Quinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

A C L E R

Academia aplaude de pé o samba de Ernesto Melo



O samba tomou conta da Academia. Na noite de sábado, ao encerramento da solenidade de posse dos cinco novos membros da Academia de Letras de Rondônia, o grupo musical “Fina Flor do Samba” foi aplaudido de pé por mais de 150 pessoas que lotavam o auditório do Sinduscon. Academia aplaude de pé o samba de Ernesto Melo  - Gente de Opinião

Durante as apresentações das músicas, cinco no total, o público várias vezes aplaudiu as composições, todas elas voltadas para, “um passeio na nossa história que precisa ser melhor conhecida”, frisou a acadêmica Yeda Pinheiro Bozacov..

A programação musical fazia parte da cerimônia e o “Fina Flor do Samba”, contando com Ernesto Melo (voz), Ênio Melo (violão), Bazinho (tan-tan), Beto Ramos (tamborim) e Sérgio Ramos (ganzá), apresentou cinco peças: “Triângulo”, de Manga-Rosa; “Exaltação ao Triângulo”, “Porto Velho do Guaporé”, todas compostas por Ernesto Melo, e uma adaptação ao samba do hino Céus de Rondônia.

“Não há quem não tenha ficado emocionado”, resumiu o acadêmico Dante Ribeiro da Fonseca. Para o ex-reitor da Unir Euro Tourinho Filho, “é importante trazer o trabalho desses grupos para outras platéias”. O empresário Estênio das Chagas disse que já conhece o trabalho do “Fina Flor do Samba”, “mas ouvir o grupo numa solenidade como essa é muito diferente e valoriza muito mais o que eles fazem”.

Já o gerente de Cultura da Secel, professor Luiz Gouveia, depois de elogiar a Academia pelo convite ao grupo, lembrou a importância de se contar a história local através da música, como fazem as letras das composições. A funcionária pública Maria Fátima Souza destacou “não apenas as composições mas, também, a interpretação do Ernesto Melo que transmite a viagem da história através dos gestos”.

O “Fina Flor do Samba” se apresenta todas as sextas-feiras à noite em frente ao Mercado Cultural, com participação de vários outros músicos e cantores locais.

Fonte: Lúcio Albuquerque

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

As botinas da discórdia assombram Vila Murtinho - Causos do berço do madeira:

As botinas da discórdia assombram Vila Murtinho - Causos do berço do madeira:

Entre a caixa d’água e a Igreja de Nossa Senhora Terezinha, ficava a residência do José Ribeiro da Costa, administrador da estação ferroviária da Es

Academia de Letras de Rondônia lança primeira Antologia

Academia de Letras de Rondônia lança primeira Antologia

Contos, crônicas, poesias e histórias diversas são os estilos adotados pelos 23 imortais que participam da Antologia 2017, que está sendo lançada por

ACLER tem sarau cultural amanhã

ACLER tem sarau cultural amanhã

  Será amanhã, sexta-feira, a partir das 19 horas, no hall da Unir/Centro, o Sarau Cultural  realizado pela Academia de Letras de Rondônia, ACLER, dan

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)