Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

O cenário é tão nublado com relação a sucessão estadual em Rondônia


O cenário é tão nublado com relação a sucessão estadual em Rondônia - Gente de Opinião

Ninguém quer

Não é uma ideia original construir uma prisão de segurança máxima em plena floresta amazônica, projeto do governo francês com a intenção de isolar narcotraficantes e radicais islâmicos. O governo repressivo de Artur Bernardes isolou em uma prisão em Clevelândia do Norte (AP), pegado com a Guiana Francesa, opositores do governo capturados no Paraná durante a Revolução Paulista, soltos no governo Washington Luís, em 1926, por terem se rendido com a promessa de julgamento justo e liberdade.

Aliás, até já existe uma prisão na mesma Saint-Laurent du Maroni, que os amantes da boa literatura conhecem do livro Papillon, de Henri Charrière, expondo a colônia penal da Ilha do Diabo. A intenção do governo daquele país é dar ao local a estrutura de segurança máxima até 2028.

A repercussão do projeto foi a pior possível. É tratar a Amazônia francesa como “lata de lixo” na qual a elite francesa possa jogar o que incomoda. Vai gastar uma fortuna nessa prisão enquanto relaxa em algo que deveria de fato preocupar: cerca de 30% da cocaína consumida na França vem de lá.

No Paraná, após a construção do presídio de segurança máxima de Catanduvas aumentou a movimentação de drogas e traficantes na região e os guianeses temem o mesmo efeito com esse projeto. Aliás, Papillon fugiu da Ilha do Diabo. A França deveria pensar em usos melhores para as belezas e maravilhas amazônicas.

...........................................................................................................

A confirmação

Com a volta do governador Marcos Rocha da sua viagem a Israel, foi confirmada sua disposição de disputar uma cadeira ao Senado e, por conseguinte já se sabe que o vice-governador Sergio Gonçalves (União Brasil) vai assumir sua cadeira no Palácio Rio Madeira a partir de abril do ano que vem. A candidatura de Gonçalves racha as bases o governo estadual. Um naco das lideranças chapas brancas está com ele no seu projeto a eleição, uma outra parte prefere o ex-governador Ivo Cassol (PP) e uma terceira vertente acredita mais nas possibilidades do deputado federal Fernando Máximo.

Múltiplas alternativas

O cenário é tão nublado com relação a sucessão estadual em Rondônia que tem ainda gente que prefere se aliar aos adversários do governador Marcos Rocha, se alinhando com a candidatura favorita da temporada, qual seja, do senador Marcos Rogério (PL) que conta com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro. Pacificar, então, as hostes situacionistas se tornou um desafio para o atual governador que ainda não definiu quem irá apoiar. E existe possibilidade de não se alinhar a candidatura do seu vice que tem se recusando desde já as suas orientações de cunho político.

Esperando definições

As possíveis postulações oposicionistas a gestão de Marcos Rocha aguardam as definições da base aliada do Palácio Rio Madeira com toda atenção. De um lado, o senador Confúcio Moura (MDB-Ariquemes), pilotando a caravana da esperança, de outro o prefeito de Porto Velho Hildon Chaves (PSDB) buscando alianças para alicerçar sua candidatura, e contamos ainda com o atual prefeito de Cacoal, Adailton Fúria (PSD), a grande novidade do pleito que se aproxima. Do lado chapa branca ainda tem Ivo Cassol aguardando suas pendencias com a justiça com a expectativa de ser o ungido para a disputa ao CPA. Neste caso, Rocha e Silvia Cristina seriam os postulantes ao Senado na mesma chapa.

A chapa bolsonarista

Como a composição bolsonarista em Rondônia já está definida pelo mito, com Marcos Rogerio ao governo estadual, Bruno Scheidt e Fernando Máximo ao Senado, já se tem como “sem tetos” no segmento, o candidato a governador Sergio Gonçalves e o postulante ao Senado Marcos Rocha no ambiente conservador.  Muita expectativa e muita briga no bolsonarismo, portanto, para satisfação da oposição. O que se vê, portanto neste primeiro cenário, é de grandes possibilidades deste racha estadual levar ao despenhadeiro o projeto do vice-governador Sergio Gonçalves de se “reeleger”.

Cenário de incertezas

Este panorama político rondoniense, povoado de incertezas deve se arrastar até a posse do vice-governador Sergio Gonçalves no CPA Rio Madeira. Com a caneta na mão, ele terá melhores condições de negociar apoio a sua candidatura e montar sua base, já que terá a máquina estadual a seu favor. Se desistir da candidatura ao CPA, atendendo pleito do atual governador Marcos Rocha, a composição chapa branca será totalmente alterada. Se for liberado, Ivo Cassol, seria o cara escolhido para enfrentar no segmento de embate conservador, o senador Marcos Rogério.       

Via Direta

*** A prefeitura de Porto Velho está concluindo o projeto de climatização da nova rodoviária construída pela administração passada, mas deixando alguns quesitos para trás na sua inauguração, marcando a despedida do então prefeito Hildon Chaves *** Uma ação muito oportuna na nova gestão, já que no verão o calor é de doer no lombo dos pobres passageiros rondonienses *** A emancipação dos distritos de Porto Velho, como Extrema, Nova Califórnia, Jaci-Paraná, União Bandeirantes só ficou na conversa fiada dos deputados estaduais *** As lideranças distritais querem buscar agora socorro com os deputados federais e senadores. Uma caravana de lideranças distritais organiza uma marcha a Brasília.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Senador Marcos Rogério na ponteira e Adailton Fúria e Hildon Chaves estão na briga pela segunda vaga

Senador Marcos Rogério na ponteira e Adailton Fúria e Hildon Chaves estão na briga pela segunda vaga

Sem ferrãoQuando até os direitos dos condenados são defendidos com apetitosas reduções de penas, como se viu no episódio da dosimetria (nome pomposo

O clima eleitoral ainda está longe de esquentar, as coalisões de Hildon Chaves e esposas concorrendo

O clima eleitoral ainda está longe de esquentar, as coalisões de Hildon Chaves e esposas concorrendo

Nó na borrachaO desenvolvimento da ciência diariamente põe abaixo antigas crenças, da mesma forma que remotamente comprovou que a lua, o sol e fenô

Super El Nino em Rondônia, Acre e Amazonas e a crise do leite

Super El Nino em Rondônia, Acre e Amazonas e a crise do leite

Voando altoQuem conhece a Amazônia, ainda que superficialmente, não desconhece a presença dos nevoeiros que pairam sobre a floresta. O que nem todos

Reforçando paliçadas, convenções partidárias de julho e buscando a ressurreição política

Reforçando paliçadas, convenções partidárias de julho e buscando a ressurreição política

Desafio geracional Se o tão temido El Niño gigante realmente vier e em sua passagem condenar as grandes árvores amazônicas haveria algum jeito de q

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)