Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

A C L E R

Emoção na Academia Guajaramirense de Letras


O pedagogo e jornalista Simon Oliveira dos Santos, a contista e poetisa Maria Vera Lucia da Silva Freitas, o advogado e historiador Hugo Evangelista da Silva e a professora e escritora Leide Alves Ponte, emocionaram mais de 100 pessoas presentes a sua posse, na sexta-feira (23), em sessão solene no auditório da Câmara Municipal, como membros da Academia Guajaramirense de Letras.

Além dos convidados e de membros da AGL, à frente o presidente Paulo Saldanha que dirigiu a solenidade, participaram do evento o vice prefeito de Guajará-Mirim Hilter Videira, o dirigente da Sociedad de Escritores de Bolívia José Luiz Durán, o representante da alcaldia de Guayaramerin e o representante da Academia de Letras de Rondônia Lúcio Albuquerque, ficando o show musical a cargo do grupo liderado pelo acadêmico Tanhous Melhem.

O juramento dos novos acadêmicos foi conduzido pelo vice-presidente da AGL, poeta Jorge Monteiro, momento solene em que cada um dos novos imortais confirma seus compromissos com a Academia perante os presentes à sessão e em seguida cada um dos quatro falou sobre sua produção literária.

O primeiro deles, Hugo Evangelista, destacou a figura de seu pai como incentivador, apesar de todas as dificuldades sempre conseguiu os meios para que ele pudesse estudar. A poetisa Maria Vera Lúcia homenageou o marido, citando que sem seu apoio dificilmente ela poderia dedicar-se à literatura. A escritora Leide Alves Ponte citou que sua base literária tem sido seu berço, as barrancas do Rio Guaporé, e o jornalista Simon lembrou das pessoas que marcaram a sua trajetória de leitor e escritor, citando sua irmã Luíza, seus pais, a professora Maria Laurinda Groff, entre outros, destacou também a alegria por ser o primeiro natural de Nova Mamoré a tomar assento numa Academia.

Em nome da AGL o poeta e acadêmico Dúlcio Mendes lembrou o compromisso que os membros de uma Academia têm para com a instituição e também para a sociedade. Ele fez um relato do trabalho literário de cada um dos novos empossados.

O representante da ACLER, Lúcio Albuquerque, enfatizou a necessidade que os acadêmicos e suas instituições entendam não formarem uma elite intelectual. Disse que são todos parte da sociedade e lembrou ainda que a palavra compromisso para com a AGL deve ser uma prática comum a todos os seus membros.

O vice-prefeito guajaramirense Hilter Videira fez questão de lembrar que todas as atividades culturais terão sempre o apoio da atual administração municipal e destacou ainda que ele próprio faz questão de estar presente a esses eventos “que nos ajudam a entender melhor a comunidade e seus anseios”.

No encerramento o presidente Paulo Saldanha agradeceu o trabalho da secretária da AGL Tereza Chamma pelo esforço em realizar a cerimônia, e disse que a Academia Guajaramirense sempre estará disposta a se empenhar pela história e pelos valores literários e sociais de Guajará-Mirim e região.

Fonte: Lúcio Albuquerque
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

As botinas da discórdia assombram Vila Murtinho - Causos do berço do madeira:

As botinas da discórdia assombram Vila Murtinho - Causos do berço do madeira:

Entre a caixa d’água e a Igreja de Nossa Senhora Terezinha, ficava a residência do José Ribeiro da Costa, administrador da estação ferroviária da Es

Academia de Letras de Rondônia lança primeira Antologia

Academia de Letras de Rondônia lança primeira Antologia

Contos, crônicas, poesias e histórias diversas são os estilos adotados pelos 23 imortais que participam da Antologia 2017, que está sendo lançada por

ACLER tem sarau cultural amanhã

ACLER tem sarau cultural amanhã

  Será amanhã, sexta-feira, a partir das 19 horas, no hall da Unir/Centro, o Sarau Cultural  realizado pela Academia de Letras de Rondônia, ACLER, dan

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)