Sexta-feira, 10 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Ivo Feitosa

Você Sabia...Que? A Biblioteca Pública Municipal Francisco Meirelles


Você Sabia...Que? A Biblioteca Pública Municipal Francisco Meirelles - Gente de Opinião
A Biblioteca Pública Municipal Francisco Meirelles foi criada através da Lei n. 85 de 30 de dezembro de 1973 ?

Sua inauguração oficial aconteceu em 24 de janeiro de 1975 na gestão do então Prefeito Municipal o Senhor Jacob de Freitas Atallah.
Por ser um órgão pertencente à Prefeitura Municipal, está absorvida no cronograma da Secretaria Municipal de Educação – SEMED.
Está situada na Rua José Bonifácio c/José do Patrocínio, 200, área central do município de Porto Velho e seu horário de funcionamento é das 8h as 18h de segunda à sexta feira e tem seu registro no Instituto Nacional do Livro.
Biblioteca Pública Municipal Francisco Meirelles, homenagem a “Francisco Furtado Soares de Meirelles, sertanista brasileiro , nascido em 21 fevereiro de 1908 na cidade de Gamaleira – PE. Ainda muito jovem transferiu-se para o Rio de Janeiro, tendo estudado no Colégio Salesiano de Santa Rosa de Niterói. Sua dedicação aos problemas do índio brasileiro iniciou-se na época em que seu irmão Cildo Meirelles entrou para o SPI – Serviço de Proteção aos Índios, tendo o mesmo trabalhado na pacificação dos Pataxós, aborígenes estabelecidos na Bahia. Por volta de 1945, Francisco Meirelles tomou parte de uma expedição ao rio Guaporé, organizada pelo Governo brasileiro, destinada a firmar contatos com os índios Urucumaquã, no local onde supostamente estariam localizadas as minas auríferas do Marechal Cândido Rondon.”   ( Nova Enciclopédia de Biografias – Editora Planalto Editorial Ltda. v.4. pág. 841.)
Ano de 1975...Vera Borborema assume o cargo de Diretora, sendo a primeira Bibliotecária que teve a responsabilidade de equipar todo o espaço físico mobiliário, desde mapoteca, porta-jornais, cardex, fichários e a decoração, dividindo as tarefas com os funcionários que ali se apresentaram para compor o quadro de recursos humanos.
Vera Borborema ficou na função até o ano de 1975.
Nos anos de 1975 a 1979 o cargo de Diretora é ocupado por várias pessoas e em janeiro do mesmo ano, assume a Senhora Glória Valladares Grangeiro, que recebe toda responsabilidade do acervo já existente, ficando no cargo até novembro de 2005.
A Biblioteca recebe doações de livros de vários segmentos de nossa sociedade e, durante o período de existência, já lançou vários projetos se destacando “O Livro e a Juventude,”direcionado ao estudante no incentivo à leitura e divulgando de alguma forma a Biblioteca.
Com o passar do tempo o prédio vai-se danificando e passa por várias reformas, e no período de 2001 a 2003 o prédio é fechado temporariamente para uma reforma geral e passa a funcionar precariamente por algum período nas instalações da Dimples, na Rua Duque de Caxias, e na noite de 21 de fevereiro de 2003, tendo como Prefeito o Senhor Carlos Alberto Azevedo Camurça, o novo prédio da Biblioteca Francisco Meirelles é reinaugurado glamurosamente e entregue à então Diretora Glória Valladares Grangeiro, com uma nova infra-estrutura, ocupando um grande espaço na parte térrea dando condições de um bom atendimento além das dependências existentes no 1º andar, dando um charme de uma arquitetura moderna no centro de nossa cidade.  Um ambiente climatizado já contando com 50.000 Títulos catalogados em diversas áreas, como por exemplo: literatura infantil, periódicos (jornais e revistas), consultas e pesquisas, empréstimos de livros e o atendimento diferenciado braille.
Você Sabia...Que? A Biblioteca Pública Municipal Francisco Meirelles - Gente de OpiniãoNa direção da Biblioteca está a Bibliotecária, a Senhora Sirlaine Galhardo Gomes da Costa que conta com o apoio aproximadamente de 20 funcionários que ali já prestam seus serviços por vários anos, como é o caso da Senhora Eliana Gomes da Silva, que desde os primeiros anos de funcionamento da Biblioteca faz a catalogação, classifica, registra e prepara o livro para o usuário e já assistiu a grandes situações e hoje fala com muita simplicidade do prazer de ali trabalhar, atendendo  a todas as classes sociais e diz com orgulho de hoje acompanhar pessoas que anos atrás estavam ali fazendo sua pesquisa/consulta como aluno, e hoje muitos deles ali chegam acompanhando um de seus filhos.
Nas metas da Diretora Sirlaine, consta o projeto para microfilmagem do acervo dos periódicos desde os anos de 1975 aos dias atuais e, em breve, estará lançando o Projeto Hora do Conto, direcionado ao portador de deficiência visual (recurso braille) e sonha em um dia ainda trabalhar em uma Biblioteca Móvel ocupada por um dos vagões da extinta Estrada de Ferro Madeira Mamoré, percorrendo o trecho até Santo Antonio, tendo como vista as belezas do rio Madeira...e espera, em breve, contar com uma sala de informática para complementação dos livros com assuntos mais atuais para poder proporcionar um atendimento qualificado e diferenciado  à demanda que ali chega na soma de 380 pessoas/dia.
Fonte: Biblioteca Pública Municipal Francisco Meirelles.
Informações colhidas com a Senhora Eliana Gomes da Silva.
Fotografias: Acervo Particular-Ivo Feitosa – Murilo Valente.
Texto e Pesquisa: Ivo Feitosa Filho – Turismólogo
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O Novo Espaço - Por Ivo Feitosa

O Novo Espaço - Por Ivo Feitosa

  Porto Velho  .  .  . Já inaugurado oficialmente o novo Espaço Alternativo. Um projeto arquitetônico arrojante, em modelos de pontes estaiadas, const

Dia Nacional do Turismo - Por Ivo Feitosa

Dia Nacional do Turismo - Por Ivo Feitosa

Memória porto-velhense  . . . 2 de março - Dia Nacional do Turismo. Data especial para os que escolheram a formação de Bacharel em Turismo (Turismólog

Festa de Aniversário - Por Ivo Feitosa

Festa de Aniversário - Por Ivo Feitosa

  Porto Velho ... Mesmo com um pequeno atraso,  registro o aniversário da sempre elegante Mônica Mascetti Borges, esposa do Juiz Francisco Borges  Net

Aproveitando o descanso do Carnaval - Por Ivo Feitosa

Aproveitando o descanso do Carnaval - Por Ivo Feitosa

Porto Velho... Aproveitando o descanso do Carnaval deste domingo,o casal Divino Caetano  (repórter global), sua esposa Claudinéia e sua herdeira Maria

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)