Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Aroldo Vasconcelos

Brasil vai encerrar 2019 com um novo desenho


Brasil vai encerrar 2019 com um novo desenho - Gente de Opinião
Eu tenho falado aos meus alunos, em minhas palestras e escrito em meus artigos desde 2016 sobre os consórcios interestaduais, essas associações públicas que promovem a União das unidades da federação em um novo desenho geográfico e institucional.

Fruto de muita discussão há pouco mais de uma década, os consórcios sempre foram anunciados como uma boa alternativa para os governadores de determinadas regiões promover facilidades por exemplo nas compras de maquinas, equipamentos e insumos para a rede de escolas e hospitais públicos.

Mais além, os consórcios podem trazer a força politica regional quando agrega a força das bancadas federais, alinhando programas e projetos da gestão publica no poder executivo com as emendas individuais e de bancada dos vários deputados e senadores da República.

Em 2017 surgiram o consorcio Brasil Central e o consorcio Amazónia Sustentável do Brasil. Este que foi delineado em Março e já tem estrutura funcional aprovada, aquele que já tem 12 meses de pleno funcionamento.

Agora (2019) foram lançadas as bases do consorcio nordeste que escolheu o governador da Bahia para o primeiro ano de gestão e na cidade de Belo Horizonte nasceu o consorcio sul-sudeste.

Estamos evidenciando o nascimento de um novo desenho geográfico e institucional para o pais.

São as bases de uma nova República para a próxima nova década.

Brasil, pátria amada.



Economista  Francisco  Aroldo

Registro CORECON nº 462
Celular: (69) 9.92.92 - 00.69

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mas os preços não caem, e sem ocorrer um acordo inteligente entre Mercado e Estado, 2024 teremos inflação de 10%.

Mas os preços não caem, e sem ocorrer um acordo inteligente entre Mercado e Estado, 2024 teremos inflação de 10%.

Dia 20 de março vimos essa notícia em todos os jornais do pais: ”O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu reduzir a Selic em

O Brasil precisa retomar debates democráticos

O Brasil precisa retomar debates democráticos

Caros amigos e amigas leitores dessa minha coluna, gostaria de fazer com vocês o registro de uma pesquisa intitulada: Nós e as Desigualdades 2022, p

Economia de fronteira no eixo da BR 364

Economia de fronteira no eixo da BR 364

Quero saudar a todos os meus amigos e amigas, leitores da minha coluna onde tentamos colaborar desde 2016 com os temas sociais, políticos, econômico

O Mercado de Crédito de Carbono se reafirma no Brasil e no mundo

O Mercado de Crédito de Carbono se reafirma no Brasil e no mundo

Desde o ano de 1.992 com a ECO92 ocorrida no Rio de Janeiro, muita coisa vem ocorrendo no planeta em relação aos inúmeros esforços de mitigação dos

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)