Domingo, 18 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luka Ribeiro

O Cometa da Alegria passou


Felipe Azzi
 

                Sempre ouvi dizer que a pessoa alegre revela o que de fato é por dentro. Desde menino eu associava o proceder das pessoas à alegria que demonstravam em suas atitudes. Nas alegres, sempre confiei, a ponto de dar-lhes irrestrito crédito e, às vezes, por isso ter que pagar muito caro. Quanto às carrancudas, opiladas até a medula, sempre me espantaram. Ainda assim, procurava entendê-las e, falando no silêncio de minha mente, conjecturava: “Agamenon é mesmo amargo... Deve comer muito jiló ou, então, dorme de cócoras!”

            Ouvia muita filosofia popular sobre o assunto. Comentavam que a alegria do ser interior, quando manifestada, contagia tudo, tornando o ambiente agradável e jovial. A pessoa alegre por dentro é jovem e confiável externamente. Havia afirmativas assim:

             “– Veja como Draulas é bonito!... A sua alegria interior irradia beleza em cada riso!”

            “– Pelópidas, como o próprio nome, é engraçado demais, e bonito... A bem dizer, é belo!”

            Considero-me uma pessoa alegre, de bem com a vida, como se costuma dizer. Creio que caminho rindo cerca de noventa por cento da duração do dia, acordado, é claro. Até já me flagrei rindo às escâncaras em pleno sono. No entanto, não consigo explicar o lobisomen da minha atual aparência.

            O certo é que o estado de alegria pode ser congênito e mesmo espontâneo, ou provocado por pessoas ou situações ricas em humorismo. Uma pessoa realmente afortunada na arte da alegria foi, sem dúvida alguma, Francisco Anysio de Paula, o “Chico Anysio” das mil personagens da ficção hilária nacional. Acho que o brasileiro tem poucas de que se orgulhar, mas no campo do humorismo, temos um mestre incomparável. Digo que temos, porque as personalidades históricas não “morrem”; num certo sentido, continuam vivas nos frutos de sua obra.

            Da lavra artística de Chico Anysio, CHICO CITY, A ESCOLINHA DO PROFESSOR RAYMUNDO e CHICO TOTAL são reféns da lembrança humorística do povo brasileiro, gente extremamente alegre, apesar da dureza de seu viver.

            Lembro-me de um Quadro da ESCOLINHA em que o Professor Raymundo pergunta, em plena aula, a certo aluno chamado “Zé do Bode”, quem foi YURI GAGARIN[1], obtendo como resposta uma charada:

             “– Professor, o senhor me desculpe... Eu estava de cabeça baixa e não vi, não, senhor, se alguém pediu pra ir lá fora!”

            Em CHICO CITY, a recordação é permanente e atual. O personagem “Vampiro Brasileiro” se vê às voltas com um abraço, inesperado e inexplicável, de seu ajudante de sugação sanguínea, o “Kalunga” e, de olho na porta da rua de seu castelo mal-assombrado, rechaça o amplexo, com inusitada ponderação:

            “– Afasta, Kalunga, afasta... É perigoso alguém passar, ver, e pensar que nós liberou geral!”

            Chico Anysio se foi recentemente. O seu interior, alegre e de mil faces, certamente agora diverte toda a dimensão eterna de Deus que, sendo Puro Amor, também é só alegria.

            Nada sei de sua vida particular, pois as estrelas, mesmo aqui na terra, vivem no seu espaço sideral. Mas, seguramente, em toda a sua trajetória profissional, Chico Anysio deve ter ajudado muita gente, pois a pessoa alegre é solidária e aberta para o mundo.



[1] YURI GAGARIN, astronauta russo, foi o primeiro homem a subir ao espaço, a bordo da nave VOSTOK. Deu uma volta em torno da Terra em 89 minutos, em 1961 (cf. História do Brasil, Ed. Folha de São Paulo, 1997).

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 18 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vai Quem Quer une sustentabilidade e campanha contra a violência à mulher

Vai Quem Quer une sustentabilidade e campanha contra a violência à mulher

Marcado pelo sucesso, o mega adesivaço do maior bloco carnavalesco da região Norte, a Banda do Vai Quem Quer (BVQQ), começou marcado pela ansiedade

Mega adesivaço da Banda do Vai Quem Quer acontece neste sábado na sede do bloco

Mega adesivaço da Banda do Vai Quem Quer acontece neste sábado na sede do bloco

No próximo sábado (17), a partir das 8h, acontece o mega adesivaço da Banda do Vai Quem Quer (BVQQ), na sede do bloco, localizada na Rua Joaquim Nab

Com indicadores chegando a quase 100% da média local e nacional, cearense Cheiro do Pão faz história na panificação artesanal

Com indicadores chegando a quase 100% da média local e nacional, cearense Cheiro do Pão faz história na panificação artesanal

Disciplina, técnica, produtos de qualidade e equipe alinhada são os principais ingredientes da receita de sucesso da cearense Cheiro do Pão, que nas

Dênis Negão, da banda Nitro, lança “O Sol”, single que marca o início de sua carreira solo

Dênis Negão, da banda Nitro, lança “O Sol”, single que marca o início de sua carreira solo

O cantor e compositor Dênis Negão apresenta nesta sexta-feira (16 de janeiro), em todos os aplicativos de música, o single “O Sol”, primeiro lançament

Gente de Opinião Domingo, 18 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)