Quarta-feira, 1 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

A C L E R

Falando de literatura - Ary tupinambá Pena Pinheiro, se vivo, completaria 100 anos


 

ACONTECE

No próximo final de semana, dias 12 e 13, em Guajará-Mirim, o III Encontro de Escritores de Rondônia, realização da ACLER conjuntamente com a Academia Guajaramirense de Letras. A primeira edição foi em Porto Velho, em julho, e a segunda em Ji-Paraná, em setembro, ambas em 2009.

APOIO

O Encontro está contando com o apoio da Câmara Municipal de Guajará-Mirim e de Refrigerantes Dydyo. Para inscrições ou informações, os interessados devem fazer contato com Paulo Saldanha ([email protected]); professora Cristina ([email protected]) e Júlio Yriarte ([email protected]).

MEDALHA

A ACLER já definiu os modelos da medalha e do boton para uso dos acadêmicos. A previsão é que os dois sejam entregues aos acadêmicos e às famílias dos falecidos, dia 10 de junho, quando a entidade completará 24 anos de fundação.

ARY PINHEIRO

Fundador da ACLER, e patrono de uma de suas cadeiras, o médico e antropólogo Ary tupinambá Pena Pinheiro, se vivo, completaria 100 anos dia 13 de setembro. A Academia, conjuntamente com o Instituto Histórico e Geográfico, realizará um evento na data – em que foi criado o Território federal do Guaporé, em 1943.

FEIRA

Adiada para o segundo semestre a I Feira de Livros de Autores Rondonienses. A decisão foi tomada na última reunião da ACLER e o evento fará parte dos festejos do Ano da Bodas de Prata da Academia, programação que se inicia dia 10 de junho.

SUCESSO

Está alcançando sucesso o novo livro do escritor ji-paranaense João Gomes Moreira, desta vez uma coletânea de contos diversos. O lançamento aconteceu dia 25, com participação de grande público.

MOÇÃO

A Academia de Letras de Rondônia aprovou na última reunião, uma Moção de Aplausos ao poeta e músico Ernesto Melo, pelo trabalho desenvolvido a favor da cultura e da história porto-velhense. A entrega da Moção aconteceu nesta sexta-feira, em frente ao Mercado Cultura, onde o Ernesto Melo comanda o show todas as sextas-feiras, à frente do grupo Fina Flor do Samba.

CACOAL

O acadêmico João Lopes, autor de vários livros, dentre eles o que conta a história da criação do (atual) município de Rolim de Moura, deve ser o novo presidente da Academia de Letras de Cacoal. A eleição (aclamação) será dia 27, conforme a atual presidente Maria Lindomar.

IV ENCONTRO

Aliás, se depender da Academia de Cacoal, o próximo Encontro de Escritores, no segundo semestre, será realizado na “Capital do Café”. A proposta deverá ser encaminhada ainda neste mês de março à ACLER. No último final de semana o presidente da ACLER, Lúcio Albuquerque, reuniu com a entidade cacoalense.

ESTATUTO

Já se encontra com o presidente da ACLER o projeto de reforma do estatuto da entidade. Segundo o acadêmico Antonio Serafim, membro da comissão encarregada, o documento está enxuto, caindo de quase 65 artigos para apenas 22. A matéria deverá ser votada em definitivo na próxima ordinária da ACLER, dia 26 deste mês.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 1 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

As botinas da discórdia assombram Vila Murtinho - Causos do berço do madeira:

As botinas da discórdia assombram Vila Murtinho - Causos do berço do madeira:

Entre a caixa d’água e a Igreja de Nossa Senhora Terezinha, ficava a residência do José Ribeiro da Costa, administrador da estação ferroviária da Es

Academia de Letras de Rondônia lança primeira Antologia

Academia de Letras de Rondônia lança primeira Antologia

Contos, crônicas, poesias e histórias diversas são os estilos adotados pelos 23 imortais que participam da Antologia 2017, que está sendo lançada por

ACLER tem sarau cultural amanhã

ACLER tem sarau cultural amanhã

  Será amanhã, sexta-feira, a partir das 19 horas, no hall da Unir/Centro, o Sarau Cultural  realizado pela Academia de Letras de Rondônia, ACLER, dan

Gente de Opinião Quarta-feira, 1 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)