Porto Velho (RO) quinta-feira, 17 de janeiro de 2019
×
Gente de Opinião

Anísio Gorayeb

O INÍCIO DA IMPRENSA NA REGIÃO


O INÍCIO DA IMPRENSA NA REGIÃO - Gente de Opinião
O “Humaytaense”, fundado por José Francisco Monteiro, foi o primeiro jornal a circular na região em 1891, quando só havia Santo Antonio. (Fonte: Acervo Esron Meneses)

O primeiro jornal a circular em nossa região foi o jornal “O Humaytaense”, fundado na cidade de Humaitá por José Francisco Monteiro em 29 de agosto de 1891. Época em que o único povoado por estas bandas era a pequena Santo Antonio, cujas terras pertenciam ao Estado do Mato Grosso.

Porto Velho nem existia nessa época e suas terras pertenciam ao Estado do Amazonas. Somente com o início da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré em 1907 é que começou o surgimento de Porto Velho.

Esse pioneiro da imprensa escrita na região tinha com slogan a seguinte frase: “O Humaytaense”, com notícias de Humaitá até a Cachoeira de Santo Antonio. Esse jornal circulou até 1917.

Com o desenvolvimento da região foi criado o município mato-grossense de Santo Antonio do Alto Madeira no dia 2 de junho de 1908. Porem sua instalação só aconteceu quatro anos depois da sua criação, no dia 02 de julho de 1912. No ano da sua instalação foi criado o primeiro jornal do município, o “Extremo Norte”.

Já na cidade de Porto Velho, o primeiro jornal impresso foi o “The Porto Velho Times”, impresso todo em inglês. Este jornal foi impresso nos complexos da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, época em que nossa capital ainda era distrito do município de Humaitá.
 

O INÍCIO DA IMPRENSA NA REGIÃO - Gente de Opinião

O primeiro jornal impresso na cidade de Porto Velho foi o “The Porto velho Times”, todo em inglês, em 1909. (Fonte: Acervo Esron Meneses)

O “The Porto Velho Times” teve sua primeira publicação no dia 04 de julho de 1909, dia da comemoração da Independência dos Estados Unidos da América. Os americanos administravam a construção ferrovia e sem sombra de dúvidas, tinham muitos poderes na região. Logo no ano seguinte em 1910 foi lançado o segundo jornal também em inglês o “The Porto Velho Marconigram”. Esses dois jornais eram informativos e tinham como tema principal a construção da EFMM.

Naquele tempo os jornais eram ainda em linotipo, coisa que os mais jovens não conheceram. Esse processo consiste em separar as letras de chumbo “uma a uma” até se formar as palavras, depois as frases e finalmente os textos. Chama-se cada um desses espaços prontos a serem impressos de caixa de texto. Um detalhe, as letras ficavam invertidas como em um carimbo.

No caso da primeira edição do jornal “The Porto Velho Times”, houve um erro de impressão. Na hora de se colocar o numero nove na caixa de texto, o número virou e em vez de ser impresso o ano de 1909, equivocadamente foi impresso 1609. Um grande detalhe quase nunca mencionado.

Já o primeiro jornal impresso em português na cidade de Porto Velho foi o jornal “O Município” em 1915.  Esse jornal foi comprado pelo Superintendente de Porto Velho, o médico Joaquim Augusto Tanajura, dois anos após sua criação. Em 1917 o jornal “O Município” muda de nome e passa a chamar-se de “Alto Madeira”.

O INÍCIO DA IMPRENSA NA REGIÃO - Gente de Opinião

No detalhe o ano de criação do “The Porto Velho Times” impresso erroneamente. Ao lado, o “The Porto Velho Marconigran” criado em 1910. (Fonte: Acervo Esron Meneses)

Na sua quinta edição, no dia 06 de maio de 1917, o jornal “Alto Madeira” publicou pela primeira vez um edital da Superintendência de Porto Velho (prefeitura), com o título de “Actos Officiais”, onde comunicava à populaçãodespachos de requerimentos para construções, autorização de funcionamento de estabelecimentos comerciais e pagamento de débitos do município. Assim iniciou as publicações oficiais no município de Porto Velho.

O jornal “Alto Madeira” é administrado pelo jornalista Euro Tourinho e é um dos jornais mais antigos do país ainda em atividades. No último mês de abril completou 96 anos.

Até a próxima semana.

ANÍSIO GORAYEB

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Anísio Gorayeb

EURO TOURINHO COMPLETA 97 JANEIROS

EURO TOURINHO COMPLETA 97 JANEIROS

Parabéns ao querido jornalista Euro Tourinho que completa 97 anos, nesse 17 de janeiro.Esse decano da imprensa chegou na região em 1932 com 10 anos de

A INVEJA

A INVEJA

"Se alguém fala mal de você sem motivos, tenha pena. Ela não tem raiva de você, tem raiva dela mesmo por não ter conseguido ser o que você é".

CAPITÃO ESROM MENESES: O primeiro comandante do Corpo de Bombeiros de Rondônia

CAPITÃO ESROM MENESES: O primeiro comandante do Corpo de Bombeiros de Rondônia

O pioneiro, professor, historiador, jornalista e escritor Capitão Esron Menezes, carinhosamente tratado de “CEM” pelos mais íntimos, devido as inicias

O SONHO ACABOU - Roberto Brega

O SONHO ACABOU - Roberto Brega

O SONHO ACABOU Na manhã dessa segunda-feira (24/12) foi encontrado morto em um hotel no centro de Porto Velho, uma figura muito popular na cidade,  co