Porto Velho (RO) domingo, 18 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

José Carlos Sá

Atentados políticos (ou quase) Por José Carlos Sá


Olavo Pires foi assassinado durante campanha eleitoral em 1990 (Foto retirada do blog do Beto Bertagna) - Gente de Opinião
Olavo Pires foi assassinado durante campanha eleitoral em 1990 (Foto retirada do blog do Beto Bertagna)

 Ao saber do atentado contra a vida do candidato à presidência Jair Bolsonaro em Juiz de Fora – MG, não pude deixar de lembrar da morte do senador Olavo Pires, que havia vencido o primeiro turno das eleições de 1990. O assassinato até hoje é envolto em mistérios e dezenas de lendas e suspeitos.

Bianco e Miguel “quase” sofreram um atentado (Fotos divulgação) - Gente de Opinião
Bianco e Miguel “quase” sofreram um atentado (Fotos divulgação)

Um segundo caso foi um “quase” atentado em 1998. Era reta final, já próximo ao dia da eleição. Estávamos em Itapuã do Oeste fazendo reuniões, caminhada e nos preparando para o comício que seria realizado em uma avenida da cidade. Era a campanha de José Bianco para governador e Miguel de Souza para vice. Quando já nos dirigíamos para o palanque (na verdade a carroceria de um caminhão) recebemos um recado para atrasar um pouco. Sem saber do que se tratava, obedecemos e fomos a um bar beber água, pois o calor estava insuportável. Seguimos a programação e o comício transcorreu sem problemas.

No dia seguinte é que soubemos o motivo de pedirem para atrasar o início do comício. A PM-2 (setor de inteligência da PM) suspeitou de um homem usando capa de vaqueiro, sob um sol forte. Ao ser abordado, ele portava uma escopeta .12, com os canos serrados. Segundo as informações, ele havia recebido a ordem de matar o Bianco, descrito assim para o suposto pistoleiro: “Homem branco de bigode”. Naquele dia o candidato Bianco não foi a Itapuã, apenas o Miguel de Souza, que também é branco e usa bigodes.

Tivemos tremedeira só de imaginar o que poderia ter acontecido: chumbo para todo lado. É por isso que não subo em palanque de campanha.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre José Carlos Sá

Turismo ampliado

Turismo ampliado

Previsto para entrar em funcionamento no próximo dia 9, domingo, o passeio na antiga litorina da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, vai ampliar as opçõe

Um partido envelhecido precocemente

Um partido envelhecido precocemente

Uma matéria do jornalista Eduardo Militão, da sucursal de Brasília da UOL descreve o desgaste interno e externo do partido MDB

Bebendo veneno

Bebendo veneno

Ministério da Agricultura liberou mais 31 novos agrotóxicos

A tristeza da miséria humana

A tristeza da miséria humana

Efeitos deletérios da tragédia de Brumadinho