Porto Velho (RO) segunda-feira, 27 de junho de 2022
×
Gente de Opinião

Anísio Gorayeb

NAS ONDAS DO RÁDIO


NAS ONDAS DO RÁDIO - Gente de Opinião

Nos anos 60 a Rádio Caiarí, até então a única da cidade, lançava um programa para homenagear os aniversariantes. Um programa vespertino que ia ao ar diariamente, por volta das 16 horas. Fez muito sucesso na época, e era apresentado pelo saudoso amigo Bianor Santos, que era irmão do Silvio Santos, o “Zekatraca”, que também trabalhou na Rádio Caiarí, e foi o primeiro sonoplasta da emissora.

O programa se chamava “Carrossel de Melodias” e era ansiosamente esperado pelos aniversariantes e toda família. As pessoas escreviam cartas e levavam até a emissora dizendo o nome do aniversariante e a música escolhida para homenagea-lo. Afinal era “chique” ouvir seu nome na rádio.   Os aniversariantes saiam espalhando a todos os amigos seriam homenageados no programa.

Havia vários tipos de homenagens, porém uma delas era a campeã de todas. O locutor impostava aquela voz “aveludada” e num tom grave anunciava mais ou menos assim:

“Os passarinhos amanheceram hoje cantando com mais alegria para festejar o aniversário natalício do brioso Marcos Antonio Pacheco, seus pais Rodolfo e Julieta, para não deixarem passar a data em branco, oferecem-lhe a musica: O Bom Menino com Carequinha”.

Enquanto este meloso preâmbulo era anunciado, o disco de vinil já se encontrava no prato da mesa de som, e ao sinal do locutor entrava o Carequinha cantando:

 

                          “O bom menino não faz pipi na cama,

                           O bom menino não faz má-criação,

                           Papai do céu protege o bom menino,

                           Que na escola sabe sempre a lição”

 

Era o maior sucesso na época, pois todas as crianças gostavam de ouvir essas inocentes músicas compostas pelo palhaço “Carequinha”, que foi a alegria da garotada até o início dos anos 70.

Os anunciantes daquela época já não existem mais: “Armazém Tico-Tico” de Mourão & Irmãos, “Casa Saudade” e “O Mundo Elegante” de T.T. Dias & Cia., “Casa Dragão” de Cezar Zoghobi, “Casa Girão” de José Girão Machado, “Casa D’Amour” de Tufic Matiny, “O Mundo das Peças” de Josias Araújo, “A Psicodélica Modas” de Maria Oceano Alves, Padaria Resky, Casa Atahlla, Casa Paris e muitas outras.

Como podemos observar era um tempo em que o nome do estabelecimento comercial era associado ao nome do proprietário. Hoje não é muito comum este procedimento.

Aproveito a oportunidade para render minhas homenagens aos familiares dos comerciantes citados acima, e lembrar que estes pioneiros fizeram a historia da nossa terra, pois acreditaram na força da Radio Caiarí, e assim impulsionaram a radio difusão no antigo Território Federal de Rondônia.

Outro radialista que fez sucesso também na mesma rádio, até porque era a única, foi o Osmar Vilhena. Após alguns anos como locutor criou um programa de calouros apresentado todos os domingos no auditório da escolinha que ficava atrás da Catedral.

Posteriormente, já nos anos 70, passou a apresentar programa de auditório na TV Rondônia. Aproveitando o sucesso e a popularidade, Osmar ingressou na política e foi eleito vereador e depois deputado estadual.

Com a chegada da TV Rondônia em 1974, a rádio perdeu um pouco da sua força. Depois surgiram as rádios FM, rádios com pequeno alcance, mas com uma melhor qualidade de som. Porém a Radio Caiarí permanece até hoje em atividade como AM, com suas ondas sendo sintonizadas nas localidades mais distantes, visto que as rádios FM só alcançam a zona urbana.

NAS ONDAS DO RÁDIO - Gente de Opinião
O radialista Walter Santos Barbosa foi pioneiro nas narrações esportivas da Rádio Caiarí, na época dos grandes clássicos no Estádio Aluísio Ferreira. (Fonte: Acervo próprio)

Na área esportiva, a Rádio Caiarí foi pioneira na transmissão dos jogos diretamente do Estádio Aluísio Ferreira. Época de grandes clássicos do nosso futebol disputado pelos times: Ypiranga, Ferroviário, Flamengo, Moto Clube, Botafogo e São Domingos. A narração dos jogos tinha o comando do “inoxidável” Walter Santos, que ainda hoje apresenta um programa esportivo diariamente na Rádio transamazônica FM.

Nosso amigo Bianor Caminha dos Santos era funcionário público e foi designado pelo Governador Jorge Teixeira de Oliveira, como integrante da equipe de implantação da ASPRON (Associação dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia), onde foi diretor por muito tempo.

Bons tempos...

Até a próxima semana.

ANÍSIO GORAYEB

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Anísio Gorayeb

Anísio Gorayeb comunica que contraiu o Covid-19.

Anísio Gorayeb comunica que contraiu o Covid-19.

Olá meus amigos, infelizmente testei positivo para o Covid-19.Fiz o teste no dia 26/02 e recebi o resultado dia 01/03, as 11:30hs.Imediatamente comece

"DO FUNDO DO BAÚ" - INSTALAÇÃO DO TERRITÓRIO

"DO FUNDO DO BAÚ" - INSTALAÇÃO DO TERRITÓRIO

O Território Federal do Guaporé foi criado dia 13 de setembro de 1943, através do Decreto No. 5812, assinado pelo Presidente Getulio Vargas.O primeiro

"DO FUNDO DO BAÚ" - PRAÇA MARECHAL RONDON

"DO FUNDO DO BAÚ" - PRAÇA MARECHAL RONDON

Ao ver essa antiga foto da Praça Marechal Rondon, bateu aquela saudade da nossa antiga Porto Velho da década de 60.Nela, podemos ver ao fundo a constr

Adeus Marcelo Bennesby

Adeus Marcelo Bennesby

Infelizmente nosso querido amigo, colega de trabalhos na Rede TV Rondônia e grande profissional, Marcelo Bennesby, faleceu na madrugada dessa segunda-