Segunda-feira, 16 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Francisco Aroldo

Alunos da Coopevi conhecem a coleta de lixo urbano


Alunos da Coopevi conhecem a coleta de lixo urbano - Gente de Opinião                                           
A Cooperativa Educacional de Vilhena é uma escola da rede particular de ensino e foi criada em  2006, com o objetivo de desenvolver atividades educacionais relativas aos alunos e especialmente à toda família  e  cooperados. Tendo como base curricular a educação ambiental para fortalecer o conhecimento dos alunos em ações ambientais, professores e coordenadores da escola desenvolveram recentemente vários projetos de cunho  sustentável dentro e fora da escola.

Entre os projetos os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer e aprender um pouco mais sobre o processo de coleta e armazenamento do lixo urbano desenvolvido pela empresa "MFM SOLUÇÕES AMBIENTAIS " na região de Vilhena-Ro.

Os alunos ficaram encantados com os trabalhos, desde da seleção do resíduos sólidos, compactação e armazenamento seguro do lixo, obedecendo as normas ambientais e a política  de destinação final dos resíduos, obedecendo a lei 12.305/2010 que trata do tema. Além de conhecerem as estruturas do aterro sanitário no município de Vilhena, durante a " Feira do conhecimento" da COOPEVI, e dando sequência as atividades na escola,  os estudantes ainda desenvolveram  uma Maquete  explicando todo o processo da destinação do lixo e o tratamento do chorume, como  visualizado por toda a turma  durante a visita.

A feira do conhecimento da escola foi bastante elogiada pelo grande número de visitantes da cidade de Vilhena. Sempre envolvida de forma direta em  projetos de sustentabilidade ambiental, a empresa (MFM SOLUÇÕES AMBIENTAIS)  que mantem os aterros sanitários das cidades de Vilhena e Cacoal-RO, também acredita e apoia o desporto, a exemplo da cidade de Cacoal, onde a empresa é patrocinadora de um time de futebol. No início o apoio era apenas uma parceria com um time que já existia na área rural, mas com o passar do tempo a empresa resolveu incrementar a ajuda e transformar o antigo " Cruzeirinho da linha 10" em "MFM FUTEBOL CLUBE" que, diga-se de passagem vem conquistando excelentes resultados nos campeonatos municipais da região.
 
AROLDO TAVARES
JORNALISTA: DRT Nº 0860
GESTOR E ANALISTA AMBIENTAL
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Grandes Cidades têm comunidades de mortos vivos

Grandes Cidades têm comunidades de mortos vivos

Estimados leitores dessa minha coluna, esse artigo de hoje dia 02 de junho traz mais um dos vários alertas que tenho publicado; muitas vezes alertas

Aprovada na CCJ do senado texto de PEC que indica fim da reeleição no Brasil e traz os mandatos de cinco anos com eleições unificadas em 2034

Aprovada na CCJ do senado texto de PEC que indica fim da reeleição no Brasil e traz os mandatos de cinco anos com eleições unificadas em 2034

Eu li ontem na página do senado federal uma matéria extremamente útil e importante para a democracia no Brasil (fiquei motivado e alegre de verdade)

Sobre o conclave no Vaticano, guerras de ideologias, as tarifas globais e o Oraculo de Delfos

Sobre o conclave no Vaticano, guerras de ideologias, as tarifas globais e o Oraculo de Delfos

Caríssimos leitores desta coluna, estamos no mês de maio. Para o mundo católico é o mês de Maria a mãe de Jesus, o Cristo de Paulo (de Deus).Me veio

Sobre o tempo das coisas na linha humana e na linha de Deus

Sobre o tempo das coisas na linha humana e na linha de Deus

Hoje é dia 30 de abril no nosso calendário neste planeta Terra que curiosamente tem muito mais de ¾ da sua superfície envolto em águas salgadas que

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)