Porto Velho (RO) domingo, 20 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Anísio Gorayeb

ALTO MADEIRA: Um jornal é parte integrante da sociedade e da historia de um povo


ALTO MADEIRA: Um jornal é parte integrante da sociedade e da historia de um povo - Gente de Opinião

Só para efeito de registro, lembramos a todos, que se ainda estivesse em atividades, o Jornal Alto Madeira completaria nesse dia 15 de abril, 102 anos criação. 

Fundado no dia 15 de abril de 1917,  pelo Superintendente do Município de Porto Velho (cargo equivalente a Prefeito), o médico Joaquim Augusto Tanajura.

Na década de 40 o Alto Madeira passou a pertencer aos Diários Associados, presidido pelo jornalista Assis Chateaubriand.

No início da década de 70, os irmão Euro, Luiz e Neusa Tourinho, passam a adquirir as primeiras cotas do jornal e no final da década de 70 o adquirem em definitivo. 

Em setembro de 2017 o Jornal Alto Madeira encerrou suas atividades e sua última edição circulou dia 1o. de outubro de 2017, após um século de informação e serviços ao povo de Rondônia, desde a época em que Porto Velho era município do Estado do Amazonas.

Um jornal é parte integrante da sociedade e da historia de um povo.

A história do jornal Alto Madeira se confunde com história de Porto Velho e da família Tourinho.

Com essa belíssima obra de arte do artista Mikéliton Alves, na qual ele retrata o patriarca da família Tourinho, o grande amigo e Jornalista Euro Tourinho, prestamos nossa homenagem aos Tourinhos e ao Alto Madeira, ao tempo em que registramos nossa saudade desse matutino, do qual fiz parte, assim como também meu saudoso pai.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Anísio Gorayeb

Criação do antigo Território Federal de Rondônia

Criação do antigo Território Federal de Rondônia

Através da Lei 6448, de 11 de outubro de 1977, o Presidente do Brasil, General Ernesto Geisel, criava no antigo Território Federal de Rondônia, cinco

Faleceu a Senhora Maria Natividade de Moraes

Faleceu a Senhora Maria Natividade de Moraes

✴ 08/09/1929✝ 10/10/2019Faleceu nessa quinta-feira (10/10), aos 90 anos de idade, a Senhora MARIA NATIVIDADE DE MORAES, uma das primeiras moradoras do

Luto - Cláudio Batista Feitosa

Luto - Cláudio Batista Feitosa

Faleceu na noite dessa quarta-feira (02/10) o pioneiro e grande amigo Claudio Batista Feitosa. O destino o levou exatamente no dia do aniversário do m

Imagem da década de 70 com João Dalmo e Lucivaldo Souza

Imagem da década de 70 com João Dalmo e Lucivaldo Souza

Nessa antiga imagem da década de 70, vemos dois grandes pioneiros da nossa comunicação, e queridos amigos e mestres, Lucivaldo Souza e João Dalmo.Eles