Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

A C L E R

ACADEMIA DE LETRAS DE RONDONIA - 22 ANOS DE FUNDAÇÃO



Foi numa noite do dia 10 de junho de 1986, que um grupo de escritores e poetas de Rondônia, incentivados pela Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, decidiu fundar a mais importante instituição literário de Rondônia: a Academia de Letras de Rondônia. Os escritores e poetas presentes àquela histórica reunião, na Biblioteca José Pontes Pinto, declararam que a partir daquele momento estava fundada a Academia de Letras de Rondônia, com a finalidade de promover o cultivo das letras e incentivar as atividades intelectuais e culturais.

Presentes estavam à maioria das melhores expressões literárias de Rondônia. Eram dezesseis, a saber: Ary Tupinambá Pena Pinheiro, Abnael Machado de Lima, Amizael Gomes da Silva, Bolívar Marcelino, Edson Jorge Badra, Emanuel Pontes Pinto, Esron Penha de Meneses, Eunice Bueno da Silva e Souza, Gesson Álvares de Magalhães, Hélio Fonseca, José Valdir Pereira, José Calixto de Medeiros, Matias Alves Mendes, Paulo Nunes Leal, Raymundo Nonato de Castro e Vitor Hugo.

Além de decidirem sobre as finalidades da Academia, horário, dia e local das reuniões, escolheram, por aclamação, a Diretoria provisória, para, a partir daquele instante, conduzir os destinos da Instituição, e, de imediato, desencadear todas as atividades administrativas e legais indispensáveis, com o fito de torná-la uma organização com personalidade jurídica, registrada junto à Receita Federal, no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas - CNPJ, Elaboração dos Estatutos, Registro no Cartório de Pessoas Jurídicas, abertura de conta bancária, definição dos Patronos e organização da Secretaria Geral. Esta Diretoria foi formada pelos Acadêmicos Hélio Fonseca, Presidente, Edson Jorge Badra, Vice-Presidente e José Valdir Pereira, Secretário-Geral.

Com o passar do tempo, outras expressões literárias e culturais de Rondônia, na condição de Acadêmicos Efetivos, e algumas expressões literárias do Brasil e do exterior, na condição de Acadêmicos Correspondentes, juntaram-se aos Acadêmicos fundadores, formando a grande família que hoje possui a Academia. Assim, Já são 32 Acadêmicos Efetivos e 6 Acadêmicos Correspondentes.

22 anos já se passaram. Muito foi semeado, muito foi colhido! Alguns Acadêmicos já foram convidados por Deus para continuarem suas atividades literárias em outras dimensões. Ary Tupinambá Pena Pinheiro, José Calixto de Medeiros, Emanuel Pontes Pinto, Amizael Gomes da Silva, Victor Hugo e Paulo Saldanha Sobrinho, já não estão participando do nosso convívio. Em suas cadeiras já não os vemos mais. Mas, continuam, e é por isso que são imortais, presentes na história, na lembrança e na memória literária e cultural de Rondônia.

A Academia de Letras de Rondônia é dirigida por uma Diretoria eleita de dois em dois anos, em escrutínio secreto. A Diretoria é constituída pelos seguintes cargos, sendo os três primeiros preenchidos pelo voto e os demais nomeados pelo Presidente eleito: Presidente, Vice-Presidente, Secretário Geral, Diretor Financeiro, Diretor de Biblioteca e edições, Diretor de Relações Públicas, Diretor de Política Cultural e Eventos, Diretor de Patrimônio e Diretor de Assuntos Jurídico.

Atualmente a Academia tem como Presidente o acadêmico José Valdir Pereira. Seus antecessores foram os acadêmicos Hélio Fonseca, José Calisto de Medeiros, Eunice Bueno da Silva e Souza, Viriato Moura e Aparício Carvalho de Moraes.

Até 2005, quando o Governo do Estado anunciou uma reforma no prédio, a ser feita nos dois anos seguintes, a Academia funcionava na antiga Biblioteca José Pontes Pinto, na esquina das avenidas Farqhuar e Pinheiro Machado. Atualmente as Sessões Ordinárias acontecem no prédio do Conselho Estadual de Educação.

De acordo com o Estatuto em vigor, Art. 56, a Academia realizará, anualmente, evento comemorativo ao aniversário de sua fundação. Este ano, o aniversário de fundação da Academia acontecerá no próximo sábado, das 14 às 17 horas, no auditório da Justiça Federal, quando, entre outras atividades, a Academia de Letras de Rondônia dará posse a mais cinco sócios efetivos, recentemente eleitos: Antonio Serafim da Silva, José Lúcio Cavalcanti de Albuquerque, Luiz Antonio de Araújo Silva, Raimundo Neves de Almeida e Samuel Moisés Castiel Júnior; e a três sócios correspondentes: Adelino José de Moura, César Romero Cavalcanti de Albuquerque e Frederico Álvares Afonso.

A Academia funciona seguindo seu Calendário de Atividades e Eventos, elaborado pela Diretoria e aprovado pelos Acadêmicos, em Sessão específica. Para o exercício de 2008, consta na programação da Academia, entre outras atividades e eventos, a realização do I Concurso Literário ACLER, I Simpósio de Literatura de Rondônia e a I Premiação Anual Literária àqueles que se destacaram nas várias categorias previstas no Estatuto da Academia.

Atualmente, a Academia tem duas sedes, senda a sede virtual localizada no endereço www.acler.org , Nesta, estão registradas todas as informações referentes à Academia: sua história, Acadêmicos fundadores, membros efetivos e correspondentes, Patronos, Estatutos, Brasão, biografias, fotos etc.

Fonte: Lúcio Albuquerque

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

As botinas da discórdia assombram Vila Murtinho - Causos do berço do madeira:

As botinas da discórdia assombram Vila Murtinho - Causos do berço do madeira:

Entre a caixa d’água e a Igreja de Nossa Senhora Terezinha, ficava a residência do José Ribeiro da Costa, administrador da estação ferroviária da Es

Academia de Letras de Rondônia lança primeira Antologia

Academia de Letras de Rondônia lança primeira Antologia

Contos, crônicas, poesias e histórias diversas são os estilos adotados pelos 23 imortais que participam da Antologia 2017, que está sendo lançada por

ACLER tem sarau cultural amanhã

ACLER tem sarau cultural amanhã

  Será amanhã, sexta-feira, a partir das 19 horas, no hall da Unir/Centro, o Sarau Cultural  realizado pela Academia de Letras de Rondônia, ACLER, dan

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)