Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 09/04/09




Fogo amigo 

Uma coluna sem papas na língua 09/04/09 - Gente de OpiniãoInteresses díspares com relação à sucessão estadual, envolvendo os grupos políticos da base de sustentação do governador Ivo Cassol já provocam fogo amigo. Adversários do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Neodi Carlos patrocinam bombardeios na Assembléia Legislativa. A base governista continua rachada.



Ganhando tempo

Os prefeitos brasileiros, em nova revoada à Brasília em busca de recursos, estão ressabiados com o governo Lula. Desconfiam que a União criou pré-requisitos para ajudar o municipalismo, visando ganhar tempo, esperando que a crise se amenize. Pela proposta do Planalto, a distribuição de recursos seria pelo Índice de Desenvolvimento Humano das Cidades-IDH.



Com otimismo 

Uma coluna sem papas na língua 09/04/09 - Gente de OpiniãoLideranças da base aliada do governador Ivo Cassol estão otimistas com relação a tomar o comando regional do PSDB de Rondônia goela abaixo. Será a sétima tentativa em menos de dois anos e em todas elas, os insurrectos voltaram de Brasília com o rabo entre as pernas. Acostumado com a coisa, o presidente regional Hamilton Casara vai catimbando o jogo.



Comissão executiva 

Uma coluna sem papas na língua 09/04/09 - Gente de OpiniãoDe tão otimistas na empreitada de assumir o comando da passarada, as lideranças que gravitam em torno do governador, já estão levando uma lista para a comissão executiva, onde constam os nomes de Augustinho Pastore, Juarez Jardim e Marli Cahula. Façam suas apostas. Na minha, mais uma vez, os invasores voltarão de Brasília em soluços...



Frentão encorpa 

Uma coluna sem papas na língua 09/04/09 - Gente de OpiniãoA formação de um frentão, envolvendo PSDB/DEM/PPS/PDT e PSB pode criar uma terceira via encorpada para as eleições de 2010. Se for confirmada a coalizão, existem bons quadros para disputar o governo, ao Senado e Câmara federal, em pé de igualdade com petistas e cassolistas.



Como na fábula .... 

Uma coluna sem papas na língua 09/04/09 - Gente de OpiniãoDois prefeitos rondonienses, veteranos e catimbeiros agem como se não estivessem nem aí com relação à disputa do Palácio Presidente Vargas em 2010. E se indagados falarão que estão fora, que é cedo falar no assunto, etc e tal. Na verdade, estão esperando clarear o quadro regional – ainda bastante nublado – para entrarem em cena.



...Da raposa e as uvas. 

Uma coluna sem papas na língua 09/04/09 - Gente de OpiniãoA grande verdade é que os prefeitos José Bianco (DEM-Ji-Paraná) e Confúcio Moura (PMDB-Ariquemes), como na fábula da raposa e as uvas, apenas fazem de conta que não querem entrar na disputa, mas aliados dos dois já encomendaram até pesquisas para acompanhar a performance de suas gestões. Estou de olho nos dois...



Como estão 

Uma coluna sem papas na língua 09/04/09 - Gente de OpiniãoEntrando nas paradas, ambos seriam fortes concorrentes. Bianco vai bem em casa (Jipa e região central) e penetra muito forte na capital. Confúcio é uma potencia em Ariquemes e no Vale do Jamari, mas também tem grande poder de fogo na grande Jaru e na Bacia Leiteira de Ouro Preto do Oeste. Fraqueja na capital, mas teria para compensar a força do PMDB em Cacoal e Vilhena.



Jogo de veteranos

Tanto Bianco como Confúcio já são calejados na política. Sabem que não é conveniente para eles botarem a cabeça fora da toca agora já que como prefeitos poderiam ser sabotados pelo governador e pela bancada federal na distribuição de recursos, penalizando suas cidades. Já, políticos inexperientes, que entraram em cena estão pagando o preço pela precipitação.




