Porto Velho (RO) quarta-feira, 14 de novembro de 2018
×
Gente de Opinião

José Carlos Sá

Infância em pauta - Por Marcela Ximenes


Pediatra Laurista Côrrea Filho falou sobre a formação do cérebro - Gente de Opinião
Pediatra Laurista Côrrea Filho falou sobre a formação do cérebro

Blog Banzeiros - Futuro promissor ou sem expectativa? Qual será o das crianças brasileiras de hoje e que nasceram poucos anos atrás? A resposta é simples: será conforme o tratamento que ela tenha recebido nos primeiros anos de vida. E, se olharmos com um pouco de atenção para fora da nossa confortável bolha, veremos que isso é bem preocupante. Educação infantil aos cacarecos, saúde em mau estado, segurança pedindo socorro, família nem sempre estruturada. Mesmo assim , com tanto assunto para ser discutido, a ‘primeira infância’ pouco aparece na imprensa. Quando está em pauta é por causa de campanha de vacinação, algum caso de violação de direitos, adoção, bullying ou amenidades. As pautas são esporádicas e nem sempre equilibradas.

Para dar mais visibilidade a esse público tão indefeso e que precisa de toda atenção, a Rede Nacional Primeira Infância e a Andi – Comunicação e Direitos, com apoio da Unesco e do Ministério do Desenvolvimento Social, promoveram na segunda-feira, dia 10, em Belém (PA), a oficina para jornalistas ‘A importância do marco legal da primeira infância’. Deste encontro participaram jornalistas** de veículos dos estados do Norte e alguns do Nordeste, haverá encontro em todas as regiões do País.

Especialistas em infância falaram sobre saúde, educação, direitos, família. Jornalistas especializados em direitos humanos orientaram sobre a cobertura. Um dos palestrantes foi o pediatra Laurista Côrrea Filho, que explicou sobre a formação do cérebro humano. Foi dele uma das colocações que mais me fizeram refletir: “Os delinquentes são cuidadosamente construídos pela sociedade que os abandona”.

Há 25 anos a Andi apoia, orienta, incentiva a cobertura sobre a infância e adolescência. Diversas vezes que tive dúvidas e que não consegui resolver consultando os guias telefonei para a sede da Agência e pedi ajuda. No site da Andi há uma diversidade de material de apoio para boas pautas. A Rede Nacional da Primeira Infância também tem vasto material em seu site.

Vamos lá, colega jornalista, colocar a infância em pauta.

(** Viajei a convite da Andi)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre José Carlos Sá

Os sete trabalhos de Rocha

Os sete trabalhos de Rocha

Participei da entrevista coletiva concedida pelo governador Daniel Pereira, pelo governador eleito Marcos Rocha (acompanhado do vice-governador José

Silêncio ensurdecedor

Silêncio ensurdecedor

No Planalto e na Expominas (Fotos PR e Renata Silva/Embrapa)Desde segunda-feira, 5 de novembro, quando foi deflagrada a Operação Pau Oco, com mandado

Marise Castiel – Pioneira do Ensino

Marise Castiel – Pioneira do Ensino

Professora Marise Castiel – Em sentido horário: Ao chegar em Porto Velho; inaugurando o Jardim de Infância Marise Castiel; Com o governador Jorge Teix

Lendo no beradão - Por José Carlos Sá

Lendo no beradão - Por José Carlos Sá

Começa nesta segunda-feira, 5 de novembro, em Manaus, o projeto Amazônia em Palavras – Edição 2018