Quinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

A C L E R

Informativo da Academia de Letras de Rondônia - 1


 
HISTÓRIA 

A ACLER foi criada no dia 10 de junho de 1986, em reunião na Biblioteca “José Pontes Pinto”, sendo seus sócios-fundadores os acadêmicos Ary Tupinambá Pena Pinheiro, José Valdir Pereira, Amizael Gomes da Silva, Bolívar Marcelino, Edson Jorge Badra, Emmanuel Pontes Pinto, Esron Penha de Menezes, Eunice Bueno da Silva e Souza, Gesson Álvares de Magalhães, Hélio Fonseca, Matias Alves Mendes, Paulo Nunes Leal, Abnael Machado de Lima, Raymundo Nonato de Castro e Vitor Hugo. A Academia de Letras de Rondônia – ACLER é uma entidade cultural, sem fins lucrativos e de duração indeterminada. Seu primeiro presidente foi o acadêmico Hélio Fonseca. 

A ACLER é composta de 40 sócios titulares, sócios correspondentes (brasileiros ou estrangeiros), residentes no país ou no exterior, sócios beneméritos e sócios honorários. As vagas são preenchidas de acordo com critérios previstos no Estatuto. O quadro de Patronos é composto de escritores já falecidos, de reconhecido conceito e valor literário, com sua vida ou obra apresentando algum vínculo com o Estado de Rondônia.

DIRETORIA 

Para o biênio 2010/2011, tomou posse a diretoria da ACLER, composta pelos acadêmicos: Presidente – Lúcio Albuquerque; 1º vice – Dante Fonseca; 2º Vice – Antonio Serafim; Secretário – Pedro Albino; 1ª secretária – Eunice Bueno. Conselho Fiscal, acadêmicos: Efetivos - Abnael Machado de Lima, Yedda Borzacov e Matias Mendes; Suplentes - Samuel Castiel, Viriato Moura e Raimundo Neves.

ENCONTRO 

A ACLER deverá realizar em março, com apoio da Academia Guajaramirense de Letras, o 3º Encontro de Escritores, na cidade de Guajará-Mirim,. Em 2009 a ACLER realizou dois eventos similares, em Porto Velho e Ji-Paraná, neste último com apoio da Academia Jiparanaense de Letras.

COMENDA 

Em graus diversos, os acadêmicos Yeda Borzacov, Dante Fonseca e Cláudio Feitosa receberam do Governo do Estado a comenda da Ordem do Mérito “Marechal Rondon”. 

FEIRA DE LIVROS 

A ACLER realizará na segunda quinzena de abril, na Casa de Cultura “Ivan Marrocos”, a I Feira de Livros de Autores Rondonienses, aberta à participação de não membros da ACLER. O detalhamento será divulgado a partir de fevereiro. 

ESRON 

Para lembrar o 1º ano de falecimento do acadêmico Esron Penha de Menezes, a ACLER participará, com os seus familiares, da celebração religiosa que acontecerá dia 18, a partir das 18h15, na Catedral do Sagrado Coração de Jesus. 

VISITA 

O poeta e jornalista Átila França, da ACLER e presidente da Academia Vilhenense de Letras, está em Porto Velho, onde reuniu com os acadêmicos Yeda Borzacov, Abnael machado de Lima e Lúcio Albuquerque, e com o poeta Ernesto Melo.

CONTATO COM A ACLER
[email protected]

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

As botinas da discórdia assombram Vila Murtinho - Causos do berço do madeira:

As botinas da discórdia assombram Vila Murtinho - Causos do berço do madeira:

Entre a caixa d’água e a Igreja de Nossa Senhora Terezinha, ficava a residência do José Ribeiro da Costa, administrador da estação ferroviária da Es

Academia de Letras de Rondônia lança primeira Antologia

Academia de Letras de Rondônia lança primeira Antologia

Contos, crônicas, poesias e histórias diversas são os estilos adotados pelos 23 imortais que participam da Antologia 2017, que está sendo lançada por

ACLER tem sarau cultural amanhã

ACLER tem sarau cultural amanhã

  Será amanhã, sexta-feira, a partir das 19 horas, no hall da Unir/Centro, o Sarau Cultural  realizado pela Academia de Letras de Rondônia, ACLER, dan

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)