Terça-feira, 13 de abril de 2010 - 05h40
Frente Progressista
No encontro estadual da base aliada, realizada em Ouro Preto do Oeste, no final de semana, foi formada a Frente Progressista que dará sustentação a campanha do governador João Cahulla a reeleição e dos pré-candidatos ao Senado Ivo Cassol e Tziu Jidaias. A coalizão será formada pelo PP, PSDC, PTN, PDS, PV, PRP, PT do B, PMN, PSL e PTB.
Os partidos da Frente Progressista também farão alianças entre si pra disputar as 24 cadeiras à Assembléia Legislativa e oito à Câmara dos Deputados. Para a Câmara dos Deputados, pintam como nomes mais fortes Carlos Magno (PP-Ouro Preto) e Nilton Capixaba (PTB-Cacoal), além dos atuais deputados federais Moreira Mendes (PPS-Ariquemes) e Lindomar Garçon (PV-Porto Velho).
Para quem duvidava, eis a confirmação: no encontro estadual de Ji-Paraná, também neste último final de semana, o senador Acir Gurgacz deixou bem claro: é pré-candidato ao governo do estado e conclamou a militância para ir as ruas para tocar o projeto do socialismo moreno em Rondônia. Resta definir a política de alianças.
A eleição ao governo do estado, como se vê, esta bem regionalizada: Temos o deputado federal Valverde (PT-Porto Velho), o governador João Cahulla (PPS) e o senador cassado Expedito Júnior (PSDB- Rolim de Moura), o senador Acir Gurgacz (PDT-Ji-Paraná), o ex-prefeito Confúcio Moura (PMDB- Ariquemes), Rosângela Cipriano (Vilhena).
Caro leitor: concluo que o ex-senador Odacir Soares, exilado no PSL, não merece mais o título de grande “raposão” da política rondoniense. Imaginem que ele acreditou que seria candidato a vice-governador de João Cahulla ou candidato ao Senado em dobradinha com Ivo Cassol. Como se sabe, para vice foi indicado Neodi, o sanfoneiro, e para o Senado, o pássaro Tiziu.
A grande verdade é que iludiram o raposão. Odacir chegou a conceder entrevista aos jornais locais e as emissoras de rádio e televisão como possível candidato a vice governador de El Bigodon Cahulla ou como dobradinha ao Senado com Ivo. Ao final acabou fora das paradas de sucesso.
Ao indicar Neodi Carlos como vice de João Cahulla e Tziu como seu companheiro de dobradinha ao Senado, o ex-governador Cassol, o grande articulador da base aliada, matou dois coelhos com uma só cajadada: reforça a campanha de Cahulla numa região onde o governador esta mal das pernas e vitamina a sua própria postulação no Vale do Jamari, dominado por Confúcio Moura.
Os petistas desmentem categoricamente qualquer acordo de composição em primeiro turno com qualquer outro postulante ao governo do estado. A pré-candidatura do deputado federal Eduardo Valverde será mantida e ratificada nas convenções estaduais marcadas para o mês de junho. Para um eventual segundo turno será um outro quadro a ser analisado.
Já foram aprovados os plebiscitos para os desmembramentos dos estados de Tapajós e Carajás, que serão desmembrados do Estado do Pará, cujo estado mãe terá a menor superficie territorial dos três. A decisão de dar seqüência ao processo de emancipação foi da Comissão da Amazônia e tem como objetivo a reorganização territorial da região Norte.
Via Direta
*** A caravana rondoniense de tucanos que foi a Brasília acompanhar o lançamento da pré-candidatura de José Serra a presidência da Republica voltou entusiasmada *** Acreditam que desta vez o ex-governador de São Paulo leva a parada *** O município de Guajará Mirim festejou 81 nos de emancipação no final de semana, esperando melhores dias *** A chamada Pérola do Mamoré vivencia uma crise econômica sem fim.
Fonte: Carlos Sperança
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião no Twitter / YouTube
As mudanças partidárias projetadas ao longo de 2025
Tudo se transformaHá um imenso cemitério de almas virtuais nas nuvens. São pessoas que abandonaram perfis criados nas redes sociais ou que falecera
O clã Rocha vem com tudo para as eleições de 2026
O Brasil mudouUm dos brasileiros mais respeitados em todo o mundo, o cacique Raoni disse em entrevista à imprensa internacional que vai pedir ao pr
Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias
Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie
Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026
Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história