Porto Velho (RO) domingo, 9 de agosto de 2020
×
Gente de Opinião

Anísio Gorayeb

Parabéns Guajará-Mirim


Parabéns Guajará-Mirim - Gente de Opinião

Nesse dia 10 de abril de 2020 comemora-se os 91 anos de instalação do município de Guajará-Mirim, nossa querida "Pérola do Mamoré".

A cidade surgiu com a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, a qual situa-se na extremidade da ferrovia, no Km 366 na divisa com a Bolívia.

Foi elevada a categoria de município martogrossence através da Lei 991, assinada pelo Governador da Província do Mato Grosso, Mario Corrêa, em 12 de julho de 1928 e sua instalação ocorreu em 10 de abril de 1929.

Deixou de ser município matogrossence no dia 13 de setembro de 1943, quando foi criado o Território Federal do Guaporé, e ele passou a integrar o novo território.

É o 2o município mais antigo do estado, com uma população de 46.000 habitantes. 

Ele faz divisa com o município boliviano de mesmo nome, Guayara Mirim, que na língua indígena significa "cachoeira pequena".

Parabéns Guajará-Mirim...

Estamos juntos torcendo para que nossa querida Pérola do Mamoré recupere  seu crescimento e seu brilho.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Anísio Gorayeb

Constituição de Rondônia -  37 ANOS

Constituição de Rondônia - 37 ANOS

A Constituição do Estado de Rondônia está  completando 37 anos de promulgação, nesse ano 2020.Nas eleições gerais de 15 de novembro de 1982, foram ele

SOS Guajará Hotel

SOS Guajará Hotel

No início da década de 50 foram construídos dois hotéis nos únicos municípios existente no antigo Território Federal do Guaporé. O Porto Velho Hotel n

Início da década de 70

Início da década de 70

Essa imagem pertence ao acervo do amigo João Carlos Marques Henriques, cujo pai, o Coronel Marques Henriques, foi governador do Território Federal de

PARABÉNS EFMM

PARABÉNS EFMM

A nossa monumental Estrada de Ferro Madeira Mamoré, na qual tive o prazer de viajar, completa 108 anos de inauguração, nesse 1o. de agosto de 2020. Su