Porto Velho (RO) domingo, 12 de julho de 2020
×
Gente de Opinião

Anísio Gorayeb

Rondônia 38 anos


Rondônia 38 anos - Gente de Opinião

A Instalação do Estado de Rondônia ocorreu há exatamente 38 anos, no dia 4 de janeiro de 1982.

A solenidade aconteceu no Palácio Presidente Vargas, diante de uma população orgulhosa, que lotava a Praça Presidente Vargas.

O Estado de Rondônia foi instalado apenas com dois poderes constituídos, o poder executivo, tendo como governador  o Coronel Jorge Teixeira de Oliveira, o primeiro Governador do Estado, e o poder judiciário que era presidido pelo Desembargador Fouad Darwich Zacharias, primeiro Presidente do Tribunal de Justiça do Estado.

Somente em 15 de novembro de 1982, aconteceram as eleições gerais, quando foram eleitos os 24 primeiros deputados estaduais constituintes. A Assembléia  só instalou-se em janeiro de 1983, tendo como primeiro Presidente o Deputado José de Abreu Blanco.

A Constituição do Estado só foi promulgada em 6 de agosto de 1983.

Nascia assim uma nova estrela na União. Rondônia fica conhecida como uma terra de oportunidades e novas esperanças aos brasileiros. Passa a ser conhecida no país como o "Novo Eldorado".

Essa é a capa de uma edição da revista Veja do ano de 1982, publicada logo após a Instalação, na qual Rondônia e apresentada aos brasileiros. 

Direto do Túnel do Tempo...

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Anísio Gorayeb

Ferroviário Atlético Clube - 77 anos

Ferroviário Atlético Clube - 77 anos

Nessa sexta-feira, dia 10 de julho, o nosso querido Ferroviário Atlético  Clube, completa 77 anos de fundação. Essa data não foi um simples acaso, já

Jorge Teixeira de Oliveira em Cacoal no ano de 1983

Jorge Teixeira de Oliveira em Cacoal no ano de 1983

Visita do Governador Jorge Teixeira de Oliveira, ao centro (3), ao município de Cacoal no ano de 1983. Na imagem, acompanhando o governador, vemos tam

Rondomarsa na década de 60

Rondomarsa na década de 60

Na década de 60 aconteceu a união de duas industrias automobilísticas americanas, a Ford e a Willys. Essas marcas eram vendidas aqui em Porto Velho pe

Obelisco na década de 40 em Porto Velho

Obelisco na década de 40 em Porto Velho

Nessa imagem da década de 40, vemos o obelisco erguido em comemoração ao primeiro centenário da Independência do Brasil, inaugurado dia 7 de setembro