Quinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

A C L E R

Informativo da Academia de Letras de Rondônia - 4



O acadêmico na mídia

RAIMUNDO NEVES DE ALMEIDA

Um encontro cultural, a reunião, em Manaus, em janeiro, entre Jorge Humberto Barreto, da Associação dos Escritores do Amazonas; Urias Sérgio de Freitas, presidente da Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas e o escritor Raimundo Neves de Almeida, da ACLER, onde ocupa a cadeira nº 32, cujo patrono é José Francisco Monteiro. Informativo da Academia de Letras de Rondônia - 4 - Gente de Opinião

Durante o encontro, ocorrido em um restaurante no Bosque Clube, os escritores discutiram sobre diversos assuntos relacionados à questão literária, principalmente voltados à produção, distribuição e comercialização das obras regionais, dos autores independentes.

O acadêmico Raimundo Neves é autor de Retalhos Históricos e Geográficos de Humaitá, Na Beira do Barranco, Murmúrio de um Amazônida e Escritores e Poetas Humaitaenses.

P. Que impressão o senhor teve daquele encontro?

Raimundo Neves – Muito boa. Creio que as Academias da região devem discutir conjuntamente seus problemas. O acadêmico Urias mostrou que as dificuldades que temos aqui para publicar eles também têm lá.


P. E sobre a atenção das livrarias?

Raimundo Neves – Em Manaus, apesar de haver mais espaço, eles também querem melhor visibilidade nas livrarias, como aqui, para as edições regionais.

P. – Suas obras retratam muito Humaitá. Por quê?

Raimundo Neves – Sou apaixonado pela região do Rio Madeira e procuro, com meu trabalho, ser uma espécie de porta-voz da gente daqui, especialmente de Humaitá.


EXTRAORDINÁRIA

A ACLER tem uma reunião extraordinária nessa segunda-feira, dia 8, na sede da Federação de Futebol, a partir das 18 horas, com uma pauta relevante. Todos os acadêmicos estão convocados.

POSSES

Está definida para o dia 22 deste mês, a posse de acadêmicos na ACLER. O jornalista Ciro Pinheiro, muito elogiado pela organização da última sessão solene da Academia, será outra vez o responsável pelo cerimonial

RECUPERANDO

O acadêmico e jornalista Emanuel Pontes Pinto, fundador da ACLER, está em fase de recuperação de uma cirurgia, e já pensando em novos trabalhos.

LITERATURA

A prefeitura de Guajará-Mirim confirmou a realização de uma Feira de Livros, dia 28 de abril, quando o município comemora aniversário. Além disso, haverá uma atividade literária paralela.

NOVA OBRA

O poeta Pedro Albino está com tudo pronto para lançamento de seu novo livro. Fundador da ACLER, o acadêmico Pedro Albino é também autor de literatura de cordel, e prepara um trabalho sobre o assunto.

Mais informações da ACLER acesse http:///www.acler.org  
Contatos com a ACLER: [email protected]  

Fonte: Lúcio Albuquerque

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

As botinas da discórdia assombram Vila Murtinho - Causos do berço do madeira:

As botinas da discórdia assombram Vila Murtinho - Causos do berço do madeira:

Entre a caixa d’água e a Igreja de Nossa Senhora Terezinha, ficava a residência do José Ribeiro da Costa, administrador da estação ferroviária da Es

Academia de Letras de Rondônia lança primeira Antologia

Academia de Letras de Rondônia lança primeira Antologia

Contos, crônicas, poesias e histórias diversas são os estilos adotados pelos 23 imortais que participam da Antologia 2017, que está sendo lançada por

ACLER tem sarau cultural amanhã

ACLER tem sarau cultural amanhã

  Será amanhã, sexta-feira, a partir das 19 horas, no hall da Unir/Centro, o Sarau Cultural  realizado pela Academia de Letras de Rondônia, ACLER, dan

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)