Porto Velho (RO) domingo, 8 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Antônio de Almeida

Nuta de Pesar de Espinha na Garganta para Euro Tourinho


Nuta de Pesar de Espinha na Garganta para Euro Tourinho - Gente de Opinião

É-nos com muita tristeza e pesar que venho através deste espaço, ESPINHA NA GARGANTA, fazer esta homenagem com uma NOTA DE PESAR ao jornalista EURO TOURINHO, pelo seu falecimento neste 25 de novembro de 2019.

Como um homem de visão e uma referência de qualidade da melhor essência da criatura humana — EURO TOURINHO sempre atuou acima de seu tempo, reconhecido como um bravo pioneiro: no início, como empresário e empreendedor de visão, sempre em parceria com seu irmão, audaz escudeiro e seu sócio Luiz Malheiro Tourinho (falecido);  depois, como homem da comunicação e do jornalismo que desde os idos de 1960 assumira a Direção Geral  do Jornal Alto Madeira e somente após completar 100 anos de circulação, ininterruptamente, teve suas atividades encerradas por considerar que sua missão fora cumprida, para tristeza de seus assíduos colaboradores, leitores e da sociedade, como um todo.

Com um coração valente e um guerreiro imbatível e destemido pioneiro, nascido em uma Região Pantaneira — quando nascera  no município de Corumbiara-MT, em 17 de janeiro de 1922, se radicou nas terras de Rondon, desde 1944, na Bacia Amazônica,  no Território Federal do Guaporé, depois, transformado em Território Federal de Rondônia, e, hoje, estado de Rondônia.

EURO TOURINHO fora casado com Dona MARIA KANG TOURINHO, que falecera em 2017, com 89 anos de idade, quando tiveram uma vida conjugal por um período longevo de 74 anos. Fruto do casamento entre EURO TOURINHO e MARIA KANG TOURINHO tiveram 9 filhos, 34 netos, 29 bisnetos e um tataraneto.

Em nossa curta convivência confesso que tivemos um significativo e marcante  aprendizado com o nosso querido EURO TOURINHO quando fomos colaborador do JORNAL ALTO MADEIRA, por um período de 14 anos, ininterruptamente, sempre aos domingos, com a Coluna PESCA & AQUICULTURA que com a inexistência e dificuldades dos meios de comunicações eu quase sempre entregava o nosso material com digitação à máquina e impresso e aproveitava para ouvir suas histórias e falar sobre as potencialidades da pesca e aquicultura nas água da bacia amazônica.

Foi com a ajuda gráfica e prazos elásticos para pagamentos de nossas edições do JORNAL VOZ DA TERRA que o Diretor Geral do ALTO MADEIRA, Euro Tourinho, nos possibilitou e viabilizou as primeiras edições deste periódico, com circulação mensal, com 5.000 exemplares — que fez história de 1985 a 1992, tendo como Editor o saudoso e amigo jornalista IVAN SOBRAL MARROCOS FILHO, falecido prematuramente, quando encerramos nosso projeto, após sua 20ª Edição. 

À família enlutada vai aqui o nosso abraço de conforto e as nossas condolências, com a certeza de que Deus, com a Sua Onipotência e Onipresença iluminará seus passos e suas estradas.

Descanse em paz meu jovem-homem da razão EURO TOURINHO, até a consumpção dos tempos. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Antônio de Almeida

Jaraqui, prato típico do Amazonas: fama de herói e cara de vilão

Jaraqui, prato típico do Amazonas: fama de herói e cara de vilão

A fama da espécie jaraqui (Semaprochilodus taeniurus) não se limita apenas como espécie de peixe que alimenta grande parte da população do estado do

Se preso, queriam o Lula livre: quando livre, não sabem o que fazer.

Se preso, queriam o Lula livre: quando livre, não sabem o que fazer.

O ‘MOVIMENTO LULA LIVRE’ está copiando aquela velha e degastada fábula do “Cachorro e o Caminhão” — que sempre que o CAMINHÃO passava com velocidade

Enfim, Lula livre: este é o país que queremos?

Enfim, Lula livre: este é o país que queremos?

Quando éramos crianças se alguém chegasse com um objeto desconhecido em casa que não nos pertencesse, mesmo que encontrado sem dono, éramos obrigado

Pescado na merenda escolar - Saúde e inclusão social

Pescado na merenda escolar - Saúde e inclusão social

PRODUÇÃO DE PESCADOO estado de Rondônia considerado estatisticamente como maior produtor de pescado do Planeta com as espécies tambaqui (Colossoma m