Porto Velho (RO) terça-feira, 10 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

O nascimento do Diário + Afugentando + Estrada da penal + Estrada da penal


O nascimento do Diário + Afugentando + Estrada da penal + Estrada da penal - Gente de Opinião

O nascimento do Diário

Este que vos fala era assessor de imprensa do prefeito de Porto Velho Chiquilito Erse em 92, indicado pelo vice Amizael Silva, ambos já falecidos. Na eleição daquele ano, os dois romperam. Chiquilito apoiando Vitor Sadeck, Miza disputando a prefeitura de Porto Velho. O racha deu no que deu: a eleição do prefeito José Guedes.

Chiquilito dizia que seria um absurdo o próprio assessor de imprensa dele – no caso, eu - apoiar o vice e descer a lenha na sua gestão. Miza, o autor da minha indicação, cobrava a fidelidade pelo meu cargo na sua cota. Sinuca de bico. Com o impasse, resolveram – e aceitei - pela minha neutralidade. Deixei a Prefeitura e aceitei convite do jornal Hoje em Cascavel-PR por algum tempo.

Férias acabando em Cascavel, e já voltando em junho de 1993 a Rondônia, fui procurado pelo proprietário do Jornal O Paraná, Emir Sfair (já falecido) me falando do projeto da criação de um diário, em sociedade com seu Assis Gurgacz em Porto Velho. Como tinha participado da epopéia da criação do jornal Estadão em 80 e conhecia os quadros do jornalismo local fui escalado para a escolha da equipe. Waldir Costa já veio definido como editor, Mauro Sfair como diretor comercial e nos juntamos ao Bedin Gente Fina (Eucatur) na tarefa de tocar a coisa adiante. Assim nascia o Diário e o resto conto depois.  

......................................................

Ainda o turismo

Há pouco tempo o deputado federal Chrisóstomo (PSL-RO) fez a sua parte ao propor um debate sobre o turismo na região Norte, sobretudo em Rondônia. É um debate necessário. A maioria dos que já visitaram a torre Eiffel em Paris a estátua da Liberdade nos Estados Unidos também já ouviu falar na Amazônia, um dos assuntos mais candentes do planeta. Por que essa imensidão de turistas também não vêm para cá?

Afugentando

Uma resposta sincera poderá ofender brios e suscetibilidades, mas é necessária: não é a Amazônia que não os atrai (os turistas), é o Brasil que os afugenta. Assassinos, piratas, doenças, insegurança, ONGs e até ministros produzem diariamente carradas de más notícias que voam pelo mundo e riscam a região dos roteiros de sonhos de viagem dos turistas de todo o mundo.

Estrada da penal

Não é de hoje que se fala e se cobra com manifestações a pavimentação da estrada da penal que liga a região central de Porto Velho ao setor portuário de Nova Aliança e cujo trecho se estende até o Distrito de São Carlos, num percurso de quase 70 quilometros.  As cobranças voltaram e o governo estadual, que desde os tempos de Confucio tem o compromisso desta pavimentação esta proclastinando a coisa.

Situação dramática

 É dramática a crise de abastecimento de água em algumas regiões da capital rondoniense. O lençól freatico baixou muito obrigando os moradores a aprofundar os poços amazônicos. Como se sabe só a metade da população é atendida pela Caerd e o restante tem que se virar como pode implorando para os vizinhos e almas bondosas as chamadas bicas com o precioso liquido para os “sem água”.   

Trocando patadas

 Em menos de um ano da vitória consagradora nas urnas em Rondônia, o PSL do governador Marcos Rocha e do presidente Jair Bolsonaro se tornou um balaio de gatos enfurecidos de Pacarana a Nazaré, de Chê Guevara a Jacinopolis. De fato, todo partido que infla deste jeito esta sujeito a disputas internas. E no caso do PSL rondoniense, já se assemelha ao MDB rachado, trocando pisões.

Via Direta

*** Bem articulado, o prefeito Hildon Chaves (PSDB) prepara uma coalizão poderosa para seu projeto de reeleição *** Os deputados federais Leo Moraes e Nazif estão no seu pé, mas o maior perigo é o surgimento de uma cara nova e pitoca para assombrar o alcaide no ano que vem *** Rondônia nos últimos pleitos vem se consagrando pela renovação dos quadros políticos, em alguns casos com qualidade outros não *** Em 2020 diga não aos vereadores chupins na capital que se elegem só para fazer negócios, esquecendo das necessidades da população.  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Carlos Sperança

Dubai na berlinda + Olho vivo no Confúcio + Hildo e o Beira-Rio + Curva de rio

Dubai na berlinda + Olho vivo no Confúcio + Hildo e o Beira-Rio + Curva de rio

Dubai na berlinda Em junho, quando já parecia encerrada a confusão criada pelo ministro Paulo Guedes em sua obsessão para dar fim à Zona Franca de

Apocalipse climático + Orçamentos 2020 + Questão de economia + Cartilha da reeleição

Apocalipse climático + Orçamentos 2020 + Questão de economia + Cartilha da reeleição

Apocalipse climático Prevista inicialmente para se realizar no Brasil, a 25ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP25) foi em

Infeliz ano novo + Baita coalizão + Novo desafio na EFMM + A composição em Ariquemes

Infeliz ano novo + Baita coalizão + Novo desafio na EFMM + A composição em Ariquemes

Infeliz ano novo Governantes e cientistas, milênios a fio, alguns se sentindo representantes diretos na Terra das divindades que cultuavam, promete

Aquecimento de recursos + O novo MDB? + CPI da Energisa + Quinhão da educação

Aquecimento de recursos + O novo MDB? + CPI da Energisa + Quinhão da educação

Aquecimento de recursosConta-se que, durante a ditadura, o ministro da Justiça brasileiro, Armando Falcão, riu ao ser apresentado ao ministro da Ma