Porto Velho (RO) segunda-feira, 23 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Gabriel Novis

A importância do elogio


 A importância do elogio - Gente de Opinião

GABRIEL NOVIS NEVES
De Cuiabá

 

Não conheço ninguém que não goste de receber um elogio. O mais interessante é que temos facilidade para elogiar crianças, animais, natureza, as artes em geral e até uma peça de vestuário.
 

Muitos indivíduos, na hora de tecer um elogio a outra pessoa, são bloqueados pela censura. E são exatamente estes adultos os que mais necessitam de um afago ao ego, especialmente quando são sinceros e vêm de pessoas desconhecidas.
 

Dias atrás, por exemplo, recebi um elogio pelo meu texto falando das andorinhas de uma pessoa que não era do meu relacionamento. Fez-me um bem danado!
 

Isso é prazeroso e muito benefício causa à nossa saúde emocional e física. Não confundir com a vaidade, que é um sentimento competitivo, produzindo, às vezes, sentimentos menos nobres.
 

Somos bloqueados em distribuir elogios aos adultos, talvez por inibição educacional.Elogiar o rosto perfeito de uma mulher pode trazer muito prazer a ela. Mas, traz muito aborrecimentos a nós.
 

Por que será? Se não mentimos, não faltamos com a verdade e, muito menos, com o respeito?
 

Como seria bom se pudéssemos nos desvincular dessas amarras e, todas as vezes que encontrássemos pessoas belas, pudéssemos transmitir aquilo que sentimos.Teríamos duas pessoas felizes: a que recebeu a declaração inesperada e aquela que foi compreendida na sua exaltação de reconhecer um predicado alheio.
 

Ouvimos mais críticas aos nossos defeitos que elogios às nossas virtudes. Por machismo outra patologia, os homens não elogiam mais suas mulheres. Como elas sentem falta desse pequeno detalhe! Pequeno, mas indispensável para um relacionamento saudável!
 

Descobertas maravilhosas poderão ser feitas entre os casais atentos a esses pequenos detalhes, que são os grandes. Essa faixa encoberta, e nunca explorada, quando descoberta, se transforma no grande elo capaz de tornar simples conhecimento sem consequência, em uniões estáveis e duradouras.
 

É preciso elogiar quando se tem desejo de elogiar. Isso faz bem, pois, acima de tudo, é um gesto de humildade – tão necessária à humanidade!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Gabriel Novis

Alerta geral

Alerta geral

  GABRIEL NOVIS NEVES                                                    De CuiabáOu nos conscientizamos que o ser humano está passando por um momento

Vida de ‘esperador’

Vida de ‘esperador’

  GABRIEL NOVIS NEVES De Cuiabá Os profissionais da “espera” são muitos. Dentre eles: pescadores, caçadores, médicos parteiros. O médico parteiro, no

Futebol e Lavoisier

Futebol e Lavoisier

  GABRIEL NOVIS NEVES De Cuiabá Pensando no nosso futebol, lembrei-me da frase popular que imortalizou o químico francês Lavoisier há cerca de 200 ano

Juízo, candidatos!

Juízo, candidatos!

  GABRIEL NOVIS NEVES De Cuiabá Estamos assistindo aos treinamentos dos nossos candidatos aos cargos eletivos de outubro e notamos que enfrentaremos u