Porto Velho (RO) quarta-feira, 14 de novembro de 2018
×
Gente de Opinião

Beto Bertagna

Arqueologia brasileira e rondoniense perde Maria Lúcia Pardi


Arqueologia brasileira e rondoniense perde Maria Lúcia Pardi - Gente de Opinião

Faleceu neste sábado (23) em Brasília / DF a arqueóloga Maria Lucia Pardi, Mestre em Gestão de Patrimônio Cultura...

Faleceu neste domingo (24), às 7:50 hs, em Brasília / DF a arqueóloga Maria Lucia Pardi, três dias após ter comemorado o seu aniversário.  Pardi em seus momentos finais estava cercada pelo carinho de seus filhos, Yuri e Mayara,  familiares e entes queridos.

Mestre em Gestão de Patrimônio Cultural com concentração em arqueologia pela UCG/GO, Bacharel em Arqueologia pela Universidade Estácio de Sá (1984).trabalhou 23 anos no Iphan – Instituto do Patrimonio Histórico e Artístico Nacional. Atualmente trabalhava do Ministério da Cultura. Membro da SAB – Sociedade de Arqueologia Brasileira na gestão 2009-2011 e do grupo de estudosrqueologia Brasilia. Atuava principalmente na area de politicas publicas, gestão de bens arqueológico, projetos de pesquisa cientifica para preservação do patrimônio, sistemas de informação informatizados e turismo cultural em areas com arte rupestre.

Segundo o ex-Superintendente do IPHAN em Rondônia, Beto Bertagna é uma enorme perda para a arqueologia e a ciência e pesquisa brasileira.

Em Rondônia, Pardi implantou a gestão do patrimônio arqueológico no Estado , rico em sítios milenares.  ” A região central de Rondônia possui uma alta densidade de sítios arqueológicos de grafismos rupestres diversificados. Acreditamos que a área foi densamente ocupada e utilizada como refúgio e trânsito entre diferentes ambientes, como indicam as teorias que apontam a região como o centro de dispersão dos povos tupi que circulavam por todo o território nacional. ” Pardi colaborou na identificação deste rico patrimônio na elaboração de parceiras com associações de moradores, comunidades e trouxe uma nova luz para a arqueologia no Estado

A arqueóloga Maria Lúcia Pardi, do IPHAN dizia que ” este é um pedacinho do Brasil que foi descoberto e que precisa ser preservado, pois representa um tesouro cultural de valor inestimável. ”

Pardi esteve à frente do projeto desde sua implantação e viu com alegria a organização da comunidade, se articulando  para receber recursos federais, estaduais e municipais para a preservação do patrimônio , explorando-o de forma controlada e responsável.

Adeus, Pardi. E obrigado por tudo o que fez pelo patrimônio cultural brasileiro, em especial o arqueológico de Rondônia. (Fonte: Beto Bertagna).

Arqueologia brasileira e rondoniense perde Maria Lúcia Pardi - Gente de Opinião

Entrevista da arqueóloga Maria Lucia Pardi concedida a TV Rondônia en 2006

Entrevista na mídia televisiva de Rondônia, em 09/10/2006, sobre a implementação de políticas para gerenciar a preservação do patrimônio arqueológico do estado. O Iphan atua em cooperação com a recém criada Superintendência Regional de Rondônia, na gestão Beto Bertagna e a Gerencia de Arqueologia do Iphan em Brasília , possibilitando à arqueologa M.Lucia Pardi efetuar palestras , gestões, vistorias , fomento à pesquisa acadêmica e formação de pessoal, assim como desenvolver projetos que visam identificar, cadastrar , proteger e promover a visitação educativa de sítios arqueológicos, grande riqueza cultural do estado.Material divulgado em função das atividades de difusão sobre políticas culturais de arqueologia e patrimônio desenvolvido pelo Instituto Brasilis, em atividade sem fins lucrativos www.arqueologiabrasilis.com.br

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Beto Bertagna

Arquitetura em Porto Velho - Por Beto Bertagna

Por Giovani Barcelos A arquitetura de Porto Velho merece uma discussão mais aprofundada, pois mistura estilos americano, inglês, europeu e, claro, loc

Túnel do Tempo : km 0 da EFMM, 2010 - Por Beto Bertagna

Túnel do Tempo : km 0 da EFMM, 2010 - Por Beto Bertagna

Túnel do Tempo : km 0 da EFMM, 2010 Fonte: Blog Beto Bertagna a 24 quadros

'O Número', um curta de Beto Bertagna neste domingo na TV Cultura do Pará

'O Número', um curta de Beto Bertagna neste domingo na TV Cultura do Pará

  Neste domingo,11, de Círio de Nazaré, a TV Cultura do Pará apresenta o programa Cultura.Doc. às 21h com a exibição de dois filmes  que foram apresen