Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Anísio Gorayeb

A LADEIRA DA PREFEITURA


  

Ate o final dos anos 60 o centro da cidade de Porto Velho era bem diferente dos dias de hoje. Vamos iniciar falando da Rua Comendador Centeno, que era mais conhecida como ladeira da Prefeitura, pois a mesma situava-se no meio da ladeira. Hoje a mesma rua se chama José Bonifácio.

Havia também uma outra curiosidade, a Rua Comendador Centeno atravessava a Praça Jonathas Pedrosa até a Sete de Setembro. No meio da praça havia um posto de gasolina, que ficava do lado direito de quem descia a ladeira. Todas as ruas do centro eram caçadas com pedras tipo paralelepípedos. É claro que nesta época não haviam ruas asfaltadas. 

A LADEIRA DA PREFEITURA  - Gente de Opinião

Rua Comendador Centeno em1960. No detalhe prédio da Prefeitura. (Fonte: Paulo Saldanha)




Outras partes da cidade também mudaram muito. Não estamos aqui criticando as mudanças, pelo contrario, pois as cidades vão se modernizando e alterações são necessárias. Nossa intenção é apenas lembrar como era nossa cidade.

A Avenida Presidente Dutra, por exemplo, não encerrava na Sete de Setembro, como nos dias de hoje. Seguia direto e passava ao lado da Praça Marechal Rondon e findava após passar entre o Cine Resky e o Fórum. Hoje no local existe um calçadão e a praça ficou mais conhecida como Praça do Baú. 

A LADEIRA DA PREFEITURA  - Gente de Opinião

Avenida Presidente Dutra, ao lado da Praça Marechal Rondon. (Fonte: Paulo Saldanha)



A Rua Nathanael de Albuquerque começava na Rua Prudente de Moraes e passava pelo Cine Teatro Resky e finalizava em frente ao Fórum Rui Barbosa, hoje Fórum Desembargador Fouad Darwich. 

 A LADEIRA DA PREFEITURA  - Gente de Opinião

Fórum Rui Barbosa em 1956. Hoje Fórum Desembargador Fouad Darwich. (Fonte: Paulo Saldanha)



É importante mencionar desde o inicio, a Avenida Sete de Setembro sempre foi o principal centro comercial da cidade, como nos dias de hoje. As lojas mais importantes ficavam nela ou nas suas proximidades.

A Avenida Sete de Setembro era de mão dupla, assim como todas as outras ruas da cidade. Nela havia dois quiosques que faziam o maior sucesso nos anos 60. O Arara Bar e a Casa das Canetas. O Arara Bar ficava na esquina da Sete com Presidente Dutra, e a Casa das Canetas na esquina da Prudente de Moraes, bem em frente ao Café Santos, um bar muito famoso naquela época. Hoje no mesmo local do bar funciona uma farmácia. 

 
A LADEIRA DA PREFEITURA  - Gente de Opinião

Quiosque na Sete de Setembro esquina com Prudente de Moraes. (Fonte: Paulo Saldanha)




Lembro-me muito da minha infância no bairro Caiarí, quando morava na Rua Major Guapindaia. Ela ia desde a Rua Pinheiro Machado até a Avenida Sete de Setembro. Com a chegada do 5º BEC e a necessidade da construção do quartel e também de residências para os militares, foi criada a REO – Residência Especial de Oficias.

Para se ter acesso ao quartel e a REO, o 5º, BEC deu continuidade a Rua Major Guapindaia, atravessando a Sete de Setembro, acabando com os bairros da Baixa da União, e o Alto do Bode.

Como a rua ia de um extremo ao outro da cidade, resolveram denomina-la de Avenida Norte-Sul. Quando foi construída, se tornou a maior avenida da cidade. Não durou muito com este nome. Mudou quando o filho do Coronel Weber, o primeiro comandante do 5º. BEC sofreu um acidente fatal de moto nesta avenida próximo ao quartel. Para homenagear o Coronel Weber, e na intenção de minimizar sua dor pela súbita perda, a Norte-Sul passou a chamar-se de Avenida Rogério Weber.

Existem muitas outras transformações, porém destacamos estas porque faziam parte do centro histórico da cidade.

É bom relembrar nossa antiga Porto Velho...
Recordar é viver...

Fiquem com Deus sempre... 

Até a próxima.

ANISIO GORAYEB

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Anísio Gorayeb comunica que contraiu o Covid-19.

Anísio Gorayeb comunica que contraiu o Covid-19.

Olá meus amigos, infelizmente testei positivo para o Covid-19.Fiz o teste no dia 26/02 e recebi o resultado dia 01/03, as 11:30hs.Imediatamente comece

"DO FUNDO DO BAÚ" - INSTALAÇÃO DO TERRITÓRIO

"DO FUNDO DO BAÚ" - INSTALAÇÃO DO TERRITÓRIO

O Território Federal do Guaporé foi criado dia 13 de setembro de 1943, através do Decreto No. 5812, assinado pelo Presidente Getulio Vargas.O primeiro

"DO FUNDO DO BAÚ" - PRAÇA MARECHAL RONDON

"DO FUNDO DO BAÚ" - PRAÇA MARECHAL RONDON

Ao ver essa antiga foto da Praça Marechal Rondon, bateu aquela saudade da nossa antiga Porto Velho da década de 60.Nela, podemos ver ao fundo a constr

Adeus Marcelo Bennesby

Adeus Marcelo Bennesby

Infelizmente nosso querido amigo, colega de trabalhos na Rede TV Rondônia e grande profissional, Marcelo Bennesby, faleceu na madrugada dessa segunda-

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)