Porto Velho (RO) segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019
×
Gente de Opinião

Aroldo Vasconcelos

Consorcio Amazônia Sustentável do Brasil vai decolar?


Consorcio Amazônia Sustentável do Brasil vai decolar? - Gente de Opinião
Janeiro já está caminhando para o final e até ontem nenhum dos governadores dos 09 (nove) estados que formam o Consorcio Amazônia Sustentável do Brasil deu depoimento sobre quais os projetos, quais são as equipes de trabalho e nem qual daqueles será o presidente da agremiação pública este ano.

Parece mesmo estranho. Pois o resultado da formação dessa associação pública é fruto de 11 (onze) anos de intenso trabalho pelo Fórum de Governadores da Amazônia o qual conseguiu emplacar por meio do Plano Amazônia Sustentável (PAS) no ano de 2017 um protocolo de intenções que após ser exaustivamente analisado e devidamente aprovado por todas as assembleias legislativas dessa continental região, foram oficializadas como uma entidade representativa dos anseios de desenvolvimento do povo amazônida.

Os governadores do consorcio se revezam no comando em mandatos de 01(um) ano cada gestão.

O outro consorcio também criado nestes moldes foi o Brasil Central que anda a todo o vapor.

A região em questão é lugar sagrado para ambientalistas de todas as matizes e também é o lar de mais de 30 milhões de brasileiros que por meio de uma economia das águas e das florestas, promove uma ideia geral de desenvolvimento com sustentabilidade que não existe em outras bandas desse planeta.

Por essas e inúmeras outras razões é que estranha o fato de que a ultima reunião desse importante consórcio tenha ocorrido no final do mês de maio em Palmas no estado do Tocantins e nesses 10 (dez) meses, apesar de sabermos que houve copa do mundo e eleições, mas não cremos que justifica a placidez e o marasmo.

O Brasil urge.

Começamos novos tempos.

Avante Consorcio da Amazônia, pela ordem e pelo progresso do povo.

Não podemos esquecer que esse ano teremos a elaboração e a devida aprovação do Planejamento Plurianual (PPA) em todos os estados e que uma ampla revisão do referido programa PAS já está em andamento pela equipe econômica do novo ministro Paulo Guedes.

O trabalho já iniciado em meados de 2016 será bastante útil para um novo desenvolvimento nestas paragens tropicais.

Graça e Paz.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Aroldo Vasconcelos

Fevereiro de todos os Santos

Fevereiro de todos os Santos

Novos governantes com agendas cheias de poder e estratégias

Exportações em Rondônia: crescimento de mais de 15%

Exportações em Rondônia: crescimento de mais de 15%

Carne bovina quem domina a balança comercial.

As exportações de carne brasileira em 2018

As exportações de carne brasileira em 2018

A carne bovina fechou 2018 com o excepcional saldo positivo de mais de 1,64 milhão de toneladasexportadas, significando um volume 11% superior às vend

Três pensamentos e um pedido para 2019

Três pensamentos e um pedido para 2019

Nas primeiras horas de todo ano novo, tem muita gente que acredita em simpatias, faz parte do nosso jeito de ser brasileiro; eu também acredito, por i