Do Cotidiano

De olho no aquecimento
 

Uma coluna sem papas na língua 09/04/09 - Gente de OpiniãoMeados do ano, ainda permitem a feiticeiros e adivinhadores fazer sua costumeira saraivada de previsões catastróficas, mas hoje, em plena crise, há uma ânsia por previsões que não sejam apenas as costumeiras mortes de velhinhos célebres, terremotos na China ou no Japão ou enchentes e tempestades de granizo decorrentes do aquecimento global. E aqui na Amazônia já se fala numa seca severa para o verão amazônico. 

O que de bom, afinal, nos reservará ao longo do ano de 2009?
Poderá ocorrer uma virada fantástica na agricultura: ao contrário de usar amplas áreas agricultáveis para produzir etanol, será possível destiná-las à produção de comida. Como? A soja rende de 400 a 600 quilos de óleo por hectare em apenas um ciclo anual e o girassol pode produzir um pouco mais, de 630 a 900 quilos. O Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) indica que microalgas encontradas no litoral brasileiro têm potencial energético para produzir 90 mil quilos de óleo por hectare. Pode reler, é isso mesmo: 90 mil quilos. E de quebra, um biodiesel que libera menos gás carbônico na atmosfera do que os combustíveis fósseis, além de combater o efeito estufa e o superaquecimento. 

Mais: cultiva-se a microalga em solo pobre e com a água salobra, como a do semi-árido brasileiro, para onde a água do mar também pode ser canalizada, e abre possibilidades para que países tropicais (como a Polinésia e nações africanas) possam começar a produzir matriz energética. Mais ainda: as algas crescem mais rápido do que qualquer outra planta. Em 2009, portanto, deve começar a arrancada da microalga rumo ao pódio do biodiesel. 

2009 também deverá ser o ano em que poderemos ter uma virada no aquecimento global. Atualmente, há uma aceleração na perda de gelo marinho, que ocasiona uma elevação no nível do mar. O aquecimento apresenta ainda a tendência de causar um estado de seca permanente no Oeste da América do Norte. A criação do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) poderá ser a resposta para essa virada. As ações planejadas para 2009 são o desenvolvimento de melhores sistemas de observação climática e de previsão de secas e a continuidade do monitoramento nos níveis de metano na atmosfera. 

Outra virada pode se dar na saúde. Sabe-se que as bactérias nocivas ao organismo humano estão se tornando super, cada vez mais resistentes a medicamentos, causando milhares de mortes em todo o mundo a cada ano. Pesquisadores norte-americanos descobriram uma seqüência específica de DNA encontrada em determinadas bactérias, denominada CRISPR, que é capaz de impedir o aumento da resistência a antibióticos em estafilococos patogênicos.



Uma coluna sem papas na língua 09/04/09 - Gente de Opinião
Via Direta

*** Voltaram os boatos sobre uma “renuncia tática” do governador Ivo Cassol *** Em Ji-Paraná as escolas da rede municipal receberão ar condicionado ainda em 2009 *** Por falar na capital da BR, começaram ontem as obras do anel viário, com recursos do governo do estado *** Guajará-Mirim abriu ontem as festividades alusivas ao seu 80º aniversário de emancipação. 

Fonte: Carlos Sperança / www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br 
csperanca@enter-net.com.br 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Constata-se uma guerra entre alguns vereadores de Porto Velho com os secretários municipais

Constata-se uma guerra entre alguns vereadores de Porto Velho com os secretários municipais

Ressuscitar ou protegerUma espécie de primo dos pombos que desaprendeu a capacidade de voar, o pássaro dodô foi considerado extinto há séculos e só

Hildon Chaves fazendo as contas e a representatividade eleitoral da capital

Hildon Chaves fazendo as contas e a representatividade eleitoral da capital

Trump assustaDepois da ação cinematográfica dos EUA de sequestrar Nicolás Maduro dentro do esconderijo mais protegido na Venezuela, o mesmo pode aco

Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado

Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado

 A bandeira das TRsNossa bandeira jamais será vermelha, sem dúvida, mas “Brasil” significa madeira avermelhada, da cor da brasa. A ibirapiranga é só

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou

Peixões na redeQuando for contada no futuro a história da polarização Lula x Bolsonaro, uma das conclusões será que apesar de seus adeptos se vigia

Gente de Opinião Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)