Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Com um quadro político nublado, políticos entram julho, em compasso de espera



Com um quadro político todo nublado, as lideranças políticas entram em neste mês de julho, em compasso de espera quando ao lançamento de candidaturas ao governo e ao Senado. Todo mundo esta no aguardo das definições em torno dos processos de cassação que envolve o governador Ivo cassol (PP) e o senador Expedito Júnior (PR). 

Enquanto nada se define, temos uma chuva de especulações, a começar na Assembléia Legislativa, onde alguns deputados mais apressados já fazem as contas, levando em consideração a provável saída do governador Ivo Cassol, do Palácio Presidente Vargas. 

Pela ótica palaciana, havendo cassação quem assume o cargo é o atual presidente da Assembléia Legislativa Neodi Carlos de Oliveira (PSC-Machadinho do Oeste), em eleição que envolve os 24 deputados, cedendo a presidência do parlamento estadual ao deputado estadual Miguel Sena (PV). Neste quadro, o candidato ao governo da base aliada, seria então, Neodi Carlos.. 

Os petistas acreditam que a cassação de Ivo e Cahula ensejaria a ascensão da senadora Fátima Cleide. Sendo assim, ela teria a primazia da candidatura ao governo, ficando o prefeito Roberto Sobrinho no aguardo de uma nova oportunidade, enquanto o deputado federal Eduardo Valverde poderia sair ao Senado ou a reeleição. 

Fora do âmbito de cassolistas e petistas, o PDT aguarda a ascensão do senador Acir Gurgacz, presidente regional da agremiação para entrar no jogo, como uma terceira via. DEM, PSDB e PPS, também se articulam num agrupamento, onde esta o cacique José Bianco, um grande articulador que sabidamente também tem pretensões ao Senado, ou no seu retorno ao palácio Presidente Vargas. 

Seja na peleja ao governo, na disputa ao Senado onde já se definiu uma grande batalha entre o atual governador Ivo Cassol (PP) e o senador Valdir Raupp (PMDB), chama atenção à entrada de pesos pesados da política regional na disputa das 24 vagas da Assembléia Legislativa. Os ex-prefeitos Carlinhos Camurça (Porto Velho), Sueli Aragão (Cacoal) e Melki Donadon (Vilhena), todos do PMDB, vão puxar muito voto de legenda para a agremiação. 

Para fazer frente a este escrete de ouro do PMDB, o governador Ivo Cassol esta escalando 22 secretários estaduais e regionais, além da sua irmã Jaqueline Cassol, visando puxar votos para a base aliada. O PT, do prefeito Roberto Sobrinho, também não fica atrás: esta projetando uma dúzia de secretários da sua base de sustentação pra não fazer feio. Vai ser bonito de ver...

Fonte: Carlos Sperança / www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br 
[email protected] 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Senador Marcos Rogério na ponteira e Adailton Fúria e Hildon Chaves estão na briga pela segunda vaga

Senador Marcos Rogério na ponteira e Adailton Fúria e Hildon Chaves estão na briga pela segunda vaga

Sem ferrãoQuando até os direitos dos condenados são defendidos com apetitosas reduções de penas, como se viu no episódio da dosimetria (nome pomposo

O clima eleitoral ainda está longe de esquentar, as coalisões de Hildon Chaves e esposas concorrendo

O clima eleitoral ainda está longe de esquentar, as coalisões de Hildon Chaves e esposas concorrendo

Nó na borrachaO desenvolvimento da ciência diariamente põe abaixo antigas crenças, da mesma forma que remotamente comprovou que a lua, o sol e fenô

Super El Nino em Rondônia, Acre e Amazonas e a crise do leite

Super El Nino em Rondônia, Acre e Amazonas e a crise do leite

Voando altoQuem conhece a Amazônia, ainda que superficialmente, não desconhece a presença dos nevoeiros que pairam sobre a floresta. O que nem todos

Reforçando paliçadas, convenções partidárias de julho e buscando a ressurreição política

Reforçando paliçadas, convenções partidárias de julho e buscando a ressurreição política

Desafio geracional Se o tão temido El Niño gigante realmente vier e em sua passagem condenar as grandes árvores amazônicas haveria algum jeito de q

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)