Terça-feira, 31 de julho de 2007 - 07h30
LUA
Acordei hoje com a luz da lua inundando o meu quarto. Afoguei.
++++
VOLTEI
Retornando às origens, esta coluna volta a ser publicada no site Gente de Opinião, a convite do Léo Ladeia e do Beto Grutzmarcher, com acolhida calorosa ao filho pródigo pelo Chico Lemos. É o que eu sempre digo: "Junte-se aos bons e será a exceção!"
++++
FRASE
"O poeta é o mais vaidoso entre os produtores estéticos". Jornalista e poeta José Nêumanne Pinto, em entrevista ao programa "Mundo da Literatura", da TV Sesc, a respeito do lançamento da antologia organizada por ele, "Os cem melhores poetas do século".
++++
ARTE
Muito positiva a idéia da Fundação Cultural Yaripuna, em conjunto com o Itaú Cultural, de trazer para Porto Velho o curso "História da Arte". Será de 13 a 16 de agosto, no auditório da Unir Centro. Apesar de não ter nenhuma habilidade artística, sou um apreciador das artes plásticas. Quando repórter da TV Alterosa, em Belo Horizonte, fazia a cobertura de vernissages. E para fazer as matérias precisava conhecer um mínimo sobre o assunto. Nunca decepcionei minha editora. Já estou inscrito.
++++
MAS É AÉREA
Um amigo enviou uma mensagem perguntando minha opinião sobre a crise dos aeroportos. Lembrei de uma velha brincadeira dos meus tempos de milico: "Isso aqui é uma zona, mas Zona Aérea; termina em "el", mas não é hotel e nem bordel, é quartel!; termina em "ado", mas não é *iado, é soldado!"
++++
CONSOLO
O novo aeroporto para São Paulo, segundo a ANA(R)C, ficará pronto em 2050. Como diz o colunista JC Coqueiro, "quem viver, verá!"
++++
MAPA
Fui honrado, pelo Lúcio Albuquerque, com o convite para participar de um encontro na residência da professora Yêdda Borzacov. Professores da Unir Campus Vilhena estão fazendo o levantamento do Mapa Cultural de Rondônia, para isso querem montar um banco de dados sobre quem produz e o que é produzido em todos os campos da Cultura, iniciando pela Literatura.
++++
MAPA 2
Compareceram ao encontro, além da anfitriã, os escritores e historiadores Esron Menezes, Abinael Machado, Matias Mendes, José Monteiro, Dante Fonseca, Josimar Cardoso, Luiz Carlos Albuquerque e Lúcio Albuquerque. A coleta de dados é feita pelos professores Osvaldo Duarte, Oswaldo Gomes, Gilda Marchetto e Sandro Colferai. Maiores detalhes podem ser obtidos pelo e-mail mapacultura@hotmail.com.
++++
AINDA ELE
É do Lúcio a idéia que hoje, 31, é o 'dia da ministra'. Explico. Hoje é o 'Dia do Orgasmo' e o país tem uma ministra sexóloga, a Marta R & G Suplicy. Tudo a ver.
++++
VENDA
O comércio mórbido de cadáveres para uso científico está sendo denunciado em Rondônia, devido a um acontecimento em Vilhena. Esse tipo de coisa é mais comum do que se imagina, em toda parte. Tive um colega, na época do serviço militar, que era o motorista encarregado de buscar cadáveres nos hospícios de Barbacena (MG) e levá-los para a Escola de Medicina da UFMG. Como não havia documentação, ele colocava os cadáveres sentados na Kombi e os amarrava com os cintos de segurança. Mesmo sendo parado pela Polícia Rodoviária, os passageiros, "dormindo", não chamavam atenção.
++++
COLUMBICÍDIO
Enquanto em Porto Velho jogam milho envenenado para os pombos sem poleiro, em Hollywood a praga é combatida de outra maneira. Lá será usado o anticoncepcional "OvoControl P", que impede o desenvolvimento do ovo e será misturado à comida deixada nos telhados e outros locais. O método adotado por minha irmã Rosa, anos atrás, consistia em uma espingarda de ar comprimido, uma panela de água quente, uma frigideira e farofa. Nunca comi, tinha pena dos bichinhos.
++++
BOLÍVIA
"Alguma coisa está fora da ordem, da nova ordem mundial", dizia o Caetano Veloso. Em menos de uma semana autoridades bolivianas prendem um procurador, que dirigia um carro roubado no Brasil; e dois foragidos, que estavam exilados em "La Banda" foram detidos e entregues à Polícia Civil em Guajará-Mirim. O que está acontecendo e que não estou sabendo?
++++
PERGUNTA
O site "Madeira On Line", do jornalista Waldir Costa, pergunta: "Quem matou Helaise?". Para quem chegou agora, Helaise é (ou foi) a policial militar encontrada morta na noite de sábado com um tiro na cabeça.
++++
EI!
Morreu na noite de ontem, em Roma, o diretor de cinema Michelangelo Antonioni. A melhor obra dele, claro que em minha opinião, é "Depois daquele beijo" ("Blow-Up", 1966), que foi indicada para o Oscar de melhor diretor e não levou. A Globo, de vez enquanto, exibe o filme nas madrugadas.
++++
ENTÃO, TÁ.
Previsto para entrar em funcionamento no próximo dia 9, domingo, o passeio na antiga litorina da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, vai ampliar as opçõe
Um partido envelhecido precocemente
Uma matéria do jornalista Eduardo Militão, da sucursal de Brasília da UOL descreve o desgaste interno e externo do partido MDB