Porto Velho (RO) domingo, 15 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Confúcio Moura

Economia ou jogo? – “eu imagino” - Por Confúcio Moura


São ideias pessoais de um médico, leigo em economia, acossado pelo pensamento, vem, de quando em vez, como surtos, as indagações que me faço a mim, enquanto eu mesmo respondo às minhas inquietações.

Por que o governo brasileiro emite “papéis” e vende no mercado com juro alto? (aumentando cada vez mais a sua dívida interna)

Resposta: Porque não tem caixa para pagar as despesas com pessoal ativo e aposentado: também, para pagar as despesas gerais do Estado.

2) Por que o governo brasileiro precisa de capital estrangeiro investido aqui e se acaso não venha dinheiro de fora o país para de crescer?

Resposta: Por que o Brasil não tem poupança capaz de fazer os investimentos necessários.

3) Será que todo país do mundo precisa também de atrair capital estrangeiro para suas despesas e investimentos?

Resposta: Não. Apenas, aqueles que não tem poupança e gastam muito (são desequilibrados)

4) E como resolver esta equação impossível brasileira?

Resposta: Um projeto de ajuste fiscal progressivo, que o tamanho do Estado fique dentro das nossa capacidade de pagamento e ainda sobre dinheiro para investimento. Mas, não é tão fácil assim fazer. Vem em sentido contrário e de muitos, a preservação de direitos intocáveis.

5) Isto será possível de fazer algum dia?

Resposta: Será feito pelo bem ou pelo mal. Com choro, suor e lágrimas.

6) Por que as relações comerciais entre os países devem ser balanceadas, isto é, o que se vende, deve ser mais ou menos igual ao que se compra?

Resposta: Para que os dois países sejam compensados equiparadamente e possam gerar empregos e riquezas internas.

7) Tem alguém acima do Governo que controla a economia do nosso país?

Resposta: Claro que sim. Há um emaranhado de tudo, como disse, um cipoal de indicadores, sendo o mais como deles: a confiança, as expectativas, as ondas eletromagnéticas, instabilidades políticas, tendências, tudo controlado pelo sistema financeiro, centrado nos grandes bancos, nos grandes fundos, o mercado tem humores. E isto tudo, não se consegue entender e nem medir.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Confúcio Moura

Fim de festa - Por Confúcio Moura

Fim de festa - Por Confúcio Moura

Enfim, acabou o período eleitoral, que foi curto, que foi longo, que foi diferente, que foi envolvente, que foi surpreendente, que foi um pouco de tud

O MDB unido será forte - Por Confúcio Moura

O MDB unido será forte - Por Confúcio Moura

Meus companheiros do MDB do Estado de Rondônia, as convenções do partido para escolher os novos candidatos, devem ocorrer até a data limite, de 05 de

MDB não me incluirá como postulante a uma vaga ao Senado Federal ? Por Confúcio Moura

MDB não me incluirá como postulante a uma vaga ao Senado Federal ? Por Confúcio Moura

Acho que este negócio, de puxar o tapete, é pura besteira, pode vir o efeito dinamite, o medo e a dinamite não se combinam