Porto Velho (RO) segunda-feira, 10 de agosto de 2020
×
Gente de Opinião

Aroldo Vasconcelos

CONVIVER E APRENDER DA MENTE CRIATIVA RENDE MAIS.


 

Recebi de um amigo economista de Maceió um texto maravilhoso que resolvi resumir para os amigos leitores aqui de nossa querida Rondônia. Cada um tire suas conclusões e acertos no seu próprio relacionamento com gente criativa. Tem um porcentual expressivo dessas pessoas em cada canto e rogo pelo encanto de sua convivência. Abraços e feliz entradas de março.

 

1. Pessoas criativas se inspiram nas horas mais improváveis -A verdade é que ninguém sabe quando a próxima grande ideia vai chegar. Isso também serve para os criativos, mas eles sabem que uma hora a ideia chega. Sem mais nem menos, ela chega.

 

2. Eles sonham acordados - Os criativos podem estar onde quiserem a qualquer momento. Calma, não estou falando de teletransporte. Eles simplesmente se perdem em suas próprias imaginações… e o pior, isso pode acontecer enquanto conversam com você. Faz parte.

 

3. Eles ficam entediados facilmente - É impressionante como essas pessoas precisam de estímulos quase que constantes para se manterem ativas e alertas. É muito difícil que consigam prestar atenção em algo que não estão interessados. Déficit de atenção ou não, isso faz parte dos criativos.

 

4. Eles enxergam o mundo com os olhos de uma criança - Uma parte deles nunca amadurece e isso talvez seja o real segredo para a criatividade. Eles observam o mundo com os olhos curiosos de uma criança.

 

5. Eles vão falhar… assim como vão tentar novamente depois -Criatividade não significa que você está imune a falhas e erros. Assim como as outras pessoas, os criativos também sofrem derrotas na vida… mas o grande segredo é que eles não param em qualquer rejeição. Eles levantam e tentam de novo.

 

6. Eles escutam que devem arrumar um trabalho de verdade -Muitos criativos não se animam com trabalhos convencionais. Eles querem algo novo, diferente, desafiador… e isso pode ser motivo para sempre ouvir que devem procurar um trabalho de verdade. Meh.

 

7. Eles seguem seus corações - Há quem diga que as pessoas criativas têm uma tendência de assumir mais riscos e não se preocupar com problemas. Isso pode trazer inúmeros desafios, mas também muito mais satisfação.

 

8. Eles se perdem no tempo - Não há nada mais prazeroso para os criativos do que criar algo que realmente importe para eles. Isso pode fazer com que esqueçam de comer, beber e até dormir. Quando as ideias fluem, nada mais importa.

 

9. Eles trabalham quando os outros estão dormindo… e dormem quando os outros estão trabalhando - Os horários convencionais não se encaixam na agenda dos criativos. Eles fazem as coisas quando é melhor para eles.

 

10. Eles enxergam oportunidades onde os outros veem dificuldades - A maioria dos criativos sabe que o copo está meio cheio.

 

11. Eles se apaixonam por suas criações em um dia e no outro as odeiam como nunca antes - Isso é um mistério, mas há algo que deixa os criativos inconstantes sobre seus trabalhos.

 

12. Eles odeiam suas criações em um dia e no outro estão completamente apaixonados por elas - Assim como o #11. Uma loucura.

 

13. Eles são humildes e orgulhosos ao mesmo tempo - Pessoas criativas sempre estão dispostas a aprender, mas são extremamente orgulhosas quando se trata de suas ideias.

 

14. Eles estão sempre à procura de novas formas de se expressar - A busca por novidades nunca para. Qualquer que seja o criativo, ele sempre vai procurar (e encontrar) novas formas de expressar o que pensa e sente.

 

15. Eles procrastinam - Eles vão cumprir horários e entregas, mas é provável que tudo fique para o dia anterior. Ou para as últimas horas.

 

16. Eles veem o outro lado da moeda - Os criativos sempre observam situações de diferentes pontos de vista.

 

17. Eles não gostam de limites - Regras e limites, definitivamente, não foram feitos para criativos. É por isso que algumas vezes eles são vistos como rebeldes.

 

18. Eles não costumam gostar de números - Tente obrigar pessoas criativas a estudar matemática e veja como elas odeiam números.

 

19. Eles são grandes observadores - Qualquer coisa pode servir de inspiração para os criativos, por isso estão sempre observando pessoas e situações. Até os mínimos detalhes.

 

20. Eles estão sempre buscando novas experiências - Fugir da rotina é uma ótima maneira de se manterem motivados. Lembra do #3?

 

21. Eles recomeçam tudo de novo - O recomeço não é um medo de pessoas criativas. Se algo não está bom, recomeçar tudo de novo de um jeito melhor não é um problema.

 

22. Eles amam - Eles amam a vida, as pessoas, os animais, a natureza… eles amam tudo que é belo e puro. O amor dos criativos pela vida é contagiante e realmente pode transformar relacionamentos. Fique próximo de pessoas criativas, elas vão fazer sua vida um pouco mais interessante.

 
 
 
Prof. Francisco Aroldo Vasconcelos de Oliveira
Economista para o Terceiro Setor
Registro no CORECON - 462
"Abrirei os meus lábios, propondo parábolas;
revelarei o que estava oculto desde a criação do mundo."
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Aroldo Vasconcelos

Porque não um imposto único de verdade no Brasil?

Porque não um imposto único de verdade no Brasil?

Estamos chegando ao final do mês maravilhoso de julho de 2020, e, de novo, e de novo, vemos propostas de reformas sendo discutidas em Brasília DF e

A grande saída para o trabalhador pode ser as cooperativas

A grande saída para o trabalhador pode ser as cooperativas

Esse final de semana saiu no BBC News que na Europa e também aqui nas nossas grandes capitais do sudeste o fato dos rendimentos caírem em média 30% e

O alto preço da prosperidade a qualquer custo

O alto preço da prosperidade a qualquer custo

Muitos homens e mulheres, muitas tribos, cidades, nações e governos têm entrado para a história da humanidade. Existem inúmeros registros ao longo d

Falando aqui sobre o Projeto AMACRO

Falando aqui sobre o Projeto AMACRO

Ano passado eu escrevi dois artigos sobre a importância de uma coalisão entre os estados do Amazonas, Acre e Rondônia, especialmente na região geogr