Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

A C L E R

II ENCONTRO CULTURAL DA FRONTEIRA BRASIL/BOLÍVIA


A Academia de Letras de Rondônia (ACLER), a Academia Guajaramirense de Letras (AGL), a Sociedad de Escritores de Guayaramerin (SEG) e Sociedad Cultural e Literária de Guyaramerin (SCLG) realizarão o II ENCONTRO CULTURAL DA FRONTEIRA BRASIL/BOLÍVIA, tendo como tema: “A ESTRADA DE FERRO MADEIRA-MAMORÉ E A COLONIZAÇÃO DA FRONTEIRA BRASILEIRO/BOLIVIANA”. O evento conta com o apoio do Governo do Estado de Rondônia, Prefeitura e Câmara Municipal de Guajará-Mirim, Alcaldia, Consejo Municipal, Dirección Distrital de Educación e Universidad de Guayaramerin - Bolivia, Centro de Pesquisas Linguísticas da Amazônia (CEPLA) integrado ao Mestrado em Ciência da Linguagem (MCL) da Fundação Universidade Federal de. Rondônia (UNIR), do, além da participação da Sociedad de Escritores de Riberalta.

A abertura oficial acontecerá na noite do dia 18, sexta-feira, na Câmara Municipal de Guajará-Mirim. No sábado continuarão as atividades na Câmara Municipal.

Além de escritores de Guayaramerin e de Rondônia contará o encontro com a presença de acadêmicos da Sociedad de Escritores de Riberalta (SER) e escritores de Cobija.

 

Inscrições.

- As inscrições serão feitas através do emeio: [email protected]

- Os interessados deverão preencher a ficha (abaixo) e devolver, pelo mesmo emeio.

- Aqueles interessados em apresentar trabalhos acadêmicos prevista para a manhã de sexta-feira e tarde de sábado, deverão manifestar seu interesse na ficha de inscrição que enviaremos instruções.

- Os que já participaram de eventos anteriores da ACLER devem apenas solicitar a inscrição, que será confirmada através do cadastro já disponível e indicar interesse em apresentar trabalho acadêmico, se este for o caso.

- Será cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$ 20,00 (vinte reais) a ser depositada em conta corrente cujo número será fornecido ao interessado após o pedido de inscrição.

- A inscrição apenas será efetivada quando o interessado receber a confirmação da ACLER, através de recibo, que deverá imprimir e portar para participar do evento.

OBS: O transporte, estadia, alimentação e demais despesas decorrentes do deslocamento estarão por conta do participante.

As inscrições serão aceitas somente até ao limite da capacidade de assentos do auditório, conforme distribuição abaixo: 60 vagas o Estado de Rondônia (exceto Guajará-Mirim), 40 vagas para Guajará-Mirim, 20 para a Bolívia.

Depois de esgotada essa capacidade as inscrições serão encerradas.


 

FICHA DE INSCRIÇÃO

Nome:
Endereço:
Telefone:
Emeio:
Profissão:
Instituição a que pertence:
Pretende apresentar trabalho acadêmico? Sim___ Não___
Caso a resposta à questão acima seja positiva enviaremos, em seguida, as normas para a submissão de trabalhos acadêmico à comissão constituída por professores do Centro de Pesquisas Lingüísticas da Amazônia (CEPLA) integrado ao Mestrado em Ciência da Linguagem (MCL) da Fundação Universidade Federal de. Rondônia (UNIR), encarregado desse setor do evento.

 



Programação. Câmara Municipal de Guajará-Mirim

SEXTA FEIRA – 18/05/2012

08h00 Início da programação da manhã: Credenciamento
08h00 Apresentação de trabalhos acadêmicos.
12h00 Fim da programação da manhã.
14h00 Início da programação da tarde: Credenciamento.
14h00 Abertura da Exposição de fotos da Madeira-Mamoré
14h30 Palestra: A Ferrovia Madeira-Mamoré. Palestrante: Carlos López Vaca (Presidente da Sociedad Cultural e Literária de Guayaramerin).
15h30 Intervalo.
16h00 Início das perguntas.
17h00 Fim da programação da tarde.
19h00 Início da programação da noite. Câmara Municipal de Guajará-Mirim
19h00 Abertura oficial –Câmara Municipal de Guajará-Mirim.
20h00 Palestra: A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e a colonização da fronteira brasileiro/boliviana. Palestrante: Prof. Abnael Machado de Lima (ACLER).

21h00 Lançamento do Livro “Guajará-Mirim- A Pérola do Mamoré”. Autora: Professora Tereza Chamma (Academia Guajaramirense de Letras – AGL)
Coquetel

SÁBADO – 19.5.2012

9h00 Início da programação da manhã.
8h00 Palestra: Madeira-Mamoré: ferrovia da vida. Palestrante: Lucio Albuquerque (Academia Guajaramirense de Letras – AGL).
09h00 Intervalo
09h30 Perguntas.
11h30 Fim da programação da manhã.
14h00 Início da programação da tarde.
14h00 Apresentação de trabalhos acadêmicos.
15h00 Intervalo
15h30 Perguntas
16h30 Fim da programação da tarde.
17h30 Recepção dos participantes no Porto Oficial de Guayaramerin.
19h00 Sessão no Consejo Municipal de Guayaramerin.
20h30 Encerramento no Clube Social Guayaramerin - Na Praça Principal.

Saudações,

Paulo Cordeiro Saldanha

Carlos López Vaca

José Antônio Guanacoma

Dante Ribeiro da Fonseca

Presidente da Academia Guajaramirense de Letras

Sociedad Cultural e Literária de Guyaramerin

Sociedad de Escritores de Guayaramerin

Presidente da Academia de Letras de Rondônia

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

As botinas da discórdia assombram Vila Murtinho - Causos do berço do madeira:

As botinas da discórdia assombram Vila Murtinho - Causos do berço do madeira:

Entre a caixa d’água e a Igreja de Nossa Senhora Terezinha, ficava a residência do José Ribeiro da Costa, administrador da estação ferroviária da Es

Academia de Letras de Rondônia lança primeira Antologia

Academia de Letras de Rondônia lança primeira Antologia

Contos, crônicas, poesias e histórias diversas são os estilos adotados pelos 23 imortais que participam da Antologia 2017, que está sendo lançada por

ACLER tem sarau cultural amanhã

ACLER tem sarau cultural amanhã

  Será amanhã, sexta-feira, a partir das 19 horas, no hall da Unir/Centro, o Sarau Cultural  realizado pela Academia de Letras de Rondônia, ACLER, dan

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)