Porto Velho (RO) domingo, 24 de junho de 2018
×
Gente de Opinião

Anísio Gorayeb

74 ANOS DE CRIAÇÃO DO TERRITÓRIO DO GUAPORÉ


74 ANOS DE CRIAÇÃO DO TERRITÓRIO DO GUAPORÉ - Gente de Opinião 

O Território Federal do Guaporé, foi criado pelo Presidente Getúlio Vargas, através do Decreto No. 5812, dia 13 de setembro de 1943. Suas terras foram desmembradas dos estados do Mato Grosso e Amazonas. Sua instalação ocorreu dia 24 de janeiro de 1944, na Escola Barão do Solimões, conforme foto abaixo.

A criação do nosso antigo Território, representou uma independência política, uma vez que, de 1914 até sua criação, éramos município do Estado do Estado do Amazonas. O primeiro governador do Território do Guaporé foi o Major Aluízio Pinheiro Ferreira.

Em 17 de fevereiro de 1956, o congresso nacional aprova uma lei mudando o nome do Território Federal do Guaporé para Território Federal de Rondônia, em homenagem ao Marechal Cândido  Mariano da Silva Rondon.

E finalmente, dia 22 de dezembro de 1981 foi criado o Estado de Rondônia.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Anísio Gorayeb

"DO FUNDO DO BAÚ" - Por Anísio Gorayeb

"DO FUNDO DO BAÚ" - Por Anísio Gorayeb

No início da década de 70 esses galpões da garagem se transformaram no primeiro supermercado da cidade, o Supermercado da Cobal.

ANIVERSÁRIO DO TEIXEIRÃO

ANIVERSÁRIO DO TEIXEIRÃO

No dia 1º de junho de 1921, nascia no Rio Grande Sul, Jorge Teixeira de Oliveira, filho de Adamastor e Durvalina Oliveira.

ANÍSIO GORAYEB, 98 anos

ANÍSIO GORAYEB, 98 anos

Nesse dia 23, meu amado e saudoso pai Anísio Gorayeb estaria completando 98 anos. Ele nasceu no pequeno povoado de Fortaleza do Abunã no dia 23 de mai

CARLINHOS CAMURÇA CONFIRMA, É PRÉ-CANDIDATO

CARLINHOS CAMURÇA CONFIRMA, É PRÉ-CANDIDATO

E dessa vez, com certeza será diferente, pois os familiares, amigos, admiradores, correligionários passaram a cobrá-lo com mais freqüência e com mais