Porto Velho (RO) quinta-feira, 28 de maio de 2020
×
Gente de Opinião

A C L E R

Mais de 150 pessoas participaram do seminário 50 anos da BR


Gente de Opinião
Gente de Opinião
Depoimentos de Euro Tourinho(E), Roberto Cazenave(C) e Gervásio Feitosa(D) emocionaram os participantes do seminário


Mais de 150 pessoas, entre acadêmicos, professores, estudantes de ensino médio e universitário, além de pesquisadores da história local participaram, na tarde de quarta-feira, 7, no auditório do Teatro Banzeiros do seminário "50 anos da BR", promoção da Academia de Letras de Rondônia, ACLER com apoio do Departamento de História e arqueologia da Unir.

Na abertura foram feitas duas homenagens póstumas, ao autor de "Ferrovia do Diabo", Manoel Rodrigues Ferreira, pela acadêmica Yeda Borzacov, e ao prêmio nobel de Literatura José Saramago pelo acadêmico William Martins.

Os aspectos históricos da BR foram o tema do acadêmico Lúcio Albuquerque, seguindo-se os depoimentos do jornalista Euro Tourinho (sobre a presença do presidente JK em Vilhena a 4 de julho de 1970) e do funcionário aposentado Gervásio Feitosa e do empresário Roberto Cazenave sobre a Caravana Ford.

Esses dois últimos depoimentos emocionaram a platéia pela narrativa das dificuldades enfrentadas pelos participantes da caravana, com destaque às figuras do mecânico Eduardo Lima e Silva, que chefiou a comitiva a partir de Pimenta Bueno, e do governador Paulo Nunes Leal.

A última palestra foi do professor Antonio Cláudio Rabello, da UNIR, debatendo o sub-tema "A BR-029 e o desenvolvimentismo: periferia do Brasil ou sudoeste da Amazônia?", muito elogiada pelos participantes.

Fonte: Lúcio Albuquerque
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre A C L E R

Academia de Letras de Rondônia lança primeira Antologia

Academia de Letras de Rondônia lança primeira Antologia

Contos, crônicas, poesias e histórias diversas são os estilos adotados pelos 23 imortais que participam da Antologia 2017, que está sendo lançada por

ACLER tem sarau cultural amanhã

ACLER tem sarau cultural amanhã

  Será amanhã, sexta-feira, a partir das 19 horas, no hall da Unir/Centro, o Sarau Cultural  realizado pela Academia de Letras de Rondônia, ACLER, dan

ACLER comemora 31 anos com Sarau na Francisco Meirelles

ACLER comemora 31 anos com Sarau na Francisco Meirelles

  Acadêmicos na sessão solene da Assembleia legislativa em 2016 pela passagem dos 30 anos da ACLER Os 31 anos de criação da Academia de Letras de Rond