Porto Velho (RO) quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020
×
Gente de Opinião

Aroldo Vasconcelos

Grupo de empresários de Rondônia tem nova agenda em Brasília


Grupo de empresários de Rondônia tem nova agenda em Brasília - Gente de Opinião

O grupo de Empresários e lideranças dos diversos setores produtivos de Rondônia já está buscando nova agenda no Distrito Federal. Desta vez as reuniões serão com o presidente da Câmara dos Deputados e com o presidente do Senado Federal.

No dia 30 de julho o presidente Jair Bolsonaro recebeu no Palácio do Planalto, a comitiva de empresários rondonienses para tratar de um documento resumo das principais ações de governo que deverão promover a desoneração fiscal e tributária, ampliar o ambiente de negócios, ampliar a base do emprego e do trabalho no campo e nas cidades, e certamente promover, pelas ações de infra-estrutura dos portos e rodovias a ampliação das atuais taxas de crescimento do PIB do estado de Rondônia que já está no patamar dos 40 bilhões.

As audiências estão sendo agendadas e acompanhadas pelo deputado Coronel Chrisóstomo de Moura (PSL-RO), e a comitiva do chamado Grupo de Ação Empresarial do Estado de Rondônia (GAERO) terá mais uma vez a participação das principais lideranças do setor privado.

Em conversa hoje com o  empresário do setor do comercio aqui da nossa capital, Francisco Holanda, que integrou a comitiva, defensor dessas agendas e do documento resumo do progresso de Rondônia, disse que possivelmente já nessa próxima quinzena haverá confirma dessas audiências.

O documento elaborado por equipe técnica capacitada, recebeu informações e sugestões de todos os segmentos econômicos ao longo dos últimos 12 (doze) meses, sendo um registro favorável ao empreendedorismo e a abertura comercial para os produtos de Rondônia para alavancar projetos de geração de riqueza e promoção da renda em todos os municípios nos próximos anos.

Será bastante oportuno que essas agendas possam influir e colaborar com o planejamento plurianual (PPA) a nível federal e também em nível local; segundo o empresário Jaime Bagattoli esse é um dos principais objetivos dessa ação organizada.

Outra liderança que faz uma defesa incondicional da ampliação do porto de Guajará-Mirim e a construção de outro porto em Costa Marques, Cesar Cassol, signatário do pedido de audiências em Brasilia-DF, disse que esses são projetos importantes para ampliar os negócios entre o Brasil e a Bolívia na próxima década. "A indústria de Rondônia tem diversos produtos para vender ao País vizinho, mas a burocracia emperra os negócios. 

Na audiência com o presidente Bolsonaro, registramos que o nosso vice-governador, empresário José Jodan entende que essa abertura comercial dará a Rondônia possibilidades reais de ampliar as vendas e aumentar a receita, pois exportará além da Bolívia, para outros países como Peru e Chile que estariam na mesma rota.

Os temas pelo visto são bastante oportunos e no momento em que as autoridades do orçamento e do planejamento nacional e do estado debruçam sobre projetos, planos e programas, é certo que a defesa do setor de investimentos, de produção e de comercialização de bens de consumo e dos serviços sob todos os aspectos, estará dando o tom para o desenvolvimento sustentável de nossa amada Rondônia.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Aroldo Vasconcelos

Propostas para o desenvolvimento da Amazônia - 04

Propostas para o desenvolvimento da Amazônia - 04

Neste artigo vou economizar na introdução visto que os leitores que aqui chegaram devem ter lido em outros momentos quais os objetivos e como se com

Propostas para o Desenvolvimento - 03

Propostas para o Desenvolvimento - 03

Começo este terceiro artigo provocando a sua opinião a respeito das inúmeras possibilidades de transformação para a próxima década aqui, na nossa Amaz

Propostas para o desenvolvimento da Amazônia brasileira-02

Propostas para o desenvolvimento da Amazônia brasileira-02

Estamos aqui, juntos, pela Graça de Deus, no primeiro mês do ano de 2020, preparando os rumos da próxima década do maravilhoso século XXI.De minha par

Programa PRAHNA 2020

Programa PRAHNA 2020

Neste tema tão abrangente e deveras reticente