Sábado, 7 de novembro de 2009 - 05h30
![]() |
|
Revista Momento Brasil já está nas melhores bancas de Porto Velho |
Com a posse de Acir Gurgacz no Senado, o PDT cria asas na disputa do governo do estado no ano que vem, enquanto que o cassado Expedito Júnior (PSDB), desgastado com o episódio do seu afastamento, terá que refazer sua estratégia. No entanto, foi confirmada a base aliada a disposição do ex-senador em pleitear a sucessão de Ivo Cassol.
Ao contrário do Senado, onde Acir teve que lutar com unhas e dentes pra prevalecer às decisões do Judiciário, em Rondônia a Assembléia Legislativa sinaliza que dará posse ao suplente do deputado cacoalense Tucura. O jaruense Silvernani Santos (DEM-Jaru) esta otimista, assim como o presidente regional do DEM, prefeito José Bianco.
Depois do TSE cassar três governadores e inocentar outros três durante o ano, mais quatro estão na alça de mira para serem julgados ainda em 2009: Marcelo Deda (PT-Sergipe), José Anchieta (PSDB-Roraima), Ivo cassol (PP-Rondônia) e Roseana Sarney (PMDB-MA). Quem será o próximo a entrar no patíbulo?
Algumas empresas que estão se instalando em Rondônia já chegam sabendo que além dos custos normais de um empreendimento podem pagar ainda um preço político. As mordidas são grandes e quando elas (isso vai de usinas a empresas de coleta de lixo...) não são atendidas em forma de “reivindicações” os políticos ameaçam com CPIs. Em tempo: algumas CPIs de vereadores até que são “sinceras”... .
Quando as disputas são para valer os políticos brigam, fazem cara feia, falam mal do outro etc. Nas prévias programadas para Rondônia - tanto as do PMDB como as do PT – os antagonistas só faltam tecer comentários elogiosos entre si. Já observaram Sueli desancando Confúcio e vice e versa? Fátima detonando Sobrinho ou Valverde – e vice versa? Temos prévias pra boi dormir...
A disputa pelas 24 cadeiras da Assembléia Legislativa promete ressuscitar algumas lideranças, projetar outras e sepultar algumas que já estão cambaleantes. Pelas primeiras sondagens são considerados nomes poderosos para a nova legislatura o ex-prefeito Carlinhos Camurça (Porto Velho), o irmão do multimilionário Alex Testoni, Jaques Testoni (Ouro Preto, o ex-presidente da ALE Carlão de Oliveira (Alta Floresta), entre outros
O que impressiona é que existe uma verdadeira carrada de ex-prefeitos em Rondônia – e também de alguns no exercício do mandato – dispostos a ingressar na Assembléia Legislativa. A coisa vai desde Lucia Tereza (Espigão), passa por Milene Mota (Rolim), a Gilson Borges (Presidente Médici), Francisco Sales (Ariquemes) e acaba em Guajará Mirim, com Dedé de Melo.
A revista Imprensa, especializada nos assuntos relacionados a mídia focaliza como tema de capa da sua última edição, a morte do jornalismo. A reportagem enfatiza a existência de vários sintomas indicando a falência de uma das mais valiosas instituições da sociedade moderna e preconiza sua reinvenção urgente, o que de fato já começa a acontecer.
Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Constata-se uma guerra entre alguns vereadores de Porto Velho com os secretários municipais
Ressuscitar ou protegerUma espécie de primo dos pombos que desaprendeu a capacidade de voar, o pássaro dodô foi considerado extinto há séculos e só

Hildon Chaves fazendo as contas e a representatividade eleitoral da capital
Trump assustaDepois da ação cinematográfica dos EUA de sequestrar Nicolás Maduro dentro do esconderijo mais protegido na Venezuela, o mesmo pode aco

Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado
A bandeira das TRsNossa bandeira jamais será vermelha, sem dúvida, mas “Brasil” significa madeira avermelhada, da cor da brasa. A ibirapiranga é só

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou
Peixões na redeQuando for contada no futuro a história da polarização Lula x Bolsonaro, uma das conclusões será que apesar de seus adeptos se vigia
Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)