Sábado, 13 de agosto de 2011 - 07h55
O PSD, o novo partido criado pelo prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, foi beneficiado com o arquivamento pelo TSE de representações formuladas pelos Democratas e pelo PTB alegando irregularidades no registro da nova legenda. Tem mais outras representações rolando, mas a tendência agora é o PSD se criar.
Soltando foguetes
Com tudo isso o deputado federal Moreira Mendes e o estadual Jaques Testoni já se mostram otimistas quanto ao fato da agremiação participar das eleições municipais do ano quem vem. O ato reforça a campanha de filiações e de adesões mais expressivas para a disputa das eleições municipais de 2012 em Rondônia.
As sondagensE por falar em eleições municipais, as primeiras sondagens vão confirmando os nomes (pela ordem) do deputado estadual Zequinha Araújo (PMDB), Lindomar Garçon (PV) e Fátima Cleide (PT) nas primeiras colocações na peleja pela prefeitura de Porto Velho. Nenhum nome cassolista aparece ainda no pelotão de frente da peleja sucessória.
Se depender do Congresso Nacional, o sonho da criação dos novos municípios ainda demora. Recentemente a justiça brecou a criação de vários deles no Maranhão alegando que a lei federal aprovada em 1996 até agora não foi regulamentada e que os municípios criados neste período estão irregulares. É o mesmo nó que estrangula o sonho de independência de tantas localidades rondonienses.
No Estado de Rondônia os distritos de Extrema (em Porto Velho) e Tarilândia (em Jaru) lutam há quase duas décadas pelo desmembramento. No caso de Extrema já foi realizado até plebiscito, mas a instalação do novo município continua paralisada. Já, no tocante a Tarilândia o processo não andou e acabou arquivado.
As localidades
Fora do poleiro!
As “conjuminâncias apontam para que o PT saia das eleições municipais em Porto Velho com as asas quebradas. Além de estar rachada, se a legenda chegar ao segundo turno, a tendência pelo que se vê nos bastidores, é todo mundo se unindo para desalojar os petistas do poleiro no segundo turno. Daí a necessidade da unidade petista desde já.
E os milagreiros?
O pecado fixou moradia em Jacy-Paraná. A recente matéria veiculada por este Diário exibe com clareza porque o Distrito adquiriu o apelido de “Nova Sodoma”: a prostituição, todo dia, já começa a rolar solta desde os primeiros raios do sol, naquele reino de pedófilos. Cadê os milagreiros televisivos Valdomiro Santiago, RR Soares, Edir Macedo e Malafaia para dar um jeito naquela cidade do capeta?
A aparente estagnação de cidades brasileiras de fronteira, caso de Oiapoque, em contraste com o dinamismo de cidades gêmeas localizadas em países vizinhos, foi apontada como exemplo de abandono pelo governo das amplas regiões fronteiriças por senadores que participaram recentemente de audiência pública promovida pela Subcomissão Permanente da Amazônia e da Faixa de Fronteira.
Além de afetadas por problemas como o narcotráfico, algumas regiões sofrem com a concorrência comercial do outro lado da fronteira. A cidade brasileira de Guajará Mirim (RO) está empobrecida, enquanto na boliviana Guayaramerín os brasileiros movimentam o comércio, que funciona em regime de free shop. No Sul, a cidade uruguaia de Rivera exibe mais sinais de prosperidade que a brasileira Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul. Os senadores que debateram o tema “Desenvolvimento econômico e social na faixa de fronteira” concluíram é preciso definir as regras para o funcionamento de free shops na região do Mercosul.
O governo brasileiro tem tolerado benesses para as cidades de outros paises se desenvolvam, em contraste com a miséria das nossas. Na Região Norte, um dos casos mais marcantes é de Guajará Mirim, na fronteira com a Bolívia. Sem alternativas econômicas, o município padece há quase duas décadas, com renovadas promessas de desenvolvimento projetadas através de uma ponte internacional, da implantação de uma Área de Livre Comércio e outras lorotas que acabam se esvaindo.
Há menos de um ano no cargo, o governador de Rondônia Confúcio Moura busca alternativas para promover o desenvolvimento da Guajará brasileira, transformada em mera passagem para compristas a próspera Guayaramerim, no lado boliviano.
![]() |
![]() |
Fonte: Carlos Sperança - [email protected]
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Sexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Senador Marcos Rogério na ponteira e Adailton Fúria e Hildon Chaves estão na briga pela segunda vaga
Sem ferrãoQuando até os direitos dos condenados são defendidos com apetitosas reduções de penas, como se viu no episódio da dosimetria (nome pomposo

O clima eleitoral ainda está longe de esquentar, as coalisões de Hildon Chaves e esposas concorrendo
Nó na borrachaO desenvolvimento da ciência diariamente põe abaixo antigas crenças, da mesma forma que remotamente comprovou que a lua, o sol e fenô

Super El Nino em Rondônia, Acre e Amazonas e a crise do leite
Voando altoQuem conhece a Amazônia, ainda que superficialmente, não desconhece a presença dos nevoeiros que pairam sobre a floresta. O que nem todos

Reforçando paliçadas, convenções partidárias de julho e buscando a ressurreição política
Desafio geracional Se o tão temido El Niño gigante realmente vier e em sua passagem condenar as grandes árvores amazônicas haveria algum jeito de q
Sexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)