Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

ELEIÇÕES 2010: Ivo Cassol já pressiona Expedito para aceitar dobradinha ao Senado



Ao mesmo tempo em que desenvolve uma verdadeira blitz no estado pra impulsionar o nome do seu ungido, o vice-governador João Cahulla (PPS), na disputa ao governo nas eleições de outubro, o governador Ivo Cassol começa a pressionar o ex-senador Expedito Júnior (PSDB) para que aceite sua proposta de uma dobradinha ao Senado. O governador entende que esta seria a configuração de pré-candidaturas mais forte da base aliada para derrotar a oposição. 

Como senador, Expedito tinha boas cartas na manga para resistir às investidas do governador e se garantir na peleja. Sem o cargo, e perdendo apoio de lideranças da base aliada que começam a se comprometer com a dupla Cassol/Cahulla, ele se transformou numa presa fácil para Ivo, que como uma enorme sucuri já deu uma laçada no tucano. Começa, por conseguinte, o processo de asfixia da candidatura Expedito, já que sem apoio de Cassol dificilmente encontrará recursos para bancar uma campanha tão dispendiosa. Sendo postulante ao Senado, praticamente não gastaria nada. 

Para garantir o vice-governador João Cahulla a um provável segundo turno em Rondônia é essencial para os governistas afastar Expedito da disputa, já que ambos correm na mesma raia e um prejudicaria outro, num processo de autofagia. Neste momento Júnior já é tratado como adversário, pois Ivo diz em claro e bom som que quem é comprometido com a seqüência do seu governo é mesmo Cahulla. No entanto, Expedito seria recebido de braços abertos para a dobradinha a Câmara Alta. 

Do lado do tucano, não se vê disposição alguma em atender a conclamação do governador. Expedito, evita ser definitivo na resposta a Ivo e catimba o jogo por uma questão de necessidade. Primeiramente, porque pode ser beneficiado pela decisão do TSE que envolve a casacão da dupla Ivo/Cahulla, cuja degola tiraria o vice governador do páreo, podendo o agora adversário se transformar até em aliado. 

Se não sair a cassação de Cahulla, cuja definição deverá ocorrer até fevereiro, então a situação de Expedito ficará complicada de vez com o Palácio Presidente Vargas. Mesmo porque, todo mundo já sabe: Ivo joga bruto, joga para vencer e vai atropelar até ex-aliados, se for necessário. 

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br 
www.gentedeopiniao.com.br  -  www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/ 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Constata-se uma guerra entre alguns vereadores de Porto Velho com os secretários municipais

Constata-se uma guerra entre alguns vereadores de Porto Velho com os secretários municipais

Ressuscitar ou protegerUma espécie de primo dos pombos que desaprendeu a capacidade de voar, o pássaro dodô foi considerado extinto há séculos e só

Hildon Chaves fazendo as contas e a representatividade eleitoral da capital

Hildon Chaves fazendo as contas e a representatividade eleitoral da capital

Trump assustaDepois da ação cinematográfica dos EUA de sequestrar Nicolás Maduro dentro do esconderijo mais protegido na Venezuela, o mesmo pode aco

Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado

Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado

 A bandeira das TRsNossa bandeira jamais será vermelha, sem dúvida, mas “Brasil” significa madeira avermelhada, da cor da brasa. A ibirapiranga é só

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou

Peixões na redeQuando for contada no futuro a história da polarização Lula x Bolsonaro, uma das conclusões será que apesar de seus adeptos se vigia

Gente de Opinião Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)