Porto Velho (RO) domingo, 22 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Anísio Gorayeb

Atlético Sadeck, um time campeão


 
A cidade de Porto Velho tinha apenas duas quadras para a prática de esportes na década de 60, a do Colégio Barão do Solimões e a da 3ª Companhia de Fronteira, hoje 17ª BIS – Brigada de Infantaria de Selva. As duas quadras ficavam bem próximas uma da outra. A do Barão existe até hoje no mesmo local, na Avenida Carlos Gomes esquina com a Rua José Bonifacio.

A quadra da antiga 3ª CIA, não existe mais, seu lugar deu espaço à abertura da Rua Duque de Caxias. Na época, a quadra ficava em frente ao quartel ao lado da Rua José Bonifacio. A Rua Duque de Caxias era interrompida na Rua Jose Bonifacio e continuava na Rua Gonçalves Dias, não passava carro em frente ao quartel.

A quadra do Barão do Solimões tinha a preferência dos atletas amantes do basquete. Os precursores desta modalidade esportiva em Porto Velho foram: Câmara Leme, Sapucaí, Adilson, Roosevelt, Tanaka, Afonso e outros. O melhor nisso tudo, é que tiveram seguidores, que se tornaram grandes craques.
 

Atlético Sadeck, um time campeão - Gente de Opinião
Time de Basquete do Ferroviário de 1967. Em pé: Ney Pirralho, Edilson Santana, Lucine Pinheiro, Enio Bernardo, Osmar e Professor Adilson. Agachados: Chiquito Paiva, Tuca Menezes, Renato Nobre, Celso Sena e Dedé. (Fonte: Ivo Feitosa)


Na quadra da 3ª CIA, o esporte preferido era o futebol de salão, que era muito praticado pelos militares do quartel e alguns amantes desta modalidade como: Valter Santos, Rochinha, Durval, e os irmãos Sadeck.

No ano de 1966, os militares promoveram o primeiro torneio de futebol de salão da cidade. O torneio, é claro, aconteceu na quadra da 3ª CIA. Poucos times participaram da competição, porém lembro-me de três deles, O Vilagran Cabrita, time dos militares, o Bancrévea Clube, formado pelos bancários do BASA – Banco da Amazônia S.A. e o Atlético Sadeck, cujo time tinha como base três irmãos da família Sadeck.
 

Atlético Sadeck, um time campeão - Gente de Opinião
Atlético Sadeck, primeiro time campeão de Futebol de Salão de Porto Velho em 1966. Em pé: Fernando Sadeck, Chico Sadeck e Durval Matos. Agachados: Victor Sadeck (goleiro) e Luiz Guilherme Erse. (Fonte: Acervo de família)


O Atlético Sadeck poderia ter até mais irmãos em seu plantel, caso o quarto irmão Frederico, quisesse atuar. Porém Fred, como é conhecido, preferiu ser apenas torcedor. O time do Sadeck era formado pelos irmãos: Victor (goleiro), Fernando e Chico. Para completar a equipe, chamaram o primo Luiz Guilherme Erse, e o vizinho Durval Matos.

Essa era a formação original do Atlético Sadeck, que foi campeão invicto do primeiro torneio de Futebol de Salão de Porto Velho em 1966. O gosto pelo futebol não parou por ai, os irmãos Victor e Fernando continuaram jogando. Foram atuar nos gramados do Estádio Aluizio Ferreira. Vitinho, como era conhecido, foi ser goleiro do Ferroviário e Fernando atuou algum tempo como zagueiro do Ypiranga.

Atualmente, Fernando é advogado aposentado do Banco do Brasil, Chico é geólogo do DNPM – Departamento Nacional de Produção Mineral, e reside em Brasília há muitos anos. Victor é médico urologista, por sinal excelente médico. Luiz Guilherme é administrador aposentado pelo Ex-Território, porém continua atuando no serviço público, Durval é contador, e também está aposentado pelo Ex-Território.

Fico feliz em descrever esta parte da nossa historia, lembrando que fui torcedor deste time. Com apenas 11 anos de idade, tinha um sonho naquela época: “ser igual aos meus primos quando crescer...”

Envio meu caloroso abraço aos primos, Fernando, Chico e Victor Sadeck, e um beijo na Tia Odaléa, a matriarca da família.
 

Que Deus nos abençoe.


Até a próxima.


ANISIO GORAYEB

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Anísio Gorayeb

Imagem de Porto Velho na década de 50

Imagem de Porto Velho na década de 50

Imagem da década de 50, onde vemos a antiga usina de eletricidade na Avenida 7 de Setembro esquina com a Avenida Farquar . Essa usina foi inaugurada p

Primeira legislatura da Câmara de Vereadores da capital, eleitos em novembro de 1969

Primeira legislatura da Câmara de Vereadores da capital, eleitos em novembro de 1969

No ano de 1971, o Prefeito de Porto Velho se reúne com 2 assessores e com 6, dos 9 vereadores da primeira legislatura da Câmara de Vereadores da capit

Nota de Pesar - Odacir Soares

Nota de Pesar - Odacir Soares

ODACIR SOARES*31/10/1938+12/09/2019Consternado com o fato, sinto o doloroso dever de informar o falecimento do Presidente do Sistema Rondônia de Rádio

Hokney França, grande pesquisador e detentor do maior acervo da História de Rondônia

Hokney França, grande pesquisador e detentor do maior acervo da História de Rondônia

Meu amigo Hokney França, grande pesquisador e detentor do maior acervo da História de Rondônia, incluindo recortes de jornais e fotos desde a década d