Porto Velho (RO) quarta-feira, 21 de outubro de 2020
×
Gente de Opinião

Antônio de Almeida

Coronavírus têm poder da bomba atômica: pode dizimar a humanidade?


Coronavírus têm poder da bomba atômica: pode dizimar a humanidade?  - Gente de Opinião

De acordo com dados científicos e pesquisas realizadas, os coronavírus são um grupo de vírus de genoma RNA simples, positivo, identificados em meados de 1960. Estes vírus pertencem à subfamília taxonômica orthocoronavirinae, família coronavirídea e da ordem Nidovirales. Os coronavírus pertencem ao Grupo IV (+) ssRNA. De acordo com informes médicos, não se constitui nenhuma novidade se afirmar que a maioria das pessoas se infecta muito fácil com os coronavírus, ao longo da vida.

 

O surto com os coronavírus já vitimou 170 pessoas na China e chegou a 17 países, trazendo pânico, desespero, mortes, gerando muitas dúvidas e até gerando desistências de compras realizadas através da internet de produtos oriundo da China.

Segundo a BBC News Brasil, os principais questionamentos feitos por leitores, espectadores e especialistas têm como respostas “os dados oficiais divulgados pelo governo chinês e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), informações de profissionais de saúde consultados pela reportagem e estudos públicos por cientistas ao redor do mundo”.

Os coronavírus têm um período de incubação, em humanos de 1 a 14 dias, segundo autoridades chinesas. O maior problema do coronavírus é o paciente não apresentar sintomas da contaminação, sem saber que tem a doença e espalhar, indiscriminadamente, para todos que mantenham contatos, diretos e indiretos. 

 

PRINCIPAIS SINTOMAS DO CORONAVÍRUS

Coronavírus têm poder da bomba atômica: pode dizimar a humanidade?  - Gente de Opinião

Os sintomas apresentados por doenças provocadas por os coronavírus são:

·      tosse intensa;

·      dificuldade respiratória;

·      falta de ar; e

·      febre contínua.

 

     Somente na China, epicentro do surgimento do coronavírus, foram confirmados 7.736 casos de pessoas diagnosticadas com esta doença com 170 mortes. Dados desta quata-feira, 29, o Brasil já havia mais de 30 suspeitas em observação e, até então, nenhuma confirmação da doença. A OMS deverá anunciar nas próximas horas a Alerta Global para que todos os países passem a se preparar para enfrentar um surto, até então, sem perspectivas e limites de suas consequências.

De acordo com o mais recente boletim da Agência Chinesa (CGTN), a maioria das vítimas dos coronavírus está na província de Hubei,   na cidade de Wuhan, epicentro do surto.

Segundo comunicado do diretor-executivo do Programa de Emergência da OMS, Micael Ryan, está prevista para esta 5ª Feira, 30, uma reunião de emergência com a diretoria da OMS para se saber se será necessário declarar Situação de Emergência Global para conter o avanço dos coronavírus, em todos os continentes. A OMS mostra nesta ilustração o ciclo do coronavírus, o contágio com o homem, os sintomas e providências. 

Coronavírus têm poder da bomba atômica: pode dizimar a humanidade?  - Gente de Opinião

OMS: orientações e recomendações.

 

         No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde (MS), a situação  atual é de preocupação e de providências e o país apresenta o seguinte quadro: 9 casos suspeitos; 33 notificações; zero caso provável e zero caso confirmado; 4 casos descartados  e 20 casos excluídos, por não apresentarem sintomas correspondentes. 

Coronavírus têm poder da bomba atômica: pode dizimar a humanidade?  - Gente de Opinião

Até a presente data, (30/01) a situação no Brasil é de muita preocupação,  desinformação por parte da população, diante do alarme e da iminência de uma epidemia generalizada, em nível global, quando já foram registrados as confirmações da doença nos seguintes países, de acordo com a Fonte: AFP: China (Hong Kong, Macau e Taiwan), Alemanha, Austrália, Camboja, Canadá, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, EUA, Finlância, França, Japão, Malásia, Nepal, Sigapura, Sri Lanka, Tailândia e Vietnã.

