Porto Velho (RO) segunda-feira, 22 de julho de 2019
×
Gente de Opinião

Anísio Gorayeb

Sindcontrole promove reunião com Anísio Gorayeb sobre projeto ‘Contando a História do Controle Externo’


Sindcontrole promove reunião com Anísio Gorayeb sobre projeto ‘Contando a História do Controle Externo’ - Gente de Opinião

O Sindicato dos Profissionais de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (Sindcontrole), promoveu uma reunião na última segunda-feira (14) em Porto Velho, para a discussão de um projeto de resgate histórico, chamado ‘Contando a História do Controle Externo’, que terá a participação do jornalista, economista e historiador Anísio Gorayeb.

A reunião contou com a presença do presidente do Sindcontrole, Hermes Murilo Melo, a presidente da Associação dos Servidores Aposentados do TCE-RO, Luíza Celeste, a auditora de controle externo aposentada Maria Auxiliadora Oliveira e os diretores executivos da Soma Comunicação, jornalistas Camilo Estevam e Renato Pereira.

Durante a reunião, o presidente do Sindcontrole ressaltou que “é um momento importante para o sindicato e para o controle externo, onde será feito um resgate da história dos profissionais e a importância para desenvolvimento e crescimento do estado de Rondônia até os dias atuais”, comentou Hermes Murilo.

O presidente do Sindcontrole disse que também é preciso olhar para as pessoas, pois a história da instituição “é uma construção que traz em si as marcas dos profissionais que dela fazem parte. Tanto os servidores que passaram pela entidade, como os que continuam trabalhando nela têm dado sua contribuição para construir essa história que estamos buscando preservar com um olha diferente”.

Para o pesquisador Anísio Gorayeb é uma honra participar da parceria com o Sindcontrole. “Me senti honrado pelo convite. Será um trabalho muito importante não só para história do Tribunal de Contas, mas para a população do estado. Muitos ainda não têm o conhecimento do surgimento da profissão sua relevância para a sociedade”, disse.

Anísio acrescentou ainda que a preservação da memória institucional é uma forma manter a instituição viva e de fortalecer suas bases. “Para que essa memória seja preservada, é preciso conservar fotos, documentos, objetos e organizar os registros dos fatos”, destacou.

“Agradecemos ao Sindicato dos Profissionais de Controle Externo do TCE-RO, ficamos muito felizes com a criação desse projeto, a Associação dos Servidores Aposentados estará à disposição para participar e colaborar com esse trabalho”, pontuou a presidente, Luíza Celeste.

Uma das primeiras funcionárias do TCE-RO Maria Auxiliadora também parabenizou o Sindcontrole e também se colocou à disposição para cooperar contado fatos históricos e cedendo fotos e documentos importantes.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Anísio Gorayeb

Parabéns Nova Mamoré

Parabéns Nova Mamoré

Hoje é o aniversário do município de Nova Mamoré, que está completando seus 31 anos de criação. O munícipio é oriundo da antiga Vila Murtinho, um pequ

NOTA DE PESAR: KAUMER MOTTA

NOTA DE PESAR: KAUMER MOTTA

Acabamos de receber a triste notícia do  falecimento de um amigo de longas datas, o querido Kaumer Motta, ocorrido no final da tarde desse domingo (14

Parabéns Guajará Mirim

Parabéns Guajará Mirim

Hoje é o aniversário de criação do município de Guajará Mirim. Criado através da Lei No 991, de 12 de julho de 1928, pelo Governador do Estado do Mato

Reativação de parte da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

Reativação de parte da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

Há 38 anos, exatamente no dia 11 de julho de 1981, o governador do ainda Território Federal de Rondônia, Cel. Jorge Teixeira de Oliveira, inaugurava a