Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Bianco Hitchcock sabe valorizar os Democratas


 Bianco Hitchcock sabe valorizar os Democratas - Gente de Opinião

Nosso Hitchcock

Político veterano, catimbeiro como um centroavante argentino, o mago do suspense José Bianco, atual prefeito de Ji-Paraná, com redutos bem firmados na região central e na capital, vai enrolando suas definições para o pleito 2012. Bianco Hitchcock sabe valorizar os Democratas.

 



 

Bianco Hitchcock sabe valorizar os Democratas - Gente de OpiniãoNo PMDB

Visando as prévias do PMDB na capital, o Dr. José Augusto, pré-candidato do partido abriu conversações com correligionários. Ele conta com boa base de apoio para ter seu nome sacramentado nas convenções municipais de julho. Seus concorrentes são Valni Cavalheiro e Edson Duarte.

 

Bianco Hitchcock sabe valorizar os Democratas - Gente de OpiniãoPrisão e caixão

Entusiasmado com os bons resultados no combate ao crime em Rondônia, principalmente com a prisão de duas quadrilhas que estavam arrombando caixas eletrônicos com dinamite, o secretário de segurança Marcelo Bessa advertiu aos bandidos de plantão: que se regenerem, porque aqui o destino deles é “a prisão ou o caixão”.

 
 

Gente de OpiniãoRompimento

O Frentão, a coalizão formada por um grupo de partidos, implodiu ontem. O presidente regional do PR Miguel de Souza, pré-candidato a prefeito, farto das trairagens das siglas aliadas optou pela ruptura. O copo transbordou com o anuncio do PSDB que dividiu o bloco de vez ao anunciar cinco pré-candidatos.

 

Gente de OpiniãoSiglas nanicas

A Frente Nanica, formada pelo PMN, PSL, PRB, PTN e PRB nega a intenção de negociar com partidos de ponta e garante que seu pré-candidato a prefeito é o vereador Mário Sérgio. Desde que mundo é mundo os partidos nanicos funcionam como siglas de aluguel. Desta vez garantem que será diferente!

 

Bianco Hitchcock sabe valorizar os Democratas - Gente de OpiniãoNa Processante

Com a indicação do deputado estadual Adelino Follador (DEM-Ariquemes), a Comissão Processante da Assembléia Legislativa ganhou um representante com credibilidade e imbuído a fazer justiça no caso dos deputados envolvidos na Operação Termópilas. Follador garante que dará uma resposta à altura.

 
 

As festividades

O grupo Eucatur esta em preparativos para festejar mais um aniversário de existência neste sábado, dia 31 de março. Com presença na maioria dos estados do país, marcadamente no Paraná e Rondônia, a empresa  que nasceu em Cascavel (PR), sob o comando do seu Assis,  e ganhou asas em Rondônia nos anos 70 e 80.

 
 

Nas paradas

O apresentador Dalton do Franco, provável candidato a prefeito pelo PDT, abriu visitações aos bairros, entidades e principalmente aos dirigentes do socialismo moreno que vão decidir o nome do partido nas convenções de julho. O ex-deputado esta otimista e já discute alianças em busca de um vice.

 
 

Clãs políticos

Os clãs políticos do estado começam a definir seus jogos de estratégias para as eleições de outubro. Na região de Ariquemes, onde o cacique Ernandes Amorim e sua filha Daniela estão impedidos de concorrer pela justiça, à família que já tem um prefeito na região, tentará outro, em Alto Paraíso, com Helma Amorim.

 

 
 

Do Cotidiano

Um nó no saneamento

Batida e repisada tantas vezes nas duas gestões do então presidente Luis Inácio Lula da Silva, a universalização do abastecimento de água e coleta domiciliar de esgoto no Brasil ainda esta muito longe de acontecer. Se estados mais tradicionais, como o Paraná, ainda conta em seu território com municípios distantes de atingir as metas governamentais, o que se pode dizer do que ocorre em Rondônia, Acre, Amazonas, Amapá e Roraima?

Recente pesquisa do IBGE aponta que o país dificilmente conseguirá atingir este objetivo até 2030. Em Rondônia, apenas Cacoal tem condições de alcançar antecipadamente a meta, já que é a cidade melhor dotada de infra-estrutura em termos de água e esgoto em toda região Norte.

Mas, o que dizer da pujante Porto Velho, com menos de quatro por cento de domicílios atendidos pela rede de esgoto? Com a metade da sua população de 430 mil habitantes - contabilizada pelo IBGE em 2010 - sem água encanada?

Com uma gigantesca migração nos últimos dois anos - que já começa a despencar - a capital rondoniense se transformou num poço de problemas sanitários, já, que a falta de saneamento influencia diretamente no aumento de pacientes com doenças gastrintestinais nos postos de saúde.

Também Ji-Paraná, o pólo regional mais importante do estado, com uma população próxima dos 120 mil habitantes, padece com a questão de infra-estrutura e saneamento básico. Se na distribuição de água, o município teve bons avanços nos últimos anos, já no quesito esgoto tratado, a cidade com quase quatro décadas de emancipação, esta atolada, como uma vaca no brejo.

Como Ji-Paraná, outros importantes municípios do estado, como Ariquemes e Vilhena, lutam contra a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia-Caerd para que os serviços sejam  municipalizados ou privatizados.  Neste caso, as redes seriam instaladas em parcerias públicas privadas.

O nó gordio criado em Rondônia é a estatal rondoniense que trata do saneamento. A companhia, criada ainda nos idos de território foi arrebentada por sucessivas administrações perdulárias, transformada em cabide de empregos pelos políticos.

 

Via Direta

 
Bianco Hitchcock sabe valorizar os Democratas - Gente de Opinião***Os servidores da ALE ofereceram um café da manhã reforçado para os deputados estaduais ontem *** Em abril a Câmara dos Deputados define as regas para os compra terras por estrangeiros*** O assunto interessa sobremaneira a região amazônica.   

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pau cantando em cima de Paulo Moraes Filho e em Jaime Gazola

Pau cantando em cima de Paulo Moraes Filho e em Jaime Gazola

Taxa de repetiçãoMais que profetas, visionários ou instrumentos capazes de prever desastres ambientais, a escassez (e em consequência e elevação de

Vitória nacional e a força dos migrantes

Vitória nacional e a força dos migrantes

Vitória nacional Uma grande conquista é o mínimo que se pode dizer da criação da primeira registradora nacional de créditos de carbono do Brasil, a

Se Marcos Rocha fosse desistir, Luana e Sandro, seus familares, teriam paralisado suas campanhas

Se Marcos Rocha fosse desistir, Luana e Sandro, seus familares, teriam paralisado suas campanhas

A mandioca é nossaEm todos os setores, diariamente são comunicadas novas descobertas sobre a Amazônia. Isso não significa que só agora ocorrem desc

Cenário nebuloso em Rondônia e o racha bolsonarista

Cenário nebuloso em Rondônia e o racha bolsonarista

Pregando no desertoA expressão vem da profecia de João Batista, em um tempo no qual as caravanas na Judeia concentravam pessoas para viagens cruzan

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)