Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 25/07/08


 

Coisa de louco!

Os termos "vereador" e "deputado" estão se tornando neste país  sinônimos para "ladrão", "vigarista", etc. Reverter essa imagem é um desafio para os políticos, já que tem gente sendo recepcionada a pedradas neste inicio de campanha pelo país afora. Ontem um candidato a vereador em campanha se queixava nesta redação do tratamento recebido numa visita. "O povão esta generalizando", se queixa.


Baita palhaçada

A multifacetada classe política de Jaru deve estar satisfeita com o que está aprontando. Por conta de rivalidades tribais o município troca de prefeito duas vezes por semana e a palhaçada está longe de acabar, prejudicando sensivelmente o atendimento das demandas sociais como saúde, educação e até o transporte escolar.

Prefeitos corruptos

Conhecida por produzir prefeitos corruptos – deve ter um certo parentesco com Vilhena e Cerejeiras, né? – Jaru já vivenciou sérios problemas com alcaides, da laia de um Aldemário Dema e José Amauri. Dema, diga-se de passagem, chegou a cumprir cadeião no Urso Branco.

A desfaçatez

O que impressiona também em Rondônia é a desfaçatez. Vejam alguns casos. 1 – Empresários dão cano em Porto Velho na rua A e abrem à mesma loja na rua B. Às vezes nem mudam de endereço, só de CNPJ. 2 – O ex-prefeito de Ouro Preto Irandir de Oliveira cassado há mais de dois anos disputa a prefeitura de novo. 3 – Expedito Junior foi cassado pela compra de votos e não deixou o cargo até agora, por força de seguidas liminares.

Somos coerentes!

Mas ninguém pode se queixar que Rondônia seja incoerente. Já que tem ex-presidiário na Câmara Federal e um senador comprador de votos, porque não botar um sanguessuga na representação oficial de Rondônia em Brasília? Pois é: quem representa Rondônia perante o governo federal é Nilton Capixaba. Nada mais coerente...

O lado do bem

Felizmente Rondônia tem um povo laborioso e tem como contraponto aos constantes golpes dos políticos, uma entidade como a OAB, que unida a CNBB, representa o lado do bem. É preciso acabar com a roubalheira em Rondônia, com a compra de votos, com a desfaçatez que impera nas aldeias rondonienses, por isso a opinião pública deve marchar junto com Hélio Vieira e Dom Moacir.

A curva do rio?

Lamentavelmente em Rondônia quem é preso assume vaga no Congresso ou Secretaria Estadual. Quem protagoniza escândalos, como o caso dos sanguessugas acaba recebendo homenagem. Um exemplo é Nilton Capixaba, que é considerado ainda uma personalidade no estado, e apto para receber prêmio neste sábado em Ji-Paraná.

Eleições 2008

Loucos por uma boquinha nesta temporada de eleições os chamados "tamanduás" e as "formiguinhas" batem as portas dos comitês dos prefeituraveis de Porto Velho. Alguns ainda nem abriram o boteco, digo o comitê. Eles também estão de pires na mão implorando recursos que não chegam.

Contas apertadas

A oposição em Porto Velho está com o coração pulando pela boca. Recentes sondagens de institutos de fora, indicam que se o prefeito Roberto Sobrinho subir mais alguns pontinhos, pode liquidar a fatura ainda em primeiro turno. Deve ser por isso que o petista se esgoela de madrugada a madrugada pelos bairros. Quer decidir a parada já.

Coração pulando

Se a oposição e os signatários do Pacto Tacacá, idealizado pelos caciques estão com a pulga atrás nas orelhas, também do lado dos petistas, a coisa dá um friozinho na barriga. Ocorre que um segundo turno pode tornar as coisas imprevisíveis, mesmo para  Roberto Sobrinho que lidera a peleja com larga vantagem.

Do Cotidiano

Os maiores colégios

Ao final dos últimos levantamentos do Tribunal Regional Eleitoral –TRE foram mantidas as principais posições dos maiores eleitorados do estado. Rondônia ultrapassou a marca de um milhão de eleitores e Porto Velho, a capital, mantém o primeiro lugar no pódio. Na segunda posição vem Ji-Paraná, o terceiro lugar é de Ariquemes, o quarto é de Cacoal, o quinto é de Villhena e Jaru se mantém na sexta posição, enquanto que Rolim de Moura pulou para a sétima posição, já superando Ouro Preto do Oeste, que acaba de cair para o oitavo lugar no ranking rondoniense.

Dos municípios emergentes, destaque para Buritis que ultrapassou os 20 mil eleitores, já superando em 200 eleitores, Espigão do Oeste. Ambos tem na cola Alta Floresta do Oeste, com mais de 18 mil.

Alguns municípios simplesmente desabaram nos últimos anos em termos demográficos e isso já reflete na redução da densidade do eleitorado. São os casos de Parecis (um decréscimo de 15,51 por cento), de Colorado do Oeste (com menos 16,873 eleitores) e Cacaulândia, com a maior queda: mais de 21 por cento negativos.

Algumas regiões foram seriamente afetadas pela migração interna, com a ocupação de novas fronteiras no estado (casos dos distritos de Jacy-Paraná, Mutum Paraná, Vista Alegre do Abunã, Abunã, Extrema, União Bandeirantes e Nova Califórnia, na Ponta do Abunã) e a região de Nova Mamoré, no Vale do Guaporé onde pipocaram localidades em plena reserva nacional. Também migrantes rondonienses se deslocaram para colonizar municípios em outros estados, como são os casos de Apui e Sucunduri no Amazonas, e Conilza, no Mato Grosso. Nesta última cidade, cerca de 90 por cento da população é oriunda de municípios rondonienses atraídos por projetos novos de colonização, extração de madeira e a exploração da pecuária.

Mesmo com a perda de um contingente estimado de 200 mil pessoas nas últimas décadas, Rondônia voltou a reagir nos últimos dois anos e o resultado disso é que o estado acaba de chegar à marca de um milhão de eleitores.

Porto Velho representa cerca de 25 por cento do atual eleitorado, um contingente significativo, mas é o interior com mais de 750 mil eleitores é que continuará dando as cartas na eleição da maioria de deputados estaduais e federais, inclusive de novos senadores e governador.

Com a construção das hidrelétricas e um novo fluxo migratório, a capital poderá chegar aos 300 mil eleitores até as eleições de 2010, alcançando capitais mais tradicionais como Florianópolis (SC) e Vitória (ES).


Via Direta

*** Com a estiagem o lençol freático está baixando em Porto Velho obrigando a população a aprofundar os poços caseiros *** É o velho drama de abastecimento de água na periferia *** Os prefeituraveis ainda não esquentaram as botinas. A campanha é morna na capital e no interior. 

Fonte: Carlos Sperança

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O clã Rocha vem com tudo para as eleições de 2026

O clã Rocha vem com tudo para as eleições de 2026

O Brasil mudouUm dos brasileiros mais respeitados em todo o mundo, o cacique Raoni disse em entrevista à imprensa internacional que vai pedir ao pr

Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias

Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias

Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie

Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026

Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026

Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us

Gente de Opinião Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)