Sábado, 11 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 02/06/10


 

 

Punhal afiado

Com a disposição do ex-prefeito de Vilhena Melki Donadon (PHS) em disputar o Palácio Presidente Vargas já se antevê os seus irmãos, os deputados Marcos Donadon e Natan Donadon do PMDB afiando o punhal da traição nas costelas no ex-prefeito de Ariquemes Confúcio Moura, o postulante do PMDB. E Melki esta arruinando uma base – o Cone Sul - tida como favas contadas para os peemedebistas.

 

Contando prejuízos

Outro grande prejudicado pela candidatura Melki, que ainda tem força na região sul do estado, é o tucano Expedito Junior. Embora em baixa na política estadual, com derrotas seguidas ao governo, ao Senado e até para prefeito, Donadon tem um eleitorado fiel na sua região. onde explora bem o bairrismo local. Lá ele deve pontear a corrida sucessória estadual.

 

O contingenciamento

Ainda não se sabe direito o que o corte de R$ 7,5 bilhões no orçamento da União vai reservar para Rondônia. Mas não é difícil prever que com o contingenciamento aplicado nas emendas parlamentares de nossos deputados federais e senadores os prejuízos para o municipalismo serão enormes. Vem chiadeira dos prefeitos por aí...

 

A pressão de Serra

Graças pressão do tucano José Serra – tão criticada pelos petistas - que o presidente boliviano Evo Morales resolveu mobilizar até as forças armadas contra o crescente narcotráfico no seu país que inunda o Brasil com toneladas de cocaína. Em declaração a imprensa internacional, Morales afirmou que não tinha conhecimento do poder do narcotráfico no seu próprio país. Que pobrezinho...

 

Clima de guerra

O PMDB joga tudo pra melar a candidatura ao governo do petista Fernando Pimentel em Minas Gerais onde pretende lançar o nome do ex-ministro Hélio Costa. Já existe a ameaça até de adiamento da convenção nacional, marcada para o dia 12, caso o petista não retire sua postulação. Além de Minas, existem situações conflitantes em outros estados que precisam ser acertadas.

 

Reunião emergencial

Para resolver de vez os impasses criados nos estados, foi marcada uma reunião emergencial entre os conselhos políticos dos partidos, para o próximo dia 7. O objetivo é acertar tudo antes da convenção nacional e acomodar da melhor forma possível às situações antagônicas criadas em estados como o Rio Grande do Sul, Bahia e Rondônia.

 

Base governista

Nada mudou para a base governista com a posse do deputado estadual Valdevino Tucura (PRP-Cacoal) na Assembléia Legislativa. Ocorre que Tucura, a exemplo de Silvernani Santos (DEM-Jaru), é parlamentar do bloco governista. Além disto, também ficou decidido uma trégua entre os dois parlamentares beligerantes na justiça. Tucura concluirá o mandato sem atropelos.

 

Frente Parlamentar

Por iniciativa do deputado Vicentinho (PT-SP), entra em atividades a Frente Parlamentar Pró-Guardas Municipais no país. O organismo pretende buscar mais apoio para a criação destas entidades cujas ações serão benéficas na área de segurança pública. Boa parte das capitais já contam com as guardas, Porto Velho, ainda estuda a criação da sua.

 

Corrida sucessória

O que se vê, nos últimos dias, são os candidatos ao governo do estado com bases no interior – Ariquemes, Ji-Paraná, Vilhena e Rolim de Moura - acampando na capital. Vai ser um racha enorme no eleitorado de Porto Velho e se o petista Eduardo Valverde não melhorar sua performance em Ariquemes, Ji-Paraná e Vilhena dificilmente conseguirá atingir uma das duas vagas ao segundo turno.

 

Do Cotidiano

A pesquisa científica

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), que possui núcleos em Rondônia, Acre e Roraima, vai inaugurar 40 obras destinadas à pesquisa científica na região amazônica em 2010. Os laboratórios reúnem equipamentos e espaços que, por meio de tecnologias biológicas apropriadas, possibilitarão o estudo e a exploração das matérias-primas existentes na Floresta Amazônica.

