Porto Velho (RO) sexta-feira, 1 de julho de 2022
×
Gente de Opinião

Anísio Gorayeb

A primeira Câmara de vereadores



No ano de 1969, mais precisamente em novembro, aconteceu a eleição para a composição da Primeira Câmara de Vereadores de Porto Velho. Na época vivíamos num regime de ditadura militar, e o país tinha apenas dois partidos políticos: a ARENA – Aliança Renovadora Nacional, partido da situação, e o MDB – Movimento Democrático Brasileiro, partido de oposição, o qual deu origem ao PMDB de hoje.

Com quase 15 anos de idade, posso afirmar que foi a primeira eleição em que participei como “cabo eleitoral”. Afinal meu saudoso pai disputava uma das nove vagas para vereador. Os eleitos pela ARENA foram: Anísio Gorayeb, José Saleh Moreb, Antonio Serpa do Amaral, Dionísio Xavier da Silveira, Edgar Lobo de Vasconcelos e Edgar Monteiro Brasil. Pelo MDB foram eleitos: Francisco das Chagas Teixeira, Inácio Mendes e Joventino Ferreira Filho.

O Vereador Anísio Gorayeb foi o mais votado, recebeu 637 votos. Em conseqüência foi eleito entre os pares como o primeiro Presidente da Câmara de Vereadores de Porto Velho. O ato de instalação aconteceu no auditório do Colégio Normal Carmela Dutra, no dia 8 de janeiro de 1970, e foi presidido pelo Juiz Francisco Duarte Cezar Montenegro, atualmente desembargador aposentado.

Como não havia ainda um local para abrigar a nova casa de leis, os vereadores se reunião em uma sala na própria Prefeitura, na época Palácio 31 de Março. Somente quase um ano após sua instalação, a Câmara de Vereadores de Porto Velho inaugurou sua primeira sede, na Rua José Bonifácio, no mesmo prédio onde funcionou a Prefeitura de Porto Velho até 1964.

Em meados de 1970, o Vereador Anísio Gorayeb, aceitou o convite do Governador João Carlos Marques Henriques, e licenciou-se para assumir a presidência da recém criada CAERD – Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia. Em seu lugar, assumiu a Presidência da Câmara o Vereador José Saleh Moreb. O vereador Anísio Gorayeb não retornou mais para as atividades parlamentares e nem se candidatou à reeleição. Presidiu a CAERD até o ano de 1975. Foi o último cargo publico exercido pelo mesmo. Faleceu prematuramente aos 59 anos, dia 20 de julho de 1979.

É importante destacar que naquela época os vereadores não tinham salário, e nenhum tipo de remuneração, todos tinham suas profissões, como no caso do meu pai que era funcionário público.
 

A primeira Câmara de vereadores  - Gente de Opinião
Diplomação da Primeira Câmara de Vereadores de Porto Velho. O Juiz Cezar Montenegro e o Vereador Anísio Gorayeb, observados por Abiguar de Miranda que secretariava a sessão. (Fonte: Acervo Próprio)


Aproveito a oportunidade para registrar que recebi no dia 28/10, o oficio Nº 024/2010-CMPV/GAB/JO, do Vereador Jean Oliveira, do qual transcrevo parte do texto: “comunicamos ao nobre amigo e toda família “GORAYEB” que no dia 16 de novembro de 2010, as 10:00 horas, na Câmara Municipal de Porto Velho, se dará cumprimento a Resolução Nº 535/CMPV, de 24/03/202/10, que denominou o Pavilhão Nº 2 desta Casa de Leis, de Vereador “ANISIO GORAYEB”, em justa homenagem ao primeiro Presidente desta Câmara Municipal de Porto Velho...”

A família Gorayeb agradece ao Vereador Jean Oliveira, pela indicação, e a todos os vereadores da atual legislatura, que aprovaram por unanimidade a indicação desta homenagem ao meu saudoso pai.

Uma bela homenagem a este filho de Porto Velho, nascido aos 23 dias do mês de maio de 1920, no Distrito de Fortaleza do Abunã.

MUITO OBRIGADO.

Fiquem todos com Deus...

Até a próxima.


ANISIO GORAYEB
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Anísio Gorayeb

Anísio Gorayeb comunica que contraiu o Covid-19.

Anísio Gorayeb comunica que contraiu o Covid-19.

Olá meus amigos, infelizmente testei positivo para o Covid-19.Fiz o teste no dia 26/02 e recebi o resultado dia 01/03, as 11:30hs.Imediatamente comece

"DO FUNDO DO BAÚ" - INSTALAÇÃO DO TERRITÓRIO

"DO FUNDO DO BAÚ" - INSTALAÇÃO DO TERRITÓRIO

O Território Federal do Guaporé foi criado dia 13 de setembro de 1943, através do Decreto No. 5812, assinado pelo Presidente Getulio Vargas.O primeiro

"DO FUNDO DO BAÚ" - PRAÇA MARECHAL RONDON

"DO FUNDO DO BAÚ" - PRAÇA MARECHAL RONDON

Ao ver essa antiga foto da Praça Marechal Rondon, bateu aquela saudade da nossa antiga Porto Velho da década de 60.Nela, podemos ver ao fundo a constr

Adeus Marcelo Bennesby

Adeus Marcelo Bennesby

Infelizmente nosso querido amigo, colega de trabalhos na Rede TV Rondônia e grande profissional, Marcelo Bennesby, faleceu na madrugada dessa segunda-