Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Francisco Aroldo

LANÇADAS AS BASES DO TERCEIRO CONSORCIO INTERESTADUAL DO BRASIL


LANÇADAS AS BASES DO TERCEIRO CONSORCIO INTERESTADUAL DO BRASIL - Gente de Opinião
Em meados do ano de 2.018 eu escrevi alguns artigos sobre a criação dos primeiros dois consórcios interestaduais do Brasil, o Brasil Central e o Consórcio Interestadual da Amazônia Sustentável; muito bom, agora, em março deste ano, diante do amplo debate pós carnaval sobre as reformas na previdência brasileira, os governadores eleitos dos nove (09) estados do nordeste desse país continental lançam as bases da formalização de um terceiro consorcio.
A ideia até aqui dos três entes públicos é: criar um instrumento político e jurídico de cooperação regional que visa ao fortalecimento regional e à proteção e promoção dos direitos sociais, pode até ser, mas pode ser também as bases de fortalecimento dos movimentos separatistas que iniciaram em 2014 e 2015.
Isso poderá ser uma tremenda novidade no segundo semestre de 2019 ou no primeiro semestre de 2020.
Esse Consórcio novo, segundo os governadores nordestinos, terá entre as várias estratégias de promoção das politicas públicas e do desenvolvimento social e econômico da região, o diálogo permanente com os 153 deputados e 27 senadores representantes do povo daquelas paragens de solo árido, muitas praias e pouca adesão aos pensamentos atuais da "República Bolsonariana"; segundo documento assinado pelos governantes eles devem apenas à população dos seus estados os seus mandatos e que estarão unidos para que façam frente (bloco) aos "retrocessos" embutidos nas propostas atuais do governo federal.
Realmente são tempos difusos, confusos, parafusos, porcas e arruelas espalhadas.
Quero ver quem saberá realmente montar esse novo quebra-cabeças republicano.
Deus salve o Brasil!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sobre o orçamento de Rondônia para 2026

Sobre o orçamento de Rondônia para 2026

Caros amigos e minhas amigas, leitores dessa minha coluna desde 2014, e os novatos também. A graça e a Paz do Senhor, sem Ele, nada, com Ele, tudo.Di

As voltas que o mundo dá em ciclos de 100 anos

As voltas que o mundo dá em ciclos de 100 anos

Estamos na reta final desse mês de outubro do ano auspicioso de 2025, caminhando para essa tão desejada próxima década; para uns em razão de esperan

Lançamento oficial do novo livro digital do economista Francisco Aroldo

Lançamento oficial do novo livro digital do economista Francisco Aroldo

Aconteceu nesta sexta-feira (29/08/2025), as 16 horas, no Auditório do CDL Porto na avenida Carlos Gomes 1490 com a participação de membros da Diret

Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) de Rondônia no ano de 2024

Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) de Rondônia no ano de 2024

O estado de Rondônia continua mantendo seu lugar privilegiado como o segundo estado da Região Norte do Brasil no ranking do Valor Bruto da Produção

Gente de Opinião Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)