A expectativa desta medida é grande nos meios científicos regionais, uma vez que temos ainda muita coisa para ser desvendada em termos de flora, fauna e até mesmo do que tem ocorrido com nosso meio ambiente nos últimos anos. O regime de chuvas tem se alterado ano a ano, causando surpresas desagradáveis nos estados do Amazonas, Acre e Rondônia, ocorrendo secas e enchentes inesperadas.

Os laboratórios anunciados pelo Inpa, contam com equipamentos e recursos de cerca de R$ 40 milhões, provenientes do Ministério de Ciência e Tecnologia, da Superintendência da Zona Franca de Manaus, Fundação de Amparo à Pesquisa no Amazonas, entre outros. Uma das instalações já inauguradas é o Laboratório Temático de Bioprospecção de Insetos, que ajudará os pesquisadores no desenvolvimento de estudos relacionados aos microrganismos que vivem na região amazônica.

  Em Rondônia as pesquisas serão direcionadas principalmente para o nosso Vale do Guaporé, uma das regiões mais ricas em biodiversidade em todo planeta. Lá, se encontram os ecossistemas do pantanal matogrossense e da região amazônica, formando um cenário deslumbrante, ainda pouco explorado pelo turismo rondoniense.

As pesquisas na Amazônia, em especial as rondonienses, também vãos servir para combater a biopirataria que corre solta no Vale do Guaporé e resguardar os direitos brasileiros na fabricação de remédios originados de cascas de árvores ou da extração do veneno de cobras.

 Entre os índios, caboclos e seringueiros, que vivem na floresta rondoniense, cientistas, pesquisadores e religiosos estrangeiros infestam a região coletando insetos, plantas e minérios, catalogando desde árvores frondosas, as magníficas borboletas que dão um colorido especial nas praias límpidas do rio Guaporé. Esse material é contrabandeados para os Estados Unidos, a Europa e a Ásia, onde serão transformados em remédios e patenteados por gigantescos laboratórios multinacionais.

 

Via Direta

*** O Congresso Nacional estuda a extinção dos lixões em todo o país *** O município de Porto Velho já esta botando para andar a implantação de uma usina de tratamento dos resíduos sólidos *** E nosso poluído meio-ambiente agradece *** Nos meios políticos comentou-se ontem que o PC do B poderá lançar a candidatura da vereadora Elis Regina ao Senado.

Fonte: Carlos Sperança. 
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pela crise aérea e tantas outras mazelas, o eleitorado rondoniense precisa renovar suas lideranças políticas

Pela crise aérea e tantas outras mazelas, o eleitorado rondoniense precisa renovar suas lideranças políticas

Ciência é aprender maisPara o filósofo alemão Karl Jaspers, “por definição e para sempre, as ciências são inacabadas”. Não existem, a rigor, verdad

Em alguns municípios do interior o bicho pega, com oposição feroz ao poder dominante

Em alguns municípios do interior o bicho pega, com oposição feroz ao poder dominante

O chão falaEm meio a tantas notícias negativas sobre destruição ambiental e abusos do crime organizado, a Amazônia também vive ações positivas que m

O verão conspira a favor do prefeito Hildon Chaves tão criticado pelas alagações

O verão conspira a favor do prefeito Hildon Chaves tão criticado pelas alagações

Muito a discutir“Bomba, bomba”, gritam os agitadores sensacionalistas ao chamar a atenção para mexericos, geralmente fake news. Não faltará alguém

Os caciques políticos vão fazer de tudo para derrotar Mariana Carvalho

Os caciques políticos vão fazer de tudo para derrotar Mariana Carvalho

Múltiplas tarefas“Dinheiro fede, mas eu vou querer o meu”, refrão de divertido funk de Cidinho General, insinua que não importa a origem, desde que

Gente de Opinião Sábado, 11 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)