carlos Sá

Turismo ampliado

Turismo ampliado

Previsto para entrar em funcionamento no próximo dia 9, domingo, o passeio na antiga litorina da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, vai ampliar as opçõe

Um partido envelhecido precocemente

Um partido envelhecido precocemente

Uma matéria do jornalista Eduardo Militão, da sucursal de Brasília da UOL descreve o desgaste interno e externo do partido MDB

Bebendo veneno

Bebendo veneno

Ministério da Agricultura liberou mais 31 novos agrotóxicos

A tristeza da miséria humana

A tristeza da miséria humana

Efeitos deletérios da tragédia de Brumadinho