Porto Velho (RO) segunda-feira, 21 de janeiro de 2019
×
Gente de Opinião

Anísio Gorayeb

TERRITÓRIO FEDERAL DO GUAPORÉ - Po Anísio Gorayeb


TERRITÓRIO FEDERAL DO GUAPORÉ - Po Anísio Gorayeb - Gente de Opinião

O Território Federal do Guaporé está completando 75 anos de criação. Nosso Território foi criado pelo Presidente Getúlio Vargas, através do Decreto No. 5812, dia 13 de setembro de 1943. Suas terras foram desmembradas dos estados do Mato Grosso e Amazonas. Sua instalação ocorreu 29 de janeiro de 1944, na Escola Barão do Solimões (foto abaixo).

A criação do nosso antigo Território, representou uma independência política, uma vez que, de 1914 até sua criação, éramos município do Estado do Estado do Amazonas. O primeiro governador do Território do Guaporé foi o Major Aluízio Pinheiro Ferreira.

Em 17 de fevereiro de 1956, o congresso nacional aprovou uma lei mudando o nome do Território Federal do Guaporé para Território Federal de Rondônia, em homenagem ao Marechal Cândido  Mariano da Silva Rondon.

E finalmente, dia 22 de dezembro de 1981 foi criado o Estado de Rondônia.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Anísio Gorayeb

EURO TOURINHO COMPLETA 97 JANEIROS

EURO TOURINHO COMPLETA 97 JANEIROS

Parabéns ao querido jornalista Euro Tourinho que completa 97 anos, nesse 17 de janeiro.Esse decano da imprensa chegou na região em 1932 com 10 anos de

A INVEJA

A INVEJA

"Se alguém fala mal de você sem motivos, tenha pena. Ela não tem raiva de você, tem raiva dela mesmo por não ter conseguido ser o que você é".

CAPITÃO ESROM MENESES: O primeiro comandante do Corpo de Bombeiros de Rondônia

CAPITÃO ESROM MENESES: O primeiro comandante do Corpo de Bombeiros de Rondônia

O pioneiro, professor, historiador, jornalista e escritor Capitão Esron Menezes, carinhosamente tratado de “CEM” pelos mais íntimos, devido as inicias

O SONHO ACABOU - Roberto Brega

O SONHO ACABOU - Roberto Brega

O SONHO ACABOU Na manhã dessa segunda-feira (24/12) foi encontrado morto em um hotel no centro de Porto Velho, uma figura muito popular na cidade,  co