Terça-feira, 30 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 13/12/08


 

Pau nos sanguessugas

Que o ex-deputado federal Nilton “Sanguessuga” Capixaba, atual chefe da Casa Civil, fique de barbas de molho: a Advocacia Geral da União (AGU) ajuizou oito ações de improbidade administrativa contra os 50 envolvidos no caso da máfia das sanguessugas. O objetivo é de reaver R$ 110 milhões dos recursos desviados pelos parlamentares corruptos no caso das ambulâncias. Uma coluna sem papas na língua 13/12/08 - Gente de Opinião

Um alento

Para os suplentes de vereadores da capital, a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional que aumenta o numero de vereadores nas câmaras municipais no Senado é um alento para a “sofrida” categoria. Alguns barrados no baile nas eleições de outubro já nutrem a esperança de galgar uma vaguinha na próxima legislatura.

Orçamento 2009

Limpando a pauta, a Assembléia Legislativa do estado votou a proposta orçamentária ainda na noite de quinta-feira, de acordo com o pedido do Palácio Presidente Vargas. O esforço parlamentar foi no sentido de buscar equilíbrio e de respeitar as diretrizes da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Em tom de despedida

Nas últimas sessões legislativas os deputados Chico Paraíba (PMDB- Presidente Médici) e Alex Textoni (PTN- Ouro Preto do Oeste) já falavam em tom de despedida. Paraíba deve assumir logo no início de janeiro uma vaga no Tribunal de Contas do Estado –TCE. Já, Alex Textoni assume a prefeitura de Ouro Preto dia 1º de janeiro.

Balanço positivo

O presidente da Assembléia Legislativa, Neodi Carlos (PSDC-Machadinho do Oeste) fez um balanço positivo das ações parlamentares em 2008, ressaltando que aquele poder tem se transformado numa caixa de ressonância das aspirações populares. “Estamos cumprindo nosso papel”, disse

A briga acabou

Felizmente para Rondônia – e para o Brasil – a pendenga entre os consórcios que estão implantando as hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau acabou. Foi importante a participação da classe política - deputados e senadores – em mediar à coisa e ao final prevaleceu o bom senso. Os imbróglios terminaram.

Palácio do Legislativo

O progressista município de São Miguel do Guaporé inaugura no próximo dia 20, a nova sede do Poder Legislativo. As novas instalações, de acordo com o presidente, vereador Amarildo Ferreira contará com gabinetes para os nove vereadores que integram aquelas casas de leis, além de dependências para recepção, almoxarifado, copa, cozinha e setores jurídico e administrativo.

Crise preocupa

Nos encontros que tem mantido com os prefeitos do interior o governador Ivo Cassol, que faz questão de cumprir a lei de responsabilidade fiscal ao pé da letra, recomenda todo cuidado com a crise que se avizinha. A parte do governo estadual - de aquecer a economia - esta sendo feita: pagamento em dia do funcionalismo e dos fornecedores além de obras, como estradas no interior e o centro Administrativo na capital.

Emendas individuais

O que acabou prevalecendo no Congresso Nacional é que o governo Lula deverá refugar as emendas coletivas dos deputados federais e senadores, pagando apenas as individuais. Ficou acertado, que as emendas individuais serão empenhadas até o final do ano e pagas obedecendo aos critérios técnicos para a liberação dos recursos federais.


Do Cotidiano

Fenômeno pesquisado

Teriam as abelhas uma espécie de Mal de Alzheimer, que as faz se esquecer de retornar à colméia? Esse fenômeno está sendo constatado cada vez mais pelos pesquisadores. A primeira resposta já foi encontrada: ela ocorre por interferências nocivas no meio ambiente, causadas por respostas da própria natureza ou, ainda mais ameaçadoras, induzidas pela exploração econômica sem base na sustentabilidade.

O excesso de chuvas, teoricamente ampliadas pelo aquecimento global, além de impedir o trabalho e o vôo das abelhas operárias, também acaba “lavando” o pólen das flores, reduzindo a produção das colméias. As flores trazem em seus frágeis corpos um engenhoso recurso da natureza destinado a promover a propagação das espécies vegetais. Atraídos pelo seu vivo colorido, pássaros e insetos tocam-nas, circulam de uma para outra e faz o transporte do pólen, elemento necessário à fecundação das flores.

Muitas plantas produzem flores que segregam um líquido adocicado, o néctar, que atrai insetos que dele se alimentam. Ao sugar o néctar, o inseto esbarra nas anteras, elemento masculino da flor, e fica polvilhado de pólen que adere as partes de seu corpo. Na visita à outra flor, grãos de pólen caem e atingem o estigma, o elemento feminino da flor, provocando a sua fecundação. A este processo dá-se o nome de polinização. As células existentes no ovário da flor se desenvolvem, geram frutos e sementes que, germinando, fazem nascer novas plantas, garantindo a continuidade da vida vegetal, portanto, evidenciando a importância das abelhas.

Terceira evidência – Esse fato é bem conhecido, mas as abelhas participam também de outros milagres em sua ação na natureza, como a melitocoria. Recentemente, pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) conseguiram descrever como abelhas sem ferrão do gênero Melipona contribuem para a dispersão de sementes de angelim-rajado (Zygia racemosa), espécie presente na vida do ribeirinho e de alto valor comercial. Esse é o terceiro caso no mundo, comprovado cientificamente, de melitocoria, a dispersão de sementes de plantas (e não apenas pólen) por abelhas.

A dispersão do angelim-rajado no caso estudado foi realizada por abelhas sem ferrão. O fato surpreendeu os pesquisadores pelo grande tamanho da semente carregada com resina pelas operárias. As abelhas sem ferrão são reconhecidamente responsáveis por 30% a 90% da polinização de plantas em diferentes biomas brasileiros e sua participação é acentuada na região amazônica. “O Amazonas concentra a maior variedade de abelhas sem ferrão do mundo. Com a maior extensão territorial e mata preservada, a principal diversidade está aqui, bem perto de nós”, disse o biólogo Alexandre Coletto da Silva, do Inpa.

Via Direta

*** Os entendimentos continuam, mas ainda não existem definições sobre a escolha do novo presidente da Câmara de Vereadores da capital *** Com ampla maioria na Casa de Leis, a posição do prefeito Roberto Robrinho (PT) será decisiva na escolha *** Na Assembléia Legislativa a previsão é que o recesso aconteça parlamentar aconteça já na próxima semana. 

Fonte: Carlos Sperança
[email protected]

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 30 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Detentor de um punhal da traição afiado, o MDB de Porto Velho precisa passar mais confiança para sua candidata à prefeitura

Detentor de um punhal da traição afiado, o MDB de Porto Velho precisa passar mais confiança para sua candidata à prefeitura

Mesclando as versõesComo estão em moda as “narrativas”, peças de ficção em que as bolhas distorcem informações e imagens para endeusar seus ídolos

Os clãs Donadon, Amorim e dos Muletas se preparam para mais uma eleição

Os clãs Donadon, Amorim e dos Muletas se preparam para mais uma eleição

Dinheiro acalma Padre Antônio Vieira, em famoso sermão, dizia que o dinheiro “é o nervo dos exércitos e das repúblicas”. O presidente francês, Emma

Porto Velho tem a possibilidade de eleger pela primeira vez uma mulher no Paço Municipal

Porto Velho tem a possibilidade de eleger pela primeira vez uma mulher no Paço Municipal

O custo de morarO jornal britânico The Economist, uma das publicações mais respeitáveis do mundo, fez um forte alerta sobre a piora do clima causad

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

Gente de Opinião Terça-feira, 30 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)