CASOS DOS CORONAVÍRUS CONFIRMADOS

Informações de infecções pelo novo coronavírus
em 2019—2020

País/região

Casos
Confirmados

Mortes

Referência(s

Coronavírus têm poder da bomba atômica: pode dizimar a humanidade?  - Gente de Opinião

Por outro lado, no Brasil se tem notícias de alguns estados, com seus respectivos casos de suspeitas, dentre estes se podem citar:  Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Ceará. Estes pacientes em observação estão passando por testes genômicos para uma possível confirmação do vírus 2019-nCoV. Os exames estão sendo centralizados na Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), no Rio de Janeiro.

COMBATER OS MALES COM AS FORÇAS DIVINAS

Coronavírus têm poder da bomba atômica: pode dizimar a humanidade?  - Gente de Opinião

Para os templo de religião católica,  em todos as denominações, só restam as preces e orações e que todos devem rezar e orar para que tudo seja equacionado no seu devido tempo e que Deus, com Sua Onipotência e Poderes Celestiais, coloque suas bênçãos  e proteja todos os seus filhos, habitantes deste planeta terra. Amém.

 

MISTÉRIO DO FIM DO MUNDO

Coronavírus têm poder da bomba atômica: pode dizimar a humanidade?  - Gente de Opinião

(zu _09/Getty Images)

         Não é de agora que os videntes, astrólogos, teólogos, profetas de todas as crenças e estudiosos em mistérios do sobrenatural tentam realizar a proeza em adivinhar e de ‘acabar com o mundo’. Por ser considerado como uma das maiores forças de inspiração da religião, acredita-se que este tema já tenha se materializado como uma metáfora universal, com a falsa  justificativa da renovação da criação e de um novo recomeço do ciclo da vida e das coisas materiais terrenas. Até o visionário e renomado vidente Michel de Nostradamus, que após realizar dezenas de acertos em suas previsões mediúnicas, tentou, também, acabar com o mundo e até hoje estas previsões não se comprovaram, contrariando a máxima que diz: “tudo que tem começo e meio um dia terá, indubitavelmente, o seu fim.

 

         Diante das ameaças e dos avanços dos coronavírus a população mundial se apavora e muitos ficam se questionando: será que agora a coisa vai? Será que o mundo pode mesmo acabar através de um vírus que tem os poderes de uma bomba atômica e com potencial de destruição para dizimar os habitantes da terra, em questão de dias, horas, minutos e segundos.

 

Antônio de Almeida Sobrinho é Engenheiro de Pesca, com Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e presidente de Honra da Academia de Letras de Jaguaruana – ALJ-CE e escreve semanalmente nos seguintes Portais de Notícias e com matérias replicadas em diversas mídias sociais eletrônicas.

Blogspot: ESPINHA NA GARGANTA

E-mail: almeidaengenheiro@yahoo.com.br

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Antônio de Almeida

 A educação do Brasil - Tsunami da Era PT

A educação do Brasil - Tsunami da Era PT

Em épocas bem recentes, não faz muito tempo, que um aluno que concluía a 5ª Série de primeiro grau este estava preparado para ser sabatinado em toda

Bolsonaro pode ter celular apreendido?

Bolsonaro pode ter celular apreendido?

De acordo com o texto constitucional da Constituição Federal de 1988, “assegurando em nível de cláusula pétrea, e visando, principalmente, evitar qu

As 5 maiores pandemias globais: do coronavírus  à peste bubônica

As 5 maiores pandemias globais: do coronavírus à peste bubônica

[I] NOVO CORONAVÍRUS O novo Coronavírus (COVID-19) é caracterizado como uma doença infecciosa tendo como causa um novo vírus que causa graves prob

Bolsonaro quer ‘restabelecer a verdade’: a demissão de Sérgio Moro

Bolsonaro quer ‘restabelecer a verdade’: a demissão de Sérgio Moro

Em plena “pandemia” do novo Coronavírus — quando o Brasil está mergulhado num mar de incertezas, com a crise na saúde, com a proliferação do vírus c