Porto Velho (RO) domingo, 9 de agosto de 2020
×
Gente de Opinião

Anísio Gorayeb

Faleceu Altair Menezes Erse


Faleceu Altair Menezes Erse - Gente de Opinião

Faleceu ontem (26/04), aos 96 anos de idade em Belém do Pará, onde residia há alguns anosa, a senhora Altair Menezes Erse.

Era filha do Dr. Francisco Alves Erse, um engenheiro português formado na Universidade de Coimbra - Portugal, que chegou na região no início do século passado para trabalhar na Estrada de Ferro Madeira Mamoré. 

Francisco Erse projetou inúmeras obras na cidade, dentre elas a Catedral do Sagrada Coração de Jesus.

Altair, era a última remanescente da primeira geração da  família Erse, uma vez que todos os seus irmãos já haviam falecido: Maria Dolores, Delta, Alpha, Zuleíde, Célia, Francisco José e Austerlítes (pai do saudoso Chiquilito Erse) 

Altair era formada em contabilidade, foi Diretora Geral do SAG (Serviço de Administração Geral) e Diretora de Finanças do antigo Território de Rondônia, na gestão do Governador João Carlos Marques Henriques. Foi também Diretora de Administração da Prefeitura  de Porto Velho.

E importante ressaltar, que era uma época em que posições de destaque no serviço público era reservada predominantemente aos homens. 

Num período de tradição e muito conservadorismo, ela foi a primeira mulher a tirar o brevê para pilotar um avião aqui em Porto Velho. Também pilotava sua própria lambreta e dirigia seu próprio carro.

Uma mulher que esteve à frente do seu tempo em todos os aspectos.

É uma perda irreparável para todos nós!

Pena que nosso Estado  não se preocupa em preservar nossas raízes.

Deixa um grande legado e uma grande saudade!

Aproveito para apresentar em nome da família Gorayeb, nossos sentimentos de pesar à família Erse, lembrando que ela e meu saudoso pai trabalham juntos por muitos anos no Ex-Território.

Agradeço ao seu sobrinho, o querido Dedé Hildebrando Gonçalves Filho, que me deu a notícia e me passou informações.

Uma mulher de vanguarda.

Descanse em paz querida Altair Erse.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Anísio Gorayeb

Constituição de Rondônia -  37 ANOS

Constituição de Rondônia - 37 ANOS

A Constituição do Estado de Rondônia está  completando 37 anos de promulgação, nesse ano 2020.Nas eleições gerais de 15 de novembro de 1982, foram ele

SOS Guajará Hotel

SOS Guajará Hotel

No início da década de 50 foram construídos dois hotéis nos únicos municípios existente no antigo Território Federal do Guaporé. O Porto Velho Hotel n

Início da década de 70

Início da década de 70

Essa imagem pertence ao acervo do amigo João Carlos Marques Henriques, cujo pai, o Coronel Marques Henriques, foi governador do Território Federal de

PARABÉNS EFMM

PARABÉNS EFMM

A nossa monumental Estrada de Ferro Madeira Mamoré, na qual tive o prazer de viajar, completa 108 anos de inauguração, nesse 1o. de agosto de 2020